Notícias Semanais Debian - 13 de Setembro de 2005

Bem-vindo(a) à trigésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Wouter Verhelst notou que o sistema de gerenciamento de bugs ganhou um novo layout que até usa folhas de estilo como o website principal. Em um artigo, Ian Murdock sugeriu ao Debian que se concentre em um ciclo de lançamento mais curto e em manter a crescente família de derivados do Debian unida.

Debian UK Society. Em março, Steve McIntyre anunciou planos para fundar a Debian UK Society. No entanto, houveram alguns resentimentos contra a sociedade e contra a venda de itens em exibições, levando a uma discussão maior. Branden Robinson já trabalhou em uma permissão revogável de uso da marca registrada do nome e dos logotipos do Debian usável por quaisquer afiliações locais amigáveis.

Valor do Debian GNU/Linux. O artigo Measuring Libre Software, estudando o tamanho dos pacotes fonte no Debian 3.1, calculou o tamanho do sarge (próximo a 230 milhões de linhas de código fonte), o uso de várias linguagens de programação nas quais os softwares foram escritos, e o tamanho dos pacotes incluídos na distribuição. Ele também estimou o custo para criar algo na escala do Debian do zero com um método de custos clássico e bem conhecido (COCOMO), que está acima dos 8 bilhões de dólares americanos.

Suporte à Segurança na Testing. Joey Hess anunciou o começo do suporte completo à segurança para a distribuição Debian testing. A equipe de segurança Debian testing passou o último ano construindo a equipe e criando infraestrutura. Alertas para as correções de segurança serão anunciados apenas para atualizações que forem feitas através do novo repositório, e não chegarem na testing através de propagação normal a partir da unstable.

Manutenção em Equipes. Wolfgang Borgert propôs, como conclusão de muitas discussões na DebConf5, a manter todos os pacotes em equipes e começar projetos no Alioth. John Goerzen gostou da idéia mas sugeriu a migração para uma solução similar a do BSD, onde qualquer desenvolvedor pode efetuar alterações em qualquer pacote.

Links Antigos para Documentação. Joey Hess identificou 497 pacotes que ainda contêm código em seus scripts postinst para criar links em /usr/doc/, o que deveria ser um bug desde 2002. Recompilar a maioria deles com uma versão atual do debhelper removerá o código. Henning Makholm adicionou que vários destes pacotes se tornaram órfãos sem a alteração de seus campos de mantenedor para a equipe de QA.

Planet Debian via Lista de Discussão? Christoph Berg requisitou uma lista de discussão para distribuir o conteúdo agregado do Planet Debian. Provendo este serviço poderemos reconhecer a relevância do Planet Debian para a cultura Debian. Tollef Fog Heen, entretanto, não quer sua alimentação terminando em um arquivo de mail público em algum lugar.

Arquivos de Exemplo Executáveis. Jörg Sommer propôs que um arquivo de exemplos seja executável. Clint Adams argumentou que o arquivo precisa ficar em /usr/bin para ser executável. Marcelo Magallon sugeriu escrever um script que execute o exemplo.

Plataforma para Apadrinhamento de Pacotes Debian. Neil McGovern anunciou o sponsors.debian.net, cujo objetivo é ajudar desenvolvedores Debian prospectivos a encontrarem um padrinho para os pacotes mantidos por eles. O site suporta a atualização automática de bugs intent-to-package quando o pacote for enviado e a notificação de mantenedores quando um pacote for apadrinhado.

Versão de Pacote Beta. Lars Bahner notou que a versão final de um pacote é considerada uma versão menor que a versão beta e questionou como lidar com isso. Robert Collins sugeriu usar o delimitador til de baixa prioridade nestes casos, apesar de estar muito tarde para esta versão, e disto ainda não estar disponível.

Upload Somente de Pacotes Fonte. Sven Luther sugeriu que todos os pacotes sejam construídos pela rede buildd. Wouter Verhelst relatou que muitos desenvlvedores nem mesmo testariam seus pacotes se uploads somente-fonte fossem permitidos. Henrique Holschuh teve a idéia de resolver isto jogando os pacotes enviados pelo mantenedor fora e deixando um buildd compilá-los novamente.

Usertags para Relatórios de Bug. Anthony Towns anunciou a disponibilidade de user tags para o sistema de gerenciamneto de bugs e explicou os usos e formas de de exibir os bugs de acordo com as tags fornecidas. Marc Brockschmidt adicionou tais tags para facilitar o acompanhamento dos bugs relacionados a QA.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 184 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Removed Packages. 17 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Jesus Gonzalez-Barahona e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por ":w.

Gustavo R. Montesino"