Notícias Semanais Debian - 28 de Fevereiro de 2006

Bem-vindo(a) à nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Lars Wirzenius retirou sua candidatura para as eleições do líder do projeto por causa de aspectos e partes do projeto com as quais ele não poderia lidar emocionalmente. Em um artigo anterior ele já havia investigado o papel do líder do projeto e concluído que o importante é inspirar ao invés de forçar.

Chamada por Votos sobre a Declaração de Posição GFDL. Manoj Srivastava chamou por votos para uma Resolução Geral sobre a posição do projeto Debian em relação à GNU Free Documentation License (Licença de Documentação Livre GNU). O resultado desta votação afetará a forma que o projeto lidará com documentações lançadas sob esta licença em particular. A votação faz distinções entre os trabalhos com e sem seções invariantes.

Implementando a Divisão dos Espelhos. Anthony Towns anunciou que o ftp.debian.org deixará de incluir algumas arquiteturas para etch (testing) e sid (unstable) em breve. Como o tamanho total do repositório é atualmente de 170 GB, os espelhos oficiais não precisam mais incluir todo o repositório. No entanto, um módulo rsync especial permite aos administradores dos espelhos manterem todo o repositório caso eles queiram fazê-lo.

Eleições do Líder do Projeto Debian em 2006. Manoj Srivastava anunciou os candidatos para as eleições do líder do projeto Debian neste ano: Jeroen van Wolffelaar, Ari Pollak, Steve McIntyre, Anthony Towns, Andreas Schuldei, Jonathan Walther e Bill Allombert. As plataformas destes candidatos serão publicadas assim que estiverem disponíveis. Don Armstrong e Thaddeus H. Black concordaram em intermediar debates.

Inclusão da Arquitetura AMD64. Anthony Towns notou várias alterações que foram feitas aos arquivos Packages das distribuições unstable, experimental e testing para suportar uploads amd64 futuros. Em umas poucas semanas, quando a separação dos espelhos estiver completa, o auto-construtor amd64 reconstruirá todos os pacotes.

Pesquisas Semanais e Pressão Social. Raphaël Hertzog propôs a realização de pesquisas semanais sobre vários assuntos, incluindo problemas sociais, que poderiam ser usadas como base pelos listmasters. Estas pesquisas dariam uma boa visão geral da opinião atual interna do projeto. Alberto Gonzalez Iniesta se opôs à idéia e MJ Ray considerou-a uma idéia ruim que levaria a decisões impróprias.

Políticas de Uploads de Não-Mantenedor. Mike Hommey questionou se ainda é uma boa prática notificar o mantenedor antes de fazer um upload de não-mantenedor. Eric Dorland citou Andreas Barth e confirmou que os desenvolvedores ainda devem notificar o mantenedor através do sistema de acompanhamento de bugs antes de fazer upload do pacote.

Pacotes Python Essenciais? Eric Cooper notou que o python-minimal está instalado como pacote essencial. Matthias Klose explicou que isto foi feito como preparação para uma alteração futura no pacote. Anthony Towns reverteu isto até lá, já que tal modificação puxa a maior parte da distribuição python no Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 26 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 239 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Felipe Augusto van de Wiel .