Notícias Semanais Debian - 19 de Abril de 2005

Bem-vindo(a) a décima sexta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Micah Anderson notou que os relatórios de bugs abertos mais antigos do Debian completarão dez anos neste mês. Brian Proffitt comentou em um relatório sobre uma pesquisa que descobriu que em 2005 a maioria dos desenvolvedores de Software Livre preferiam distribuições baseadas em comunidades.

Desktops baseados no Debian em Munique. A cidade de Munique escolheu (em alemão) a distribuição Debian como base para seu desktop. Duas companhias alemãs irão configurar e manter os 14.000 computadores sediados neste cliente. A decisão (em alemão) de se livrar de um sistema proprietário atraiu a atenção de muitos meios de comunicação.

Entrevista com Branden Robinson. Nosso ex-editor Joe 'Zonker' Brockmeier conduziu uma entrevista com Branden Robinson, o novo Líder do Projeto Debian. Ele gostaria de dar atenção à infraestrutura, sobre qual há reclamações freqüentes, e gostaria de enfatizar a posição contínua do Debian como distriuição GNU/Linux mais significativa. Relatórios regulares também serão feitos.

Debian GNU/Linux 3.0 atualizado. O projeto Debian anunciou a quinta atualização da sua distribuição estável, conhecida como woody. Seu principal conteúdo são as atualizações de segurança acumuladas desde Janeiro, quando a última atualização foi feita. Alguns pacotes também foram removidos da distribuição estável, principalmente devido à infrações de licença. Uma lista completa de todos os pacotes aceitos e removidos, junto com os motivos, está na página de preparação.

Programas GPL pertencem à não-livre? Adrian Bunk notou que todos os programas licenciados sob a GNU GPL tem que ir para a não-livre, já que a licença GPL em si não pode ser modificada. Glenn Maynard afirmou que a única razão pela qual o texto da GPL é permitido na seção principal é porque incluir os textos das licenças é um requisito fundamental, inevitável para distribuir software.

Encontros IRC. A Equipe do Kernel Debian efetuou um encontro IRC no qual eles decidiram que o kernel na testing está congelado. Um encontros dos porters do AMD64 será feito em 23 de abril para discutir como fazer um lançamento sarge não-oficial do porte AMD64. Em 26 de abril também haverá um encontor IRC público da SPI.

Restringindo mais a GPL. Warren Turkal questionou se os termos e condições adicionais à GNU GPL iriam tornar um pacote não-livre. Glenn Maynard explicou que garantir as permissões ao usuário usando a GPL, mas limitar os direitos com limitações adicionais ao mesmo tempo deixa o software em um estado incerto. Como o Debian tende a honrar os desejos do autor o máximo possível, ele não distribuiria este software.

Blobs de Firmware do Kernel. Sven Luther começou uma nova discussão sobre blobs binários em drivers do kernel sem nota de copyright explícita. Alegadamente, estes blobs são considerados uma mera agregação de bits e bytes que não estão ligados ao kernel e, portanto, não infringem a licença do kernel.

Distribuição Debian Cristã. Raphaël Pinson relatou sobre o começo do Ichtux, uma Distribução Debian Personalizada (CDD) com foco no cristianismo e projetos Cristãos livres. Eles estão considerando ser tornarem uma CDD oficial para ser incluída no projeto Debian.

FAQ sobre Licenciamento de Documentos. Jacobo Tarrio lançou um rascunho de FAQ sobre licenciamento de documentações. Neste documento, ele sumariza várias questões sobre o tópico, o que deve ser útil especialmente para aqueles que tem questões sobre a GNU FDL.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 223 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 6 pacotes foram removidos do repositório Debian durante as últimas semanas:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin Zobel-Helas e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.