Notícias Semanais Debian - 14 de Dezembro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Bruce Byfield lançou uma introdução rápida sobre o apt-get na NewsForge. Os desenvolvedores foram aconselhados novamente a fechar bugs automaticamente com uma entrada de changelog apenas seguido de uma descrição adequada. Jason Boxman escreveu um guia sobre o uso do Exim4 e do Courier IMAP em um sistema Debian.

Crítica Construtiva sobre o Debian. Em um editorial na DesktopLinux, Binh Nguyen notou alguns atributos chave de design do Debian que o tornam uma das distribuições GNU/Linux mais fortes e versáteis. Ele também observou algumas fraquezas e argumentou que uns poucos melhoramentos simples e uma atitude mais agradável aos usuários novos melhorariam o Debian significantemente. Ele concluiu que o Debian é uma distribuição competente e robusta, porém com umas poucas falhas críticas que levaram à impressão que é uma distribuição elitista.

Feministas Geek no Debian. Bruce Byfield relatou sobre o sub-projeto Debian women e seu início. Uma dos principais papéis do Debian women é ajudar mulheres a se tornaram desenvolvedoras Debian, em parte por suporte e encorajamento, e também desmistificando o processo. O Debian women criou um lugar amigável para aprender mais sobre o Debian e levou muitas mulheres a falarem sobre suas experiências e ambições.

Computação Multi-Cabeça. A OPENSense Solutions anunciou a disponibilidade do Groovix, um computador multi-usuário baseado em Debian. Até três conjuntos de monitor, teclado, mouse e alto falantes podem ser anexados a um único computador baseado em AMD Athlon. O sistema consiste no Debian GNU/Linux com o KDE como ambiente desktop. A distribuidora afirma não poder suportar outras configurações, mas não é tão difícil digitar apt-get install gnome.

Propagandas no Site do Debian. Martin Michlmayr encaminhou um questionamento sobre colocar propagandas no site do Debian. Stephen Frost receberia bem o fluxo de entrada potencial. No entanto, vários desenvolvedores não gostaram da idéia, e Alexander Schmehl até deu um exemplo sobre propagandas selecionadas por conteúdo: se você procurar por "Debian" e "Linux", receberá uma propaganda contando-lhe os "fatos verdadeiros" sobre os softwares de código aberto.

Suporte à Ícones SVG. Jay Treacy questionou como ícones SVG (Scalable Vector Graphics) devem ser gerenciados no sistema Debian. Josselin Mouette explicou que todo o GTK+ já os suporta e onde eles geralmente são colocados no sistema de arquivos. Bill Allombert adiconou que o manual do menu fala apenas sobre ícones XPM.

Desenvolvimento em Andamento do dpkg. Em uma resposta à intenção de empacotar (ITP) de Martin F. Krafft, Adam Heath revelou planos futuros para o utilitário dpkg-deb. Em um design tão modular, editar pacotes Debian sem a necessidade de instalá-los se tornaria uma tarefa fácil. Ele também suportaria a exclusão de hierarquias de diretórios completas, como /usr/share/doc.

GNU/Linux Core Consortium. Bruce Perens explicou que o GNU/Linux Core Consortium (LCC) é o que ele se propôs a fazer inicialmente como LSB, e que ele gostaria de ter o envolvimento do Debian. O principal efeito técnico que ele vê seria a alteração dos nomes de algumas bibliotecas dinâmicas, o que não foi apreciado. A LCC têm como objetivo complementar a LSB concordando em uma única solução para os casos cinzas na LSB.

Transição do GNOME ao Sarge encerrada. Jordi Mallach relatou que gconf-editor era o único componente do GNOME 2.8 que estava pendente para entrada na testing, o que já ocorreu agora. Anteriormente, ele relatou que esta foi a transição mais leve para entrar na testing desde o GNOME 2.0. Adicionalmente, foi feito o upload de uma nova versão do Evolution com todos os bugs críticos ao lançamento corrigidos.

Suportando o Java Livre. Arnaud Vandyck pediu que outro desenvolvedor Java fizesse testes em seus programas com as bibliotecas de tempo de execução livres e relatasse os resultados. Ele começou uma página onde documentará os resultados dos projetos em execução com uma máquina virtual Java livre. Seus próprios comentários contêm experiências sobre um projeto que faz uso pesado de threads.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 226 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Adrian von Bidder e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.