Notícias Semanais Debian - 8 de Novembro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nathanael Nerode tentou resolver alguns dos problemas nos pacotes KDE da testing, devido a várias transições e correções. Na Florida, 150 defensores podem ser absolvidos porque uma fabricante de bafômetros se recusou a fornecer o código fonte de seus dispositivos apesar de uma ordem judicial.

Participando do processo da GPLv3. Florian Weimer questionou se o projeto Debian ou a Software in the Public Interest, Inc. estão participando do processo de criação da nova General Public License (Licença Pública Geral). Ele acredita que o Debian deveria se involver para certificar-se que a compatiblidade da licença não diminua substancialmente, e coisas como as cláusulas anti-DRM esperadas permaneçam práticas.

Relatório do Evento Linux-Info-Tag Dresden. Meike Reichle e Alexander Schmehl escreveram relatórios sobre a exibição e conferência Linux-Info-Tag, que ocorreu em Dresden, Alemanha no final do último mês. Membros do projeto Debian mantiveram um estande e realizaram várias palestras. O estande foi organizado em conjunto com o pessoal do debianforum.de.

Live CD Debian GNU/kFreeBSD. Robert Millan anunciou a versão 1.0 do Ging, a única distribuição live baseada no Debian GNU/kFreeBSD. O Ging está usando o KDE 3.4 como ambiente desktop e inclui uma mistura de aplicações KDE e GNOME como Konqueror, GIMP, KOffice, Gaim e outros.

Criando Certificados SSL no Debian. Um usuário documentou a criação e uso de certificados SSL auto-assinados para evitar que os navegadores reclamem dos certificados e descreveu em detalhes como certificados SSL e autoridades de certificação (CA) são criados. A distribuição do certificado da CA e a configuração do Apache para usar o certificado e a chave recém-criados também são descritos.

Debian Conference: Chamado de Trabalhos. Andreas Schuldei pediu trabalhos para apresentações em potencial a serem feitas na Debian Conference do próximo ano, a ser realizada de 14 a 22 de maio de 2006 em Oaxtepec, México. Propostas serão aceitas até 6 de dezembro, 23h59 UTC e revistos pelo comitê. Palestras aceitas serão publicadas em 20 de dezembro.

Debian na Systems Exhibition. Erich Schubert relatou sobre a presença do Debian na exibição Systems deste ano, que foi organizada e auxiliada apenas por uma pequena equipe de pessoas envolvidas com o Debian. Umas poucas pessoas passaram pelo estande na manhã na qual ele estava por perto e fizeram perguntas de alta qualidade. Mais membros do projeto são necessários para o evento no próximo ano.

Fechando Bugs como Relator? Jan Nordholz questionou se é desejável e possível fechar os próprios relatórios de erros caso eles tenham sido resolvidos acidentalmente por uma versão nova ou similar. Jeroen van Wolffelaar propôs adicionar uma explicação ao relatório de bug e deixar o mantenedor lidar com ele. Henning Makholm explicou que fechar o relatório de bug com o pseudo-cabeçalho de versão adequado é o método preferido desde a implementação do acompanhamento de versões.

Arquiteturas Debian Populares. Petter Reinholdtsen relatou sobre um aumento da visibilidade de arquiteturas não-x86 no contesto de popularidade. A lista dos pacotes usados ao redor do globo são uma informação relevante que ajuda a ordenar os pacotes nos CDs, para certificar que os pacotes mais populares fiquem nos primeiros CDs.

Revogação de Chave Digital. Roberto Sanchez questionou quando deveria revocar sua chave GnuPG antiga, já que criou uma nova mas todo o seu trabalho Debian anterior está, obviamente, assinado com a antiga. Christoph Berg explicou que ele não precisava se preocupar com o repositório Debian, pois seus pacotes carregam as assinaturas de seus padrinhos já que a chave antiga não está inclusa no chaveiro Debian.

Lidando com OpenSSL e GPL. Sean Finney relatou manter um pacote que usa a GNU GPL, porém liga-se contra OpenSSL, e gostaria de convertê-lo para usar GnuTLS. Hendrik Sattler adicionou um ponteiro para a camada de compatibilidade, cujo objetivo é facilitar a integração da GnuTLS com aplicações existentes..

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Erik Schanze e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Paulo Marcondes, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.