Notícias Semanais Debian - 16 de Setembro de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima sétima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Vários leitores nos avisaram que o primeiro hardware tocador de som com suporte a Ogg/Vorbis é o NeurosAudio que já é vendido há meses. Também foi dito que ele suportaram um dos principais autores do Ogg e distribue um gerenciador de sincronização para GNU/Linux, o positron, que já está empacotado e é distribuído com o Debian.

Muitas versões do Tcl? Andreas Rottmann questionou porque há quatro versões diferentes (8.0, 8.2, 8.3, 8.4) do ambiente de programação Tcl no arquivo. Matthew Palmer explicou que o Tcl não é particularmente compatível com versões anteriores. Assim, vários pacotes não rodam ou não compilam com versões novas da linguagem.

Estado da migração para testing. Petter Reinholdsten relatou que a velocidade da migração dos pacotes para a testing diminuiu significativamente. Pelo menos parcialmente isto se deve ao buildd mips estar sobrecarregado. Colin Watson apontou que o motivo é a glibc 2.3.2 e que há uma boa chance que isto melhore em breve.

Segunda revisão do Woody. Um anúncio oficial sobre o estado da segunda revisão do Debian woody (3.0r2) foi enviado. Esta revisão está planejada para incluir cerca de 130 atualizações de segurança que foram feitas desde a primeira revisão. Comentários devem ser enviados diretamente para o Joey.

Sem "dueling banjos" no Debian. Alguns dos e-mails mais bizarros na debian-devel através dos anos têm sido requisições repetidas pela música dueling banjos feitas por várias pessoas. Vários assinantes da lista foram impulsionados a ajudá-los em sua procura. Jim Penny chamou isto de Efeito Dueling Banjos e explicou que isto se tornou um resultado google semi-perpétuo. As pessoas usam o Google que as leva ao Debian para pegar esta música, e as perguntas reforçam a idéia do Google de que o Debian é um bom lugar para pegar a música.

Critério para inclusão no Debian. Adam Kessel perguntou se há definições sobre o que é incluído no Debian além daquelas na DFSG. Steve Langasek explicou que é raro o Debian impedir um desenvolvedor que deseja manter um software livre e legalmente distribuível. Manoj Srivastava adicionou que se um desenvolvedor gastou tempo e esforço em empacotar um software e o tornar complacente com a política, então enquanto o Debian pode distribuí-lo legalmente, ele têm usualmente encontrado seu caminho para dentro.

Alternativa à GNU FDL. Wouter Verhelst preparou um rascunho de licença que busca reter o espírito da Licença de Documentação Livre (FDL, Free Documentation License), mas que ele acredita ser livre conforme a DFSG. Branden Robson não estava certo sobre qual é precisamente a intenção da FDL, e disse que seria mais frutífero enumerar as intenções da licença antes de construir o texto.

Licença de Compartilhamento e Atribuição. John Goerzen questionou se a Licença de Compartilhamento e Atribuição da Creative Commons é livre segundo a DFSG. Na sua própria análise, ela satisfez todos os requerimentos da DFSG. Branden Robinson concordou, porém alertou que a licença também precisa passar por uma leitura mais "holística" para se ter certeza que ela é não é não-livre mesmo atendendo a cada cláusula específica da DFSG. Florian Weimer disse que isso dependeria se a licença foi aplicada em um formato de documentação adequado para a edição.

Novidades no Sistema de Rastreamento de Pacotes. Raphaël Hertzog relatou um novo recurso que foi adicionado ao Sistema de Rastreamento de Pacotes (PTS, Package Tracking System) poucos meses atrás. Agora é possível adicionar informações personalizadas à página web do PTS para um pacote específico. O PTS possuí muitos links úteis (BTS, QA, estatísticas, informações de contato, estado das traduções DDTP, logs de construção) e coleta muito mais informações de vários lugares. Há mais de 3000 assinaturas de 1500 endereços para 1650 pacotes fonte diferentes.

DebConf4 no Brasil. Carlos Laviola anunciou que a Conferência Debian #4 será realizada em Porto Alegre, Brasil. O país vêm sendo muito ativo no movimento do Software Livre mas foi muito pouco representado nas conferências Debian passadas. Já há algum planejamento para colocar a conferência alguns dias antes ou depois do Fórum Internacional de Software Livre, de modo que os desenvolvedores poderão participar deste evento também.

Melhoramentos para o Sistema de Rastreamento de Bugs. Colin Watson anunciou a tag 'fixed-upstream' adicionada recentemente com o intuito de substituir o antigo (mis)uso da tag 'pending', referindo-se a bugs que foram corrigidos pelo desenvolvedor do software, enquanto o mantenedor está esperando uma nova versão. O novo atributo 'owner' (dono) permite a equipes de mantenedores dividirem o trabalho de modo mais conveniente. Se configurado o endereço recebe os e-mails enviados para o bug como o mantenedor receberia.

Instalando o Debian com o Debian-Installer. Sebastian Ley relatou que a equipe do Debian-Installer limpou o processo de construção de imagens. Eles também montaram um Como fazer que guia através do processo de instalação do sarge. Ao mesmo tempo a equipe do Debian-CD revisou as imagens iso netinst para a instalação do Sarge com o novo instalador.

Mantendo pacotes com Subversion. Eduard Bloch mantém o pacote svn-devscripts que contem ferramentas que ajudam na criação e manutenção de pacotes Debian em um grande repositório Subversion. Joey Hess, no entanto, teve problemas com a implementação e propôs melhorias. Graham Wilson também adicionou outro método de importação de novos arquivos fonte.

Pesquisa Debmirror. Goswin von Brederlow gostaria de saber como as pessoas usam o pacote debmirror para espelhar certas partes do arquivo Debian. Ele reescreveu a maior parte do debmirror em uma tentativa de limpar a base de dados e adicionar flexibilidade ao método de download usado atualmente. Ele está procurando informações sobre a parte de entrada.

Usando dependências de construção corretas. Joey Hess descobriu uma falha na política com relação às dependências de construção. Wouter Verhelst explicou como Build-Depends e Build-Depends-Indep foram criados como uma ferramenta para tornar a auto construção de pacotes mais fácil e propôs a reescrita do parágrafo na política.

Acampamento de Trabalho do Debian-Installer Um convite para o Oitavo Encontro de Desenvolvedores Linux de Oldenburg foi enviado para a debian-boot uma vez que ele irá hospedar um Debcamp do Debian-Installer. O encontro será no último fim de semana de setembro em Oldenburg, Alemanha. Vários desenvolvedores que trabalham no Debian-Installer já se inscreveram para o encontro.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso você tenha algum dos pacotes abaixo instalados.

Pacotes novos ou notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados recentemente ao arquivo Debian instável ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 17 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 212 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.