Notícias Semanais Debian - 19 de Novembro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima quinta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Se você ainda não sabe o que dar de natal, dê uma olhada na Coleção de Arte Debian. Outra boa notícia é que Drew Scott Daniels relatou que a patente do LZW vai expirar nos E.U.A em 20 de Dezembro de 2002, o LZW é usado como metodo de compressão em muitos formatos de dados, como o TIFF.

Rascunho da Política de Patente do W3C. O advogado Larry Rosen relatou que o World Wide Web Consortium (W3C) precisa de um retorno de sua última chamada por rascunhos de uma nova política de patentes. A boa notícia é que essa última chamada indica que todas as específicações do W3C serão implementadas livremente. Larry diz que "a comunidade agora precisa ser ouvida, então isto não será concluído durante a entrada pública e a fase de Alerta do Conselho do W3C." Comentários serão aceitos até 31 de Dezembro de 2002, no e-mail \www-patentpolicy-comment@w3.org.

Pacotes Removidos pelo Gerente de Lançamentos. De acordo com o anúncio do último mês, Anthony Towns relatou sobre 30 pacotes que foram removidos da distribuição. Entretanto, pelo menos mais três pacotes também foram removidos da distribuiçãonon-US. Anthony declarou que esses pacotes podem ser recolocados e serão considerados novos pacotes com o processo usual. De qualquer forma, tenha certeza de que qualquer bug conhecido tenha sido corrigido antes de fazê-lo.

Versão Beta do Openoffice.org disponível. Chris Halls anunciou um novo conjunto de pacotes betas da suite de aplicação OpenOffice.org (OOo). Se nenhum problema for encontrado, esses pacotes estarão aptos a serem colocados na unstable em breve. Além disso, os autores pediram ajuda com uma nova iniciativa de fazer o OOo um cidadão bem comportado no disco rígido, usando o sistema de instalação nativo como padrão para instalar, modificar, ou desinstalá-lo. Naturalmente, os pacotes do Debian já estão listados com sendo suportados pela próxima versão.

Votando Emendas. A atual constituição tem algumas ambiguidades e diferentes pessoas tem diferentes idéias sobre se o que a constituição diz deve ser feito, já que o Debian sempre tem uma votação onde algumas escolhas requerem emendas na constituição e outras não. Também, algumas dessas interpretações podem dar resultados que desapontam em eleições com escolhas populares. Muitas pessoas estão trabalhando em um procedimento de votação revisado que não tenha tais ambiguidades e que pode diferenciar alguns votos quando possível para eleições com escolhas populares.

Atualização nas Estatísticas Sobre o Debian no Desktop. Uma pesquisa em andamento no Desktoplinux.com pergunta qual distribuição GNU/Linux os usuários preferem para uso como desktop. No último mês, o Debian estava posicionado em quarto com 8.9 %. Agora, com 14.1 % dos votos, o Debian passou a frente de Red Hat e SuSE para ser o segundo colocado, somente atras do Mandrake. Foram registrados, desde Outubro, em torno de 1300 ou mais votos, totalizando mais de 6200 respostas.

Alinhamento com o Linux Standard Base. Steve Greenland levantou algumas preocupações sobre como o run-parts do pacote debianutils deve tratar nomes de arquivos. O run-parts é usado para executar um número de scripts ou programas encontrados em um diretório (por exemplo, scripts em /etc/cron.daily). O programa "run-parts" requer que o nome desses scripts consista inteiramente em letras, dígitos, underscors ou hífens. Qualquer arquivo que contenha um ponto em seu nome será ignorado, então, scripts como "script.dpkg-new" não seriam executados. Um bug foi feito, sugerindo que o ponto seja permito nos nomes de arquivos, como por exemplo, "script.sh" e apontado que o Linux Standard Base também requer que o ponto seja permitido. Melhor do que realizar essas mudanças no run-parts, Steve acredita que seria uma boa idéia achar uma maneira padrão para todos os programas desta natureza se comportarem no Debian.

O MAME Licenciado Sobre a GPL? Foi relatado que os desenvolvedores do Multi Arcade Machine Emulator (MAME) teriam indicado que eles consideram lançar as futuras versões sob a GNU Licença Pública Geral (GPL). A licença atual do MAME contém certas restrições que a tornam não-livre de acordo com a Definição Debian de Software Livre . O MAME, adotando a GPL, poderia ser uma adição positiva para o Software Livre, embora a maioria dos jogos em ROMs que o MAME usa, continuem não-livre.

Ajuda com Pacotes Assinados. Javier Fernández-Sanguino Peña pediu ajuda com a integração de checagens de assinatura na infraestrutura de usuários do Debian. Ian Jackson destacou sua preocupação com sistemas corrompidos e a necessidade de ter uma Autoridade de Certificação. Entretanto, Javier ainda depende de assinaturas em pacotes e Anthony Towns mais uma vez explicou com detalhes porque esse não é o jeito que o Debian trabalha.

Livrando-se de Manpages Não-Documentadas. Manoj Srivastava relatou que existe uma proposta sendo levada em consideração para mudar as manpages não-documentadas(7). A proposta determina mais explicitamente que a ausência de uma manpage é um bug e deveria ser adicionado ao BugTraq.

URLs na Descrição de Pacotes. David Goodenough (assim como outros) perguntou se as URLs das páginas dos autores de programas podem ser adicionadas na descrição do pacote em nossa página de pacotes. Raphaël Hertzog notou que já está documentado no "Best Packaging Practices" que deve ser adicionada a URL na descrição. Joey Hess, no entanto, reclamou que o campo "Description" não deve conter informações que poderiam estar em outros lugares. Branden Robinson finalmente adicionou que a política já indica que haja a existência da URL, mas no arquivo copyright.

Pacotes Betas do Phoenix. Eric Dorland anunciou o lançamento dos pacotes betas do navegador Phoenix, que é um redesenho do componente do navegador Mozilla, parecido com o Galeon. Não existe nenhum pacote de código fonte ainda, porque o Eric não conseguiu encontrar uma boa forma de empacotar o código fonte, e ele não quer colocar componentes não necessários, pois eles são realmente grandes.

Projeto de Acessibilidade do Debian. Mario Lang resumiu o atual estado dos casos relativos a acessibilidade no Debian, e também tentou dar uma pequena visão geral de tarefas que são necessárias para assegurar que o Debian é acessível para pessoas com deficiências. Esta visão inclui referências para softwares que já são parte do Debian e tenta resumir a situação bem como providenciar uma lista de tarefas para pessoas interessadas em ajudar.

Knoppix-Med. Em virtude do enorme sucesso do Knoppix o pessoal do subprojeto Debian-Mediniciou um um esforço para fazer o Knoppix-Med incluindo nele várias partes de softwares médico. O documento que descreve como modificar o Knoppix para incluir o GNUmed e outros softwares médicos, está finalmente online.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Atualmente, é praticamente o trabalho de um homem só, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Raul Miller, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.