Notícias Semanais Debian - 18 de Junho de 2002

Bem-vindo(a) à vigésima terceira edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Sentimos muito por você ter tido de sobreviver por duas semanas sem uma edição da Debian Weekly News, mas já que o Joey é o único editor principal e esteve indisponível por um tempo, ela teve de ser adiada. De agora em diante, a DWN será lançada na terça-feira (provavelmente um pouco mais cedo que hoje), para que a LWN tenha a chance de referenciar uma versão atual no seu relatório semanal.

Nova Infra-estrutura de Compilações de Segurança. Anthony Towns relatou sobre como as atualizações de segurança serão feitas no futuro. O arquivo de segurança irá usar a katie, o script que gerencial o repositório geral, e os pacotes serão reconstruídos pelos buildd's como se fossem pacotes normais. O email contém instruções detalhadas.

Atualização do Estado do Lançamento. Anthony Towns enviou uma atualização para o lançamento do Woody. Ele enfatiza que não estamos acabamos o desenvolvimento do Woody. O Anthony também encoraja desenvolvedores a mexer com o Woody e consertar os problemas severos que restam. Ele pergunta se há algum problema que precisa ser consertado desesperadamente antes do lançamento.

Imagens MiniCD Não-oficiais do Woody. Chris Lawrence relatou que ele atualizou as imagens MiniCD da LordSutch.com para alpha, i386, m68k, e PowerPC para o estado atual do Woody. A mudança que falta é a atualização do dpkg e a adição do ipppd para os usuários de ISDN. As imagens são pequenas o bastante para queimar CD-R/RWs de 8 cm (3 polegadas) e contém pacotes o suficiente para instalar uma versão funcional do Woody sem precisar da rede.

Gibraltar Firewall. Joey relatou sobre o projeto Gibraltar que objetiva produzir um pacote roteador e firewall baseado em Debian GNU/Linux, que será inicializável diretamente de um CD-ROM. O líder do desenvolvimento, Rene Mayhofer, é do Debian, e o código fonte do projeto está disponível para download.

Debian no Seu Componente Estéreo? Foi dito na linuxdevices.com que o Rio Central da SONICblue é derivado do tocador para carro Rio (anteriormente empeg) que foi desenvolvido usando uma versão recente do port Debian/ARM usando um processador StrongARM SA1110 com sistema embutido. O Rio Central é um componente estéreo de alta fidelidade que guarda mais de 650 CDs no seu disco rígido embutido. A SONICblue desvreve o Rio Central como "Tão simples de usar quanto um toca-CDs, mas tão esperto quanto um PC"

Debian na Berliner Linux Infotage? Em setembro, outro show de GNU/Linux está arranjado para Berlin, Alemanha. Há planos de palestras sobre o GNU/Linux nas agências governamentais, na rede e no desktop agendadas durante a Berliner Linux Infotage. Aqueles que estiverem interessados devem conferir a Chamada para Documentos (mesmo tendo o período de envio terminado) e se comunicar com os organizadores.

Debian na Linux.conf.au 2003? James Bromberger nos informou sobre a Linux.conf.au 2003, que acontecerá na Universidade da Austrália Ocidental, em Perth, de 22 a 25 de janeiro. A Chamada para Documentos ainda está em curso, então você pode enviar resumos de palestras cobrindo o Debian. Se você quiser organizar uma sessão BoF ao invés disso, por favor entre em contato com os organizadores. Há também uma boa chance de haver outra mini-conferência Debian acontecendo em 20 e 21 de janeiro de 2003.

Pesquisa sobre Desenvolvedores Debian. Matt McClanahan pediu um minuto do tempo dos mantenedores de pacote Debian para ajudarem a coletar algumas informações. A pesquisa é anônima e basicamente pergunta informações demográficas que serão usadas para procurar por correlações. O Matt planeja publicar os resultados depois.

Projeto Debian na LinuxTag 2002. O Projeto Debian participou na LinuxTag desse ano. Fomos sortudos de manter um grande estande e usamos um projetor como atrativo para os visitantes, o que funcionou bem. O pessoal do estande distribuiu CDs do Woody de graça, vendeu canecas e camisetas e organizou uma conferência de um dia para o pessoal do Debian. Jon Åslund lançou um diário junto com algumas fotos. Durante o show, Joey foi convidado para ser representante do Debian em uma discussão online sobre o UnitedLinux.

Debian no Roadshow Linux@work. O Projeto Debian foi convidado a participar dos shows Linux@work desse ano. A mostra viaja e pára em cidades européias importantes. Essa exibição e a conferência é dedicada inteiramente a pessoas de negócio que planejam ou não usar GNU/Linux. Algumas soluções especiais serão mostradas assim como os esforços gerais. Alexander Schmehl escreveu um relato para a mostra de Frankfurt , Wouter Verhelst escreveu um para o evento de Bruxelas e Federico Di Gregorio enviou um relato sobre a mostra de Milão.

Compilações do Debian otimizadas por CPU? De tempos em tempos, a pergunta aparece sobre por que o Debian não suporta binários otimizados para pentium ou athlon. No entanto, como Michael Stone mostra ninguém fez pesquisas para comprovar a idéia de que as coisas rodam significantemente mais rápidas. Daniel Burrows also notou que nós não fornecemos uma glibc otimizada por erros não previstos com sua otimização.

Melhores Práticas de Empacotamento, Ato II. Raphaël Hertzog anunciou que ele tem uma lista inicial de Melhores Práticas de Empacotamento, que ele gostaria de documentar na Referência dos Desenvolvedores. Ele criou seções vazias na versão CVS e está procurando por voluntários para escrever os textos delas.

Lista de desejos para depois do Woody. Erich Schubert iniciou uma discussão sobre o que ele (e outros) gostariam de ver feito para o próximo lançamento, depois do Woody. A lista compilada está aqui e contém uma lista grande de itens, como tags de pacotes, suporte a UTF-8, uma proposta de lançamento modificada, o Hurd e IPv6 entre outras.

Nova Proposta de Políticas para Dicionários. Agustín Martín Domingo anunciou uma proposta para a "Política de Dicionários e Ferramentas de Verificação Ortográfica", bem como de um novo pacote dictionaries-common, que fornecerá a infra-estrutura para implementá-la. Esse é um anúncio para todos os usuários e desenvolvedores interessados. O sistema proposto lida com dicionários e listas de palavras ispell. Comentários devem ser enviados para Agustín diretamente.

Conferência de Desenvolvedores Linux UKUUG 2002. Robert McQueen nos informou sobre a UKUUG Linux Developers' Conference 2002 que acontecerá em Bristol entre 4 e 7 de julho, que contará com várias palestras interessantes feitas por um grande número de personalidades conhecidas do software livre e open source. O Projeto Debian estará presente com um estande dentro do estande ".ORG".

Pacotes Não-instaláveis no Woody. Santiago Vila relatou sobre pacotes na distribuição Woody que estão atualmente não instaláveis por um problema ou outro. É possível, porém, que alguns desses problemas tenham sido herdados do lançamento do potato muito tempo atrás e não tenham sido consertados ainda. Para aqueles que querem consertar tais problemas, há listas de dependências desencontradas no Woody e Sid além das páginas do Santiago e no sistema QA.

Anúnciou do Lançamento do Woody. Joey Hess enviou uma última chamada para comentários para o anúncio do lançamento que vem aí. Se você sente que algo está faltando um que um parágrafo está errado, por favor entre em contato com o Joey Hess diretamente.

A Saga do Automake... Joseph Carter aproveitou a oportunidado e lançou uma descrição detalhada da situação atual do automake e do autoconf. Por causa de incompatibilidades no automake 1.5, a versão para o Woody foi voltada para 1.4 para que os scripts configure dos pacotes fonte nessa distribuição não quebrem. O Joseph propõe deixar o automake 1.5 favorecendo a versão 1.6, já que eles são pelo menos compatíveis.

Guia do Desenvolvedor para Atualizações de Segurança. Wichert Akkerman, membro do time de segurança do Debian, lançou um documento que descreve como a nova infra-estrutura de segurança deve funcionar. Se um mantenedor precisa fazer um upload para um conserto de segurança para uma distribuição lançada, o upload precisa ser feito para a security.debian.org diretamente (e não para o repositório principal) ou via time de segurança, como antes.

Debian no Sharp Zaurus. Matt Zimmerman teve a boa sorte, recentemente, de ter um desses brinquedos nas mãos. O Matt está interessado em criar um ambiente Debian completo para o Zaurus, com todas as decorações (incluindo gerenciamento de pacotes com o dpkg e apt). Philip Blundell apontou o esforço GPE que também usa o Debian como distribuição base, aparentemente.

Projeto de um Programa apt-src. Joey Hess começou a projetar uma ferramenta que pretende eliminar a necessidade de pacotes fonte binários (como tetex-src) e suportar dependências de construção para pacotes fonte. Ele precisará de algo parecido com um arquivo de estado para listar as árvores fonte instaladas junto com sua localização e versão. As ferramentas devem funcionar para qualquer usuário e não apenas com o super usuário.

Máquina para Brincar com o SE Linux. Russell Coker anunciou que configurou uma máquina rodando SE Linux (com melhoras de segurança) e uma senha de root conhecida. O SE Linux usa capacidades e níveis especiais de segurança. Como resultado, você não pode destruir o sistema como root. Se você quiser saber como é o SE Linux, experimente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. Dois pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 78 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.