Notícias Semanais Debian - 6 de Dezembro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Roland Stigge planejou enviar bugs contra pacotes que não fornecem pacotes fonte originais, e também não são pacotes nativos do Debian. Andreas Barth anunciou que o gateway LDAP para o sistema de acompanhamento de bugs mudou-se para um novo host com um endereço configurável.

Resolução Geral: Abrindo o Arquivo. Manoj Srivastava anunciou o período de discussão para a resolução geral sobre a Abertura dos arquivos da lista debian-private. Anthony Towns propôs esta resolução de acordo com os princípios de abertura e transparência para desclassificar e publicar mensagens de significância histórica ou atual enviadas para a lista de discussão privada.

Relatório Final da Debian Conference 5. Fabian Fagerholm anunciou orelatório final sobre a Debian Conference deste ano em Helsinki. O documento tem como público-alvo aqueles que participaram da conferência e o público em geral. Ele inclui impressões e fatos sobre a conferência. Um relatório financeiro mais adequado será disponibilizado posteriormente.

Diretórios Temporários por Usuário? Noah Meyerhans relatou sobre a discussão dentro da equipe de segurança para promover o uso de diretórios temporários por usuário como padrão. Com o código adequado, isto é apenas uma questão de ajuste na configuração PAM. No entanto, alguns programas têm o diretório /tmp explícito em seu código.

Informações Sobre o Status da Transição C++. Nathanael Nerode relatou sobre a transição das bibliotecas C++ devido ao uso de um alocador de memória diferente na biblioteca C++ padrão. Duas bibliotecas ainda estão ligadas a uma versão mais antiga da biblioteca e podem ser ignoradas, cinco pacotes ainda precisam ser transicionados regularmente, outros cinco pacotes ainda não foram construídos em todas as arquiteturas e muitas bibliotecas ainda precisam ser transicionadas.

Nós de Dispositivos com udev. Miles Bader notou que vários nós de dispositivos no estilo antigo foram criados após a inicialização de um kernel Debian com udev instalado. Marco d'Itri explicou que eles são um resultado da configuração do kernel. No entanto, sua criação pode ser facilmente prevenida com um arquivo de configuração adequado para o udev.

Novo Kernel-Package. Manoj Srivastava anunciou os recursos novos do novo pacote kernel-package, que passou por uma grande reestruturação. A geração de Ramdisk foi melhorada e agora pode ser controlada por uma variável de configuração. Os scripts de mantenedor de imagens do kernel agora usam debconf, o que deixou o script de pós-instalação mais silencioso.

Determinando a Versão Alvo do Debian. Christopher Crammond questionou se há alguma forma de determinar a qual versão do Debian um dado pacote pertence. Marc Brockschmidt explicou que quase todos os pacotes na stable foram anteriormente enviados para a unstable, migraram para a testing e finalmente foram lançados na stable.

Removendo os Pacotes Kerberos 4? Andreas Barth notou que os pacotes krb4 acumularam vários bugs críticos ao lançamento que são difícies de corrigir e que seu desenvolvedor não parece estar ativo. Russ Allbery adicionou que o Kerberos do MIT também irá remover o suporte à versão 4 do Kerberos em maio de 2006.

Removendo Suporte ao GCC 2.95? Thiemo Seufer questionou quantos usuários o GCC 2.95 ainda tem. Já que apenas 9 pacotes ainda declaram dependências de construção contra ele, ele propôs a remoção desta versão do compilador do etch antes que ele seja lançado.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 192 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 24 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Augusto Cezar Amaral.