Notícias Semanais Debian - 15 de Junho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Tom Adelstein escreveu sobre o GNU/Linux no desktop e concluiu que ele pode ajudar empresas, especialmente aquelas com poucos recursos como prefeituras de cidades.

Status do porte AMD64. Chris Cheney afirmou que "o" porte AMD64 do Debian está pronto para inclusão na distribuição instável. O porte possui atualmente 97 % dos pacotes compilados, sendo que a maior parte dos pacotes restantes também falham na construção em outras arquiteturas.

Flyers do Debian Atualizados. Michael Banck está trabalhando na atualização do flyer geral do Debian. Embora ele tenha sido escrito como um flyer geral, alguns pontos devem ser atualizados para refletir melhor o sarge e as outras versões.

Empacotando o Firefox 0.9. Eric Dorland questionou como lidar com o próximo candidato a lançamento do Firefox. Como o lançamento do sarge ocorrerá em breve, ele não quer que ele fique com uma versão com potencial para bugs. Anthony Towns sugeriu que ele coloque a nova versão do Firefox na distribuição experimental o mais cedo possível para ver se ela funciona como esperado. Quando ela não causar problemas, ele pode ser movida da instável facilmente.

Licença para Documentação? Matthieu Delahaye questionou que licença um projeto externo deve utilizar para sua documentação. O autor escreveu um manual consistente para seu software que não é compatível (ainda) com a Definição Debian de Software Livre (DFSG). Walter Landry propôs que ele simplismente fique com a licença do programa e não use uma licença diferente para a documentação.

Dependências para a Construção Cíclicas. Jeroen van Wolffelaar notou que o oaklisp contem um arquivo binário que é usado para bootstrap. Já há pelo menos uma dúzia de tais círculos no Debian. Edmund Grimley Evans afirmou que tais dependências para a construção cíclicas são aceitáveis.

Licença Pública Mozilla. Jim Marhaus notou que a nova licença Mozilla 1.1 não é compatível com a DFSG. Ele também escreveu um rascunho de sumário. Isto afeta principalmente o próprio Mozilla, uma vez que os outros pacotes (Firebird, OpenH323, Bugzilla etc.) ainda não foram relicenciados sob a nova licença.

Manutenção do Kernel Debian. Christoph Hellwig compilou uma pequena lista para fazer para os kernels no sarge e questionou se mais arquiteturas além da i386, powerpc e ia64 estão trabalhando no Linux 2.6. Martin Michlmayr adicionou uma lista de questões de limpeza de casa que devem ser cuidadas. William Lee Irwin II contribuiu a lista negra atual de arquivos contaminados que precisam ser sanitizados e/ou removidos do kernel.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian da distribuição testing diferente é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro que acredita que os outros também deveriam saber sobre, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 19 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto prefaz um total de 184 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório renomeando-o para ITP caso deseje adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.