Notícias Semanais Debian - 23 de Setembro de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Uma vez que o Knoppix usa somente o KDE, vários usuários do GNOME criaram o Gnoppix que contém o seu ambiente desktop favorito. Matt Zimmerman descobriu novos níveis preocupantes de abuso do changelog.

Novo servidor de imagens de CD. Mattias Wadenstein anunciou o novo cdimage.debian.org com imagens iso e estrutura de diretórios autoritativa. Já que muitas pessoas ainda não usam o Jigdo para pegar e construir as imagens do Debian, elas também estão disponíveis. Ele também está procurando sites para espelhar o servidor.

Laboratórios Debian Skolelinux? Martin Michlmayr relatou que o Skolelinux é muito bem sucedido na Noruega e levantou alguns pontos. Tudo que o Skolelinux vem fazendo está sendo integrado no Debian, eles estão trabalhando especialmente duro em transformar o Debian Installer em um instalador funcional. Assim sendo, eles poderiam nomear sua fundação com o nome "Skolelinux Debian Labs" para refletir suas origens e seu relacionamento com o projeto Debian.

Informações do Líder do Projeto Martin Michlmayr sumarizou o último mês que ele investiu em várias conferências. Ele relatou sobre vários computadores Opteron que foram ou estão planejados a serem doados ao projeto. Xandros concordou em trabalhar com o Debian para se certificar de que o sarge será complascente com a LSB. Ele também disse que há uma grande demanda pelo Debian para governos e instituições educacionais.

Cláusulas de exportação na licença do XFree86. Henning Makholm notou algumas cláusulas no arquivo de copyright do XFree86 que parecem ser não-livres. Usualmente foi aceito que as cláusulas falham nos requerimentos da Definição Debian de Software Livre. Branden Robinson concordou com este ponto de vista e resolveu identificar qual código é afetado. Ele acredita que poderia ser mais fácil ter o código com licença dupla, ao invés de completamente relicenciado. Branden gostaria de assistência com isso e ofereceu acesso de escrita ao repositório Subversion do X Strike Force como atrativo.

Rpmseek inclui pacotes Debian. Newsforge relatou que o site rpmseek.com expandiu suas facilidades de procura para incluir pacotes .deb da distribuição Debian, bem como numerosos outros arquivos de pacotes Debian. O site rpmseek.com é um dos maiores diretórios web para software Linux no geral, embora um leitor tenha comentado que apt-cache search string obtém um resultado muito parecido para usuários Debian. E se as escolhas do repositório padrão não forem suficientes, apt-get.org contém muitas outras sugestões para adicionar à sua lista de repositórios.

União do Skolelinux com o Debian-Edu. Andreas Schuldei anunciou quo o projeto Skolelinux e o sub-projeto Debian-Edu irão ser unidos para continuar com os esforços do Debian-Edu e evitar o efeito Knoppix. O objetivo é criar uma distribuição Debian voltada especialmente para a implantação fácil e de larga escala em escolas. O sub-projeto também irá criar 'courseware' (lições, lições de casa, exames, soluções para exames) no futuro, que serão compatíveis com o Debian.

Pacotes Debian do kernel com muitos patches? Martin F. Krafft reclamou sobre os pacotes Debian do kernel contendo muitos patches, e em especial alguns que fazem o patch grsecurity não ser mais aplicável. Herbert Xu selecionou cuidadosamente alguns backports para incluir como o IPsec.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso possua algum dos pacotes abaixo instalados.

Pacotes novos ou notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes órfãos. 15 pacotes se tornaram órfãos esta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 209 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug e o renomeie para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.