Notícias Semanais Debian - 24 de Dezembro de 2002

Bem-vindo(a) a quinquagésima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Se você vive na Austrália e quer saber mais sobre IPv6, você podê estar interessado na Mini Conferência de IPv6 que ocorrerá antes da Conferência Linux da Austrália. Entretanto, ela será realizada na mesma data que a Mini Conferência do Debian. O forum do Debian alemão completou seu primeiro aniversário. Nós desejamos um feliz natal, a todos que o comemoram, e feriados agradáveis.

Mono para Debian? A mais recente Notícias Semanais do Mono relatou que Alp Toker lançou o Platano, o primeiro tocador de mídia baseado no Mono. OMono é uma implementação livre do sistema .NET. Ele também empacotou pacotes aptos ao GNOME# e criou um repositório tanto para a sid como a woody para facilitar o uso do apt-get.

Documentação do Debian em GFDD. Gaetano Paolone anunciou o lançamento 'estável' da Base de Dados de Documentação Livre GNUtemberg! (GFDD). A GFDD é uma base de dados para documentação livre que fornece serviços como indexação, gerenciamento de tradução, informação em publicações oficiais, classificação de documentos, estatísticas e busca. A base de dados contém atualmente 18 documentos em Inglês e 4 documentos Italianos que cobrem o sistema Debian.

SSH para Hurd. Philip Charles descobriu que o Hurd não fornece o /dev/urandom. Infelizmente, o ssh requer sua randomicidade para criação de chaves. Por causa disso, o novo CD do Hurd contém um pacote ssh mas não o instala por padrão. Simon Law apontou que um tradutor randômico pode ser anexado ao dispositivo.

Debian GNU/Linux para Escritores Técnicos. No artigo Linux sem Dor, que é dirigido a escritores técnicos, Bruce Byfield explica o GNU/Linux e os benefícios de usá-lo. Várias aplicações que o pessoal técnico provavelmente gostaria de usar estão listadas. O Debian GNU/Linux está entre as distribuições que ele propõe.

Colin Walters fala sobre o Desktop. O DesktopLinux.com apresentou uma entrevista com Colin Walters, que é quem fundou o sub-projeto Debian no Desktop em Outubro. Colin explica a filosofia por trás do projeto, fala sobre o novo instalador do Debian e conta porque ele pensa que partes da estrutura do Debian devem ser movidas em direção ao XML.

Estatísticas sobre o Debian no Desktop Atualizadas. Nesse mesmo assunto, a DWN regularmente relatou detalhes de uma pesquisa em andamento sobre qual distribuição GNU/Linux os usuários preferem para usar como Desktop. Nós estamos satisfeitos de anunciar que o Debian está agora posicionado em primeiro lugar com 22 % dos votos, marginalmente a frente do Mandrake (21.7 %). Foram registrados desde Novembro algo em torno de 2700 votos, totalizando mais de 8900 respostas.

Apresentação do IEEE para o Debian GNU/Linux. Os Consultores de Rede da seção de San Diego do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) anunciaram que eles irão hospedar uma pequena apresentação para o Debian GNU/Linux. O objetivo é ajudar os espectadores a entenderem o processo de instalação e a administração básica. A seção será realizada no dia 13 de Janeiro, uma Segunda Feira, no Sizzler em San Diego. O apresentador será Alex Perry, um administrador de sistemas e membro graduado do IEEE e dos Consultores de Rede em San Diego.

Construindo Pequenas Imagens de CD. Santiago Garcia Mantinan informou que ele desenvolveu uma correção para habilitar o debian-cd a construir pequenas imagens de CD. A correção permite a produção de imagens somente com o instalador do debian e a documentação (45MB) ou o instalador do debian, arquivos necessários para uma instalação mínima e documentação (83MB). Santiago queria saber qual dessas duas imagens deve ser construída oficialmente. Tollef Fog Heen pensa que as duas podem ser contruidas mas Jason Andrade apontou que muitas imagens de CD diferentes podem dificultar a vida de espelhos e também confundir iniciantes.

Instalação de Rede Completa. Cassandra Lynette Brockett informou que ela está modificando um dos arquivos root.bin da woody para permitir um boot completo pela rede e a instalação sem a necessidade de um disco ou CD na máquina alvo. Ela já conseguiu fazer isso funcionar na arquitetura i386 e continua trabalhando na documentação. Entretanto, depois de poucas respostas da lista de emails, ela queria saber se alguém está interessado nisso.

Cooperação com Distribuições Baseadas no Debian? Javier Fernández-Sanguino Peña queria saber se as distribuições GNU/Linux que são baseadas no Debian estão sendo tão cooperativas quanto elas podem ser. Enquanto distribuições como a Progeny contribuem com o core do Debian, o trabalho de outras distribuições tendem a não ser integrado ao Debian. Javi está tentando trabalhar com a Linex (Somente em Espanhol) para contribuir com melhoras para o Debian mas queria saber como outras distribuições baseadas o Debian podem ser encorajadas a serem mais cooperativas.

Mecanismo de Busca de Volta Online. Craig Small anunciou que o mecanismo de busca da web do Debian voltou a funcionar online. Suporte a idiomas de 8 caracteres existe, mas ainda não funcionam tão bem quanto deveriam e tradutores devem checar se suas traduções estão atualizadas. Todavia, Craig acredita que um bom mecanismo de busca é melhor do que nada.

Configurando a Versão de Bibliotecas. Rob Browning queria saber que versão o entãonome de uma biblioteca deve conter se o mesmo fonte é usado como anteriormente mas lincado contra uma nova versão principal de outra biblioteca. Se a versão do entãonome for incrementada a biblioteca pode ficar incompativel com outras bibliotecas de terceiros. Mas se não, ela irá passar pacotes que não podem ser usados que dependem dela e não foram reconstruidos. Junichi Uekawa explica seu gerenciamento de entãonome e adicionou que a instável quebrará a menos que uma atualização coordenada com recontrução de todos os pacotes que dependem dessa biblioteca for realizada. Mais tarde Rob adicionou seus passos propostos.

Vigiando o Debian no Painel do GNOME. Daniel Burrows anunciou uma versão de apresentação do apt-watch, um applet de painel para o GNOME 2 que faz checagem de atualizações. Ele não poderá trabalhar nele por um tempo mas concluiu uma lista de partes não terminadas. Emile van Bergen adicionou que os icones não devem ser chispantes pois podem fazer muita pressão para atualizar o sistema e distrair as pessoas de seus outros trabalhos, entretanto, pode ser uma boa idéia para sistemas rodando a estável.

Papel de Parede Padrão. Stefan Schwandter queria saber como configurar uma imagem de papel de parede padrão para a maioria dos ambientes de desktop e gerenciadores de janela. Colin Walters replicou que isso requer no mínimo o GNOME 2.2 e que ele já está trabalhando numa implementação disso para o pacote desktop-base.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 21 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 156 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andrew Shugg, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.