Notícias Semanais Debian - 11 de Novembro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima quinta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. De acordo com os últimos dados da Netcraft o número de sites web rodando no servidor web Apache aumentou significantemente em relação ao mês passado e está agora em 67,41%. James Maguire gostaria de saber se o Java está morto e concluiu que nada poderia estar mais longe da verdade. Outra atualização para a versão estável do Debian (codenome woody) está sendo preparada.

Exec-Shield para Debian? Russell Coker observou o exec-shield, que adiciona algumas precauções similar as do PaX; que é o recurso mais desejado na GRSecurity. O exec-shield também têm suporte ao kernel 2.6 e aparentemente será um recurso padrão no Red Hat. Russel propôs a adição do exec-shield ao fonte padrão do kernel Debian. Se adicionar o exec-shield ao kernel Debian não for considerado uma boa idéia ele irá criar um pacote kernel-patch.

Clarificação da cláusula 1 da DFSG. Roland Stigge propôs a alteração da Definição Debian de Software Livre (DFSG, Debian Free Software Guidelines) para clarificar um pouco a cláusula um. Isto é remanescente da discussão sobre o estado legal do LaTeX2HTML. Henning Makholm adicionou que a alteração está de acordo com o consenso na debian-legal.

Debian Jr. junta-se a OSEF. Ben Armstrong anunciou que o Debian Jr. juntou-se a Open Source Education Foundation (OSEF, Fundação Educacional do Código Aberto). Ben também é um novo membro de sua nova diretoria expandida. Isto irá fortalecer a ambos o Debian Jr e a OSEF. Os dois grupos visam melhorar a qualidade dos pacotes do Debian Jr. e compartilham o objetivo de introduzir o software livre às crianças.

Discussão sobre o Contrato Social. Branden Robinson sumarizou parte da discussão sobre sua proposta de emenda para o Contrato Social. Ele disse que poderia considerar quebrar a proposta, e está procurando conselhos do Secretário do Projeto. Anthony Towns afirmou que se ele fosse propor uma reescrita do Contrato Social ele incluiria pontos como construir um sistema operacional livre e superior, dar suporte à comunidade, ser aberto e suportar todos os softwares que o Debian puder.

Eleição da Diretoria da SPI Começa. Wichert Akkerman anunciou que o período de votação para eleger três novos diretores para a Software in the Public Interest, Inc. (SPI, Software no Interesse Público) já começou. Os candidatos são David Graham ("cdlu"), Ian Jackson, Jimmy Kaplowitz ("Hydroxide"), and Martin Schulze ("Joey"). Todos os membros contribuintes podem dar seu voto online até 21 de novembro. Aqueles que se tornarem membros durante este período também podem votar.

Numeração da Versão dos Pacotes Mark Johnson perguntou como ele deve atualizar o pacote docbook-simple da versão 1.0cr2 para a versão 1.0. Neil Roeth sugeriu usar a versão 1.0.0. Andreas Metzler explicou que remover o pacote antigo do arquivo e fazer upload do novo não iria resolver o problema, uma vez que todos que tenham instalado a versão antiga não terão o pacote atualizado automaticamente se o novo tiver um número de versão menor na entendimento do dpkg.

Nova Licença Apache Proposta. A Apache Software Foundation está considerando a adoção de um novo conjunto de licenças para seus projetos de código aberto. Eles convidaram o público a revisar e comentar a licença 2.0 proposta e o material relacionado. Brian Carlson têm dúvidas que parte da nova licença seja até mesmo legal, pelo menos nos EUA.

Debian Installer Beta 1. Joey Hess anunciou a primeira versão beta do debian-installer, o novo sistema de instalação para o sarge. Este primeiro beta está disponível somente para as arquiteturas i386 e powerpc. Mais arquiteturas irão ser adicionaras nos betas posteriores. Veja o para-fazer caso queira ajudar.

Disquetes do Debian-Installer com BRLTTY. Mario Lang anunciou um novo conjunto de disquetes baseados no novo Debian-Installer para o Sarge com suporte para BRLTTY incluído. Ele instalou um sistema novo com eles, assim eles parecem funcionar. Você precisa passar uma opção do kernel para o lilo quando o primeiro disquete inicia, para dizer ao brltty qual dispositivo você têm, e onde ele está conectado.

Novo Imagem de CD do Skolelinux. Petter Reinholdtsen anunciou a nova imagem de CD Skolelinux, prerelease 41. Ele incluiu o changelog que denota várias atualizações de segurança e idiomas além das atualizações no instalador Debian como o suporte melhorado para PCMCIA e USB e a detecção de hardware.

Rascunho da Política XML/SGML Debian. Mark Johnson anunciou um rascunho de política para recursos XML e SGML. Atualmente, somente os capítulos 2 e 3 (cobrindo o layout de diretórios, etc.) estão próximos de serem terminados. Sugestões devem ser enviadas à lista debian-sgml.

Projeto de Empacotamento XML/SGML Colaborativo. Mark Johnson convidou todos os mantenedores de pacotes XML/SGML a unirem-se a um esforço colaborativo de empacotamento e manutenção hospedado no Alioth. A motivação é causada pela implementação da especificação do Catálogo XML OASIS e a proliferação dos recursos XML disponibilizados recentemente. Outro motivo é a eliminação das dificuldades dos NMUs.

Debian MiniConf3 em Adelaide. A MiniConf Debian será feita novamente em conjunto com a Linux Conference Australia em Adelaide. O registro para esta conferência inclue também o para a MiniConf Debian, e os organizadores estão atualemente pedindo por funções.

Padrão de Hierarquia do Sistema de Arquivos 2.3. Martin Michlmayr notou que a FHS 2.3 será lançada em breve, mas atualmente há alguma controvérsia sobre /srv e /media. Ele acha que seria bom se o Debian tivesse uma opinião sobre o assunto e encorajou as pessoas a olharem e comentarem as propostas.

Debian Ganha Vários Prêmios de Escolha do Leitor. O projeto Debian anunciou que este ano foi bem sucedido e que ele ganhou vários prêmios de escolha do leitor de revistas GNu/Linux importantes. O Debian ganhou na categoria de "Distribuição Preferida" no Prêmio Escolha do Leitor 2003 do Linux Journal, na categoria "Melhor Distribuição Empresarial" na Escolha do Leitor 2003 da Linux Enterprise e na categoria "Melhor Distribuição" do Prêmio Linux New Media 2003.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso possua algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou sofreram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos esta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 187 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro renomenando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Drew Scott Daniels, Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.