Notícias Semanais Debian - 14 de Fevereiro de 2006

Bem-vindo(a) à sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Lars Wirzenius nomeou-se como candidato para as futuras eleições a líder do projeto Debian. Manoj Srivastava pediu novamente candidaturas para esta eleição até 25 de fevereiro.

Distribuindo Software Livre à 2 Gbit/s. Mattias Wadenstein publicou detalhes sobre como o Academic Computer Club da Umeå University, Suíça, saturou os 2 Gbit/s de largura de banda de Internet disponíveis com um cluster de computadores e redirecionamentos http. Novos lançamentos feitos por grandes projetos de Software Livre geralmente fazem com que muitas pessoas queiram a nova versão imediatamente, e o lançamento do Debian Sarge, seguido por um lançamento do Ubuntu, não foi uma exceção.

Procura de Message-ID nas Listas de Discussão. Jeroen van Wolffelaar anunciou sua reimplementação da procura por Message-ID para as listas de discussão em lists.debian.org. Este serviço baseia-se em uma idéia de Andrew Suffield, que foi terminada recentemente. A procura também suporta várias mensagens com uma única ID.

Política de Trademark para Pacotes? Simon Josefsson questionou sobre a política do Debian em relação a trademarks para termos usados em documentação e em descrições de pacotes e quis saber se há alguma permissão cuja requisição seria útil no que diz respeito ao Debian. Florian Weimer explicou que, enquanto as questões de trademark não prevenirem a criação e distribuição de trabalhos derivados ou prevenirem uma reimplementação interoperável, trademarks estão fora do escopo do Debian.

Wireless com iBook G4. Jorge Ortiz relatou que agora o sistema wireless em um iBook G4 é completamente suportado no Debian para a arquitetura PowerPC. Ele apontou que as versões do kernel mais novas que 2.6.15-rc5, em conjunto com os drivers bcm43xxx drivers são necessários. O suporte a tal placa airport extreme não era esperado tão cedo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 31 pacotes tornaram-se órfão nesta semana e precisa de novos mantenedores. Isto totaliza 221 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 8 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mattias Wadenstein, Juanjavier Martínez e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Marco Carvalho.