Notícias Semanais Debian - 13 de Julho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jordi Mallach relatou que a transição do GNOME 2.6 na testing está praticamente acertada. Steve McIntyre explicou que o processo de criação de CD/DVD no debian-cd é muito lento porque grandes quantidades de dados são lidos e escritos, e porque os dados são verificados com checksums várias vezes.

Software Debian usado no Google. Marc Merlin, famoso pelo Google, relatou em uma entrevista que o Debian é a biblioteca de software mais completa para GNU/Linux. Ele usa apt-get e um mecanismo getupdates por cima para manter o grande grupo de servidores sincronizados. A ferramenta em si, no entanto, é completamente agnóstica em relação à distribuição, e até mesmo ao Unix.

Nova distribuição baseada no Debian. A New Mexico Software, Inc. (NMXS) anunciou que irá lançar o novo ambiente desktop Santa Fe, que é orientado ao desktop e baseado no Debian GNU/Linux, em 3 de agosto deste ano. Dick Govatski, CEO da NMXS, está orgulhoso de sua facilidade de uso: "Os usuários não vão ter que ser gurus Linux para usar o sistema com facilidade." Eles aparentemente se esforçaram em especial no instalador e sua detecção de hardware.

Suporte comercial ao Debian faltando? Um artigo sobre a adoção do GNU/Linux em organizações mostra que o Debian pode precisar fazer mais "propaganda" de sua página de suporte comercial: "Todas as empresas contratáveis disseram que se você quer Red Hat não há problemas, mas Debian era mais difícil", disse Mike Kennedy, CIO do Ministério do Orçamento de New South Wales, Austrália, que trocou seus servidores GNU/Linux do Debian para Red Hat.

Encontro IRC do Centro de Controle Debian. David Moreno Garza anunciou um encontro no IRC em 18 de julho, as 16:00 GMT, em #debian-desktop, irc.debian.org. A idéia principal é levar a capacidade de configurar todo o sistema aos usuários. Com portabilidade em mente, planeja-se que ele forneça uma interface gráfica, uma baseada em web e uma baseada em linha de comando.

Mover o Exim 4 para BerkeleyDB 4.2? Andreas Metzler questionou se seria aceitável mudar o Exim 4 para uma nova versão da BerkelyDB, especificamente a libdb4.2. Como o lançamento do sarge está planejado para o futuro próximo, tal alteração pode ter o potencial de atrasar o lançamento, mas não deveria fazê-lo.

Vigiando novas versões do autor original. Stefano Fabri anunciou o Estado de Saúde do Debian Watch, um serviço para os desenvolvedores Debian monitorarem as versões do autor original de seus pacotes. Ele reclamou que apenas uns poucos pacotes contém arquivos watch para utilizá-lo. Blars Blarson assumiu que os mantenedores não os acham úteis.

Festa de Caça aos Bugs. Frank Lichtenheld anunciou a próxima festa de caça aos bugs de 16 a 18 de julho. Como usual, ela será coordenada através do #debian-bugs na freenode (irc.debian.org), onde você também encontrará links para todos os websites úteis. O objetivo geral é deixar o sistema base e os pacotes padrão em um estado lançável.

Desencorajado o uso de -rpath. Martin F. Krafft questionou porque a questão do rpath não é documentada no manual de política. Florian Ernst contribuiu outra discussão e um sumário por Richard Atterer. Goswin Brederlow adicionou que qualquer coisa que use -rpath irá quebrar após o lançamento do sarge se o suporte a multiarch for introduzido.

Módulos Python e Versões. Fabio Tranchitella notou que vários módulos Python não são versionados e estão disponíveis somente para uma versão particular do Python. Matt Zimmerman questionou porque estes módulos não podem ser compilados após a instalação para cada versão instalada do Python. Andreas Barth adicionou que a compilação não é realmente necessária.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 170 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Adrian von Bidder e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.