Notícias Semanais Debian - 10 de Junho de 2003

Bem-vindo à vigésima terceira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Existe um pequeno quiz muito bonito no BBspot que combina sua personalidade com um sistema operacional. É muito legal saber que o Debian é uma das possibilidades de resultado. Verifique se você realmente é um verdadeiro usuário de Debian!

Repositório subversão da Força Tarefa X do Debian. Branden Robinson anunciou que os pacotes XFree86 do Debian são agora mantidos por uma equipe. Na prática e em certo nível eles sempre trabalharam em grupo, agradecemos as grandes e pequenas contribuições de muitas pessoas. Outra melhoria feita por Branden foi estabelecer um repositório subversão. Com os pacotes XFree86 do Debian sobre controle de versão, ele espera que a qualidade e ritmo do trabalho aumentem.

Sistema de Menus do Freedesktop. Chris Cheney perguntou o que está acontecendo com os planos de migração do sistema de menus do Debian para a especificação de menus desktop do freedesktop.org. Bill Allombert, o mantenedor do sistema de menus, respondeu que ele não tem certeza do que o sistema de menus precisa fazer. Colin Walters explicou que o mundo do Software Livre parece ter estagnado no formato .desktop como padrão para menus. A idéia como um todo foi suplantar a miríade de sistemas de menus incompatíveis usados pelas diversas distribuições.

Estado dos casos para lançamento da Sarge. Drew Scott Daniels postou outra lista atualizada dos casos para lançamento da sarge. Essa é uma lista das coisas que precisam ser feitas antes que a sarge possa ser lançada, com informações de estado e prioridades estimadas (de 1 a 3) ). O trabalho no instalador do debian e seus transportes permanecem no topo da lista e a transição do GCC 3.3 precisa de atenção. Outros casos incluem problemas na testing , o kernel do Linux precisa ser tratado diferentemente , a Força Tarefa X pode usar alguma ajuda para ter o 4.3.0 pronto, o GNOME 2 precisa estar logo na testing e a libpng está em transição.

Controle de versão para arquivos Packages. Glenn McGrath sugeriu colocar o arquivo Packages sobre algum tipo de controle de versão para minimizar o tamanho de banda ocupado. Muitas pessoas concordaram que isso seria uma mudança positiva. Anthony Towns apontou que o apt-pupdate pode fazer isso, e Nicolas Kratz sugeriu tentar oapt-rsync.

Problemas na ligação com o OpenSSL. Como já foi discutido extensamente, a licença do OpenSSL é incompatível com a GNU Licença Pública Geral (GPL). Nesta semana, os desenvolvedores do MySQL planejaram permitir que o MySQL se ligue com o OpenSSL pelo oferecimento de um excessão cobrindo um trabalho combinado, licenciado sobre uma ou mais licenças OSI aprovadas. Os desenvolvedores do plugin gaim-encryption também se encontram numa posição similar, mas planejam reescrever seu código para cessar a dependência do OpenSSL.

ACPI Howto. Emma Jane Hogbin anunciou o segundo rascunho de seu Howto de Configuração Avançada e Interface de Energia. O ACPI permite o controle do gerenciamento de energia a partir do sistema operacional. O documento resume o processo de instalação e utilização do ACPI em um laptop Debian com uma versão corrigida do kernel Linux 2.4.20.

Aniversário de 10 anos do Debian. Alexander Neumann noticiou que o Debian irá completar 10 anos em agosto. Festas de aniversário estão sendo planejadas em diversos lugares do planeta. Detalhes não foram disponibilizados ainda, e existe a possibilidade de muitas outras festas serem organizadas, mas as preparações para eventos no Japão, Austrália, Alemanha, Grã Bretanha e E.U.A já foram iniciadas.

Recomendações para o Knoppix DVD. Klaus Knopper anunciou que atualmente ele está trabalhando numa edição do Knoppix com suporte a DVD para a LinuxTag 2003. Ele gostaria de saber que softwares as pessoas gostariam de ver em uma edição com todas as opções, que também irá conter, provavelmente, o novo instalador do Knoppix de Fabian Franz. Pacotes adicionais de softwares precisam ser livres, estáveis e disponíveis na forma binária e de código fonte.

Chamada por votos: Método de Votação GR. O secretário do Projeto Debian postou uma chamada pedindo votos na Resolução Geral de Métodos de Votação (GR). Foi pedido para os desenvolvedores que votem na Resolução Geral para corrigir a constituição e atualizar o mecanismo de votação. Eles podem votar em favor da emenda "Clone Proof SSD Condorcet", ou em favor de um discussão posterior. Os votos serão recebidos até as 23:59:59 da sexta-feira 20 de Junho de 2003.

Debian GNU/FreeBSD Self-Hosting. Robert Millan anunciou que ele conseguiu fazer com que o GNU/FreeBSD fosse instalado por um método conhecido como self-hosting. O kernel roda o init, que inicializa o swap e o sistema de arquivos, e gera 8 bonitos gettys. Ele construiu um novo tarball do base com (26.9 MB), possui somente os utilitários mínimos mais o APT. Ele também configurou um repositório APT para seus pacotes GNU/FreeBSD, incluindo o toolchain e o XFree86.

Acessando o CVS com o Kerberos. Jennifer Vesperman, autor do livro Essential CVS(CVS Essêncial), escreveu um artigo sobre usar o CVS com o Kerberos 5 e GSSAPI (API de Serviço de Segurança Genérica) em um sistema Debian instável. O documento explica como compilar o cvs para usar o GSSAPI e demonstra o seu uso. Jennifer também explicou vários problemas que podem acontecer e como corrigi-los.

Rodando o Debian em um Acer Tablet PC. Dean Townsley conseguiu instalar o Debian GNU/Linux num Acer Travelmate C100 que é um tablet PC que pode atuar como um notebook normal. Qualquer um que já configurou alguns poucos sistemas e compilou seu próprio kernel está apto a instalar e configurar o Debian nessa máquina. Ele descreveu em detalhes como o sistema é iniciado pela rede e como o X precisa ser configurado para suportar a caneta.

Debian num Míssil. Andrew Greenberg e Brian O'Neel da Sociedade Aeroespacial do estado de Portland construíram um míssil de 12 libras que será lançado em setembro agora e viajará com três vezes a velocidade do som a 16764 metros. A equipe construiumísseis sub-orbitais que são menores que mísseis comerciais, só que maiores e melhores que os feitos por hobby. Além disso, o projeto conta com Softwares Livre , como o Debian, e hardware que podem melhorar dramáticamente a performance dos mísseis.

Empacotando arquivos I18n grandes. Ben Burton gostaria de empacotar os arquivos de internacionalização (i18n) para o koffice, mas infelizmente isso adicionaria outros 21 MB ao repositório. Ele levantou três cenários, mas todos tem desvantagens, são eles: adicionar 37 diferentes pacotes, um para cada idioma; adicionar um grande pacote contendo todos os idiomas anteriores; adicionar esses arquivos de idioma aos pacotes kde-i18n-idioma. Todos os três parecem não ser favoráveis.

Licença de Software Aberto. Joey Hess percebeu uma nova licença que é usada pelo elfutils, que é incluído no RPM 4.2. Entretanto, Walter Landry apontou que essa licença não é compatível com a GNU GPL. Mesmo Branden Robinson considerou a licença como não sendo compatível com a Definição Debian de Software Livre.

Estado dos ChangeLogs UTF-8 do Debian. Jérôme Marant perguntou sobre o estado da utilização do UTF-8 nos arquivos changelog do Debian, pois ele viu alguns arquivos changelog do Debian com codificação UTF-8. Entretanto, ele não viu nada ainda mencionando sua permissão na política do Debian. Josip Rodin explicou que a política do Debian não precisa preceder a implementação.

Finalizado o prazo de inscrição na DebConf. Andreas Schuldei anunciou que devido a razões logísticas e organizacionais eles tiveram que encerrar as inscrições para a DebConf 3 e a DebCamp em 16 de Junho. Acomodações em Oslo estão disponíveis de graça, em um ginásio próximo ao campo e o local da conferência. As pessoas que ainda querem participar mas não puderam se inscrever a tempo são bem-vindas, mas não podem esperar o mesmo cuidado dos organizadores.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 186 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe Nahmias, Colin Walters, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.