Notícias Semanais Debian - 31 de Dezembro de 2002

Bem-vindo(a) a quinquagésima primeira edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Muitos de vocês provavelmente irão celebrar o reveillon portanto pare um pouco e descanse enquanto pensa no fim de ano. O que deveria ser feito para a comunidade do software livre, onde você pode ajudar? Talvez seja uma boa intenção ajudar ativamente onde é necessário.

51 Edições da DWN produzidas. Atualmente você está lendo a edição de número 51, o que significa que essa é também a quinquagésima primeira semana de reunião de interessantes atividades do Projeto Debian, artigos escritos, revisões e traduções. Mesmo embora a versão em inglês seja produzida somente por um pequeno grupo de pessoas incluindo um editor principal, muito mais pessoas estão envolvidas antes que você possa ler essa edição. Cada edição é enviada para revisores e tradutores que também aprimoram-na, são também traduzidas em vários outros idiomas simultaneamente.

Agradecimentos aos Contribuidores e Tradutores. Agradecemos enormemente a Andre Lehovich e Matt Black que tem contribuído com vários artigos bem como as muitas pessoas que contribuíram com artigos em menor frequência. Agradecemos também a Rob Bradford, Andreas Schuldei e Thomas Bliesener que fazem a revisão das edições e a David Martínez Moreno, Frédéric Bothamy, * , Ignacio García, Lukasz Jachowicz, Miquel Vidal, Nobuhiro Imai (今井伸広), Oohara Yuuma (大原雄馬), Peter Karlsson, Pierre Machard e Thomas Bliesener que traduziram todas as edições para o Catalão, Francês, Alemão, Japônes, Polônes, Português, Espanhol e Sueco.

* Os tradutores responsáveis pela tradução de todas as edições desse ano de 2002 para o idioma português são: Gustavo de Noronha Silva, Michelle Ribeiro e Henrique Pedroni Neto.

Linha do Tempo do GNU/Linux em 2002. É no fim do ano que as pessoas descansam um pouco e analisam o que aconteceu durante o ano. Nossos colegas do Notícias Semanais do Linux prepararam uma Linha do Tempo do GNU/Linux em 2002 . Mesmo embora a economia tenha sido difícil mundialmente, o Software Livre continuou a ganhar força e ser desenvolvido. A linha do tempo está dividida em meses, como normalmente acontece.

Novos Discos de Boot para a Woody. Eduard Bloch ofereceu-se para coordenar o próximo lançamento dos discos de boot do Debian. A próxima atualização para o Debian está planejada para daqui a dois meses depois da r1, então ainda se tem no mínimo um mês e meio restante. Os novos discos de boot irão corrigir problemas conhecidos em algumas arquiteturas e incluirão um kernel mais recente.

Doações Procuradas. No fim desse ano, várias organizações sem fins lucrativos que apoiam o software livre procuraram doações. Para os residentes nos EUA essas doações podem ser deduzidas do imposto de renda. Mais de dois terços do orçamento da Fundação do Software Livre (FSF) vem de doações individuais. A FSF recentemente lançou seu programa de membros associados. A Fundação GNOME espera fornecer concessões de viagens a alguns desenvolvedores para estarem presente na conferência anual GUADEC. A Software no Interesse Público (SPI) aceita doações para o projeto Debian.

Teste Automático de Existência de Usuário. Matt Hope noticiou que poucos pacotes checam o /etc/passwd para descobrir se um usuário existe. Ele pensa que isso pode ser um problema em sistemas que usam esquemas de autenticação alternativos como o NIS ou LDAP. Matt Zimmerman aconselhou-o a arquivar um relatório de bug contra esses pacotes e pedir a seus respectivos mantenedores para usarem o getent.

GTK+ 2.2 para o Debian. Akira Tagoh (田郷明)relatou que a Equipe do GTK+ liberou a versão 2.2 da familia de bibliotecas (GTK+) do Kit de Ferramentas do Gimp . As bibliotecas são compatíveis com a versão 2.0 mas tem um problema com a libgnomeui. Conseqüentemente o GNOME 2 não trabalha com o GTK 2.2 mas o GNOME 2.1 requer ele. Então Akira pretende atualizar novos pacotes para a instável.

Mais usuários Alpha e Sparc em breve? Jaldhar Vyas informou-nos que a Red Hat parou de dar suporte oficial a todas as suas versões para as arquiteturas Alpha e Sparc. O Debian, entretanto, ainda suporta essas arquiteturas entre outras e seus usuários utilizam o vasto campo do Software Livre, correções de bugs, e atualizações de segurança na hora certa.

Pacotes do KDE 3.0.5a para a Woody. Ralf Nolden anunciou que ele colocou os pacotes Debian para o KDE 3.0.5a no servidor mestre do KDE. Essa versão colocada inclui as últimas atualizações de segurança para o KDE. O repositório pode ser acessado via apt-get do download.us.kde.org. Pacotes para o KDevelop 2.1.4 foram colocados no dia seguinte.

Embutindo o Debian GNU/Linux em uma Flash Compacta de 32 MB. Bao C. Ha descreveu a técnica que ele usou para reduzir a instalação do Debian para menos de 32 MB. Bao iniciou com o debootstrap que criou um sistema de arquivos de 121 MB bootável com funcionalidades de VPN/firewall/roteador. Removendo a documentação e comprimindo o sistema de arquivos root usando o módulo cloop do kernel, ele foi capaz de reduzir o tamanho para 27,6 MB. A imagem resultante é destinada ao OpenBrick-E, uma pequena plataforma de hardware otimizado para soluções de softwares livre e código fonte aberto.

Imagens Atualizadas do Debian 3.0r1. Steve McIntyre anunciou que ele criou um conjunto de imagens de CD atualizadas que contém os novos e atualizados pacotes da 3.0r1. As imagens foram inicialmente feitas com dois cds completos contendo todas as 11 arquiteturas suportadas, mas devido a um retorno de Jason Andrade, Steve criou CDs separados para cada arquitetura. Embora vá tomar mais espaço em disco, isso deve facilitar o uso para os usuários e também salvar banda.

Removendo Detritos do /etc. Joey Hess investigou seu diretório /etc e notou uma grande quantidade de "lixo" deixado por remoções de pacotes que não fizeram a limpeza corretamente: Links de Sistema quebrados, diretórios abandonados, entre outros. Ele teve a idéia de criar um pacote Debian especial que cheque por qualquer tipo de "lixo" deixado por outros pacotes em seu próprio script pósrm, e limpá-los.

Reconstruindo todos os Pacotes Debian. Junichi Uekawa (上川純一) relatou sobre outra execução de compilação de pacotes. Ele tentou recompilar todo pacote fonte baixado entre 9 e 24 de dezembro em sua máquina, somente 529 pacotes falharam na compilação do fonte, deixando mais de 6000 pacotes que compilaram com sucesso. Gerhard Tonn também tentou recompilar todo pacote C++ com o GCC 3.2 antes dele ser o compilador padrão.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 12 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 165 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.