Notícias Semanais Debian - 3 de Janeiro de 2006

Bem-vindo(a) à primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Mohammed Adnène Trojette resumiu todos os eventos mais importantes do Debian em 2005 na linha do tempo. Philip Charles relatou ter feito o envio das últimas imagens de CD do Debian GNU/Hurd. Manoj Srivastava anunciou que a lista debian-private será privada apenas por três anos após a aceitação da resolução geral sobre o procedimento de liberação.

Reduzindo o Tamanho do Repositório. Gürkan Sengün resumiu os efeitos de algoritmos de compactação diferentes no tamanho total do repositório. Raphaël Hertzog notou que o suporte a arquivos 7-zip no dpkg está sendo considerado para reduzir o tamanho geral do repositório Debian. Steinar H. Gunderson adicionou que o gasto de CPU também é um ponto importante que deve ser levado em conta.

Pacotes Debian via BitTorrent. George Danchev mencionou o apt-torrent para obter os pacotes em paralelo durante uma atualização. Os pacotes são compostos de um proxy apt e um pegador de pacotes BitTorrent, ou seja, um seeder e um tracker. Ele roda como um serviço do sistema.

Relatório da FOSS.IN 2005. Kartik Mistry relatou sobre a conferência FOSS.IN do ano passado, anteriormente conhecida como Linux Bangalore, na qual foram feitas duas palestras relacionadas ao Debian. Jaldhar Vyas também relatou sobre o encontro com outros desenvolvedores Debian indianos que ele conheceu durante a conferência.

Qualificação de Arquiteturas para o Repositório. Anthony Towns começou o processo de decisão sobre as arquiteturas que devem ser gerenciadas através do repositório Debian oficial. A principal limitação para a aceitação de novas arquiteturas é o espaço necessário nos servidores. Arquiteturas terão que demonstrar que o esforço para suportá-las não é uma completa perda de tempo. Estratégias para as arquiteturas que não serão lançadas também são necessárias para que elas possam fazer o lançamento de snapshots.

Promovendo o VIM para padrão. Joey Hess propôs o uso de um pacote vim especial como vi padrão. Seu mantenedor conseguiu criar um pacote vim-tiny que é apenas um pouco maior que o nvi, que é o vi padrão incluído no sistema base. No entanto, algumas configurações padrão não foram apreciadas.

/var/run versus /run. Thomas Hood questionou se o sistema Debian deve usar /var/run ou /run. Anthony Towns resumiu os argumentos a favor e contra cada diretório e concluiu que cada uma das soluções tem dados graus de problemas.

Reflexões sobre a Qualidade do Debian. Lars Wirzenius refletiu sobre formas de tornar o Debian melhor de um ponto de vista técnico. Ele sumarizou várias áreas onde a qualidade da distribuição Debian pode ser melhorada, incluindo o uso de ferramentas com níveis mais altos de abstração, relato e correção de bugs, festas de caça aos bugs, testes automatizados e controle de qualidade.

Usando uma Licença Móvel. Florent Bayle questionou como lidar com um pacote cuja licença liga-se a uma página web ao invés de incluí-la. Esta licença poderia ser alterada após a inclusão do pacote no Debian. Decklin Foster explicou que o Debian pode redistribuir o software sob a licença que o recebeu e que o texto da licença precisa ser distribuído junto com o software.

Resolução Geral: GNU Free Documentation License. Anthony Towns propôs uma declaração oficial em relação à GNU Free Documentation License. Já fazem seis meses após as alterações editoriais do contrato social Debian que proibiram a distribuição de documentação não livre com o Debian.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 171 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Felipe Augusto van de Wiel.