Notícias Semanais Debian - 20 de Abril de 2004

Bem-vindo(a) a décima sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A distribuição de blobs de firmware no kernel Linux ainda está sendo discutida controversamente e provavelmente será por um bom tempo. Joshua Kwan relatou sobre o progresso com o instalador na arquitetura Sparc. Manoj Srivastava chamou para os votos sobre a resolução geral para fazer alterações editoriais no contrato social pela segunda vez.

Plugins Java para o Mozilla. Arnaud Vandyck explicou que o Debian ainda não encontrou um plugin Java livre para o navegador Mozilla. Michael Koch está trabalhando no plugin web gcj para o Mozilla, que funciona somente com o Mozilla 1.7 e gcj 3.4. Seu upload no sid será feito logo depois que os do gcj 3.4 e do Mozilla 1.7 forem. Aqueles que não querem esperar por estes pacotes podem tentar o konqueror, que usa um conceito diferente.

Firmwares Proprietários não são um Problema para o Lançamento. Anthony Towns explicou que a questão do firmware consiste em dois problemas diferentes, o do firmware ser não livre e o dele violar a GNU GPL. Embora o primeiro não seja um problema para o sarge, o último é. Ele também apontou que o problema era conhecido a quase dois anos. Posteriormente, ele confirmou que ambos não são considerados, atualmente, como problemas para o lançamento.

GNOME 2.6 para o Debian instável? Jordi Mallach questionou se o GNOME 2.6 e o GTK 2.4 devem ser atualizados na instável e migrados para a testing, embora a equipe do GNOME não o tenha planejado. Ele escreveu que os pacotes na experimental foram suficientemente testados, construídos em mais de uma arquitetura e as divisões de pacotes também foram feitas na instável. O gerente de lançamento, no entanto, levantou algumas preocupações.

GPL e Linguagens de Script. Wolfgang Borgert questionou se é possível usar módulos escritos em linguagens de script e lança-los sob a Licença Pública Geral GNU em aplicações proprietárias. Federico Di Gregorio acredita que isto é seguro enquanto a aplicação não for linkada diretamente com a biblioteca GPL e usar somente a interface Python. No entanto, Andrew Suffield afirmou que o trabalho proprietário resultante precisa funcionar sem o uso de qualquer trabalho GPL.

Debian-Installer e Linux 2.6? Joey Hess escreveu que o debian-installer com o Linux 2.6 está tão perto que ele já pode sentir o gosto. De fato, imagens já podem ser construídas usando somente um udeb alterado, e ele inicializa e funciona bem por todo o caminho até o particionamento. No entanto, o particionador não vê dispositivos IDE, mas o kernel os vê, parecendo portanto ser um bug no particionador.

Marcando Pacotes nativos do Debian. Bartosz Fenski notou que vários pacotes alegadamente nativos do Debian são nativos somente por acidente, não intencionalmente. Portanto, ele propôs o uso de um arquivo especial no diretório debian/ para previnir estes acidentes. Henning Makholm propôs que o dpkg-source -b se recuse a construir pacotes fontes nativos se o número da versão contiver um hífen.

Cartão de Referência Debian GNU/Linux. Wolfgang Borgert anunciou o cartão de referência Debian no qual ele está trabalhando. Ele pediu aos interessados que chequem o cartão e relatem problemas nele. O cartão contêm informações para pessoas que são novas ou no Debian ou em qualquer sistema estilo Unix.

Licença de Software Aberto. Free Ekanayaka quis saber se a Licença de Software Aberto (Open Software License) é compatível com a Definição Debian de Software Livre. MJ Ray acredita que ela não é, uma vez que ela termina as permissões de copyright para qualquer ação de patente de software, incluindo aquelas não relacionadas ao software coberto.

Imagens de DVD não-oficiais do Debian 3.0. Richard Atterer anunciou uma imagem de DVD com o Debian GNU/Linux 3.0, não testada, que pode ser obtida via jigdo. Ele rodou um script antigo que até produziu uma imagem, mas ele não pode testá-la. Jan Houstek adicionou que há imagens não oficiais por Jan Kesten.

Documentação do Debian-Installer. Joey Hess pediu para os tradutores do novo manual de instalação certificarem-se que a tradução pode ser construída e está razoavelmente completa. Wolfgang Silbermayr quis trabalhar na tradução alemã mas não achou o manual. Frans Pop explicou que o coordenador do manual é Miroslav Kure e que o manual em si está hospedado no Alioth.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 11 pacotes órfãos foram adotados nesta semana, e nós desejamos sorte aos novos mantenedores. 11 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 157 pacotes órfãos, o mesmo número da semana passada. Muito obrigado aos mantenedores atuais que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.