Notícias Semanais Debian - 10 de Agosto de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Erinn Clark relatou que agora há algum conteúdo no website Debian Women. Steve Langasek lembrou aos mantenedores para reconstruírem seus pacotes caso eles dependam da libtiff, já que sua nova versão já está na instável.

Informações do Lançamento do Sarge. Colin Watson relatou que nenhum pacote base e padrão (standard) entrará no sarge pela instável. Ele disse que nós precisamos corrigir bugs críticos ao lançamento o mais rápido possível daqui para a frente, e que estes bugs não devem permanecer abertos por mais de uma semana. Imagens de CD para instalação via rede ou de cartão de visitas foram construídas, e conjuntos completos de CDs estão sendo construídos. O manual de instalação também está refinado e preparado para o lançamento.

Retrospectiva do Debian-Installer. Joey Hess sumarizou os eventos que levaram ao debian-installer atual. A saga começou em 2000, em um clube na cidade de Nova York, onde ele encontrou Adam Di Carlo. Ele disse que, felizmente, este projeto nunca foi sobre chegar na hora e abaixo do orçamento, mas sobre fazer algo "certo". De acordo com o sloccount, o instalador contêm cerca de 51 mil linhas de código, ou 12 anos-pessoa, o que é impressionante.

Problema de Compatibilidade com o Bash 3.0. Blars Blarson notou que o bash 3.0, que esperava-se estar no sarge tem uma sintaxe (compatível com POSIX) mais forte para o comando embutido trap e quebra a compatibilidade com outros shells compatíveis com Bourne. Pelo menos cnews e sendmail são afetados por isto. Steve Langasek afirmou que o upload está atrasado para o sarge de qualquer forma, portanto o problema precisa somente ser corrigido na instável.

Debian-Installer Candidato a Lançamento 1. A equipe do Debian-Installer anunciou o primeiro instalador candidato a lançamento do Debian sarge. Melhoramentos significantes neste lançamento do instalador incluem: suporte para todas as 11 arquiteturas, suporte para instalar com o kernel 2.6, suporte para drives de CD e Ethernet firewire, tradução em 40 idiomas, várias correções de bug e melhoramentos e muito mais.

Problemas no Lançamento do Sarge. Adrian Bunk encontrou um problema com a transição da libtiff para o sarge. Infelizmente, foi feito o upload de uma versão nova da libgpg-error0 com um novo arquivo shlibs alguns dias após o congelamento da versão no sarge como parte do congelamento da base. Assim, os pacotes que ainda não estão congelados que forem construídos com a nova versão não poderão entrar no sarge. Isto afeta pelo menos GNOME e Evolution.

Chamado para Participação: Contesto de Popularidade. Petter Reinholdtsen chamou para a participação no Contesto de popularidade do Debian. As informações coletadas são usadas como uma medida para calcular a ordem dos pacotes nos CDs oficiais do Debian. Para certificar que esta ordem reflete a nossa base de usuários, é importante que o maior número possível instale e participe no contesto de popularidade.

Distribuindo Blobs Binários sem construção. Shaun Jackman questionou se é permitido distribuir um arquivo binário fornecido pelo upstream ao invés de compilá-lo pelo fonte que o acompanha. Roland Stigge mencionou os problemas com o qual nos deparamos se precisarmos aplicar um patch na biblioteca (por questões de segurança, por exemplo).

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Michael Banck e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.