Notícias Semanais Debian - 11 de Abril de 2006

Bem-vindo(a) à décima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Martin Zobel-Helas enviou informações atualizadas sobre as preparações para uma distribuição estável atualizada. Quando este periódico for publicado, o projeto Debian terá elegido um novo líder. Parabéns.

Servidor para Colaboração em Internacionalização. Jaldhar H. Vyas perguntou se seria possível configurar um site web central para coordenar os esforços de tradução dentro do Debian. Ele sugeriu várias ferramentas que funcionam como a ferramenta proprietária Rosetta, do Ubuntu. Margarita Manterola adicionou que tal site encorajaria muitas pessoas que não conseguem contribuir ao Debian com as ferramentas de tradução existentes.

Resolução Geral Proposta. Josselin Mouette propôs uma nova solução geral para alterar a Definição Debian de Software Livre em resposta à resolução que permite a alguns documentos licenciados sob a Licença de Documentação Livre GNU ficarem na seção principal ("main") do repositório. Jacobo Tarrio apontou que o texto permitiria que documentos com restrições mais fortes também ficassem na seção principal ("main").

Debian-Installer para Linksys NSLU2. Martin Michlmayr relatou que o suporte básico às máquinas NSLU2 da Lynksys foi incluído no debian-installer. Esta máquina é um dispositivo ARM com custo abaixo de US$100, 32 MB de RAM, Ethernet e duas portas USB, nas quais é possível conectar um disco USB e rodar um sistema Debian completo. Um motivo pelo qual há poucas pessoas trabalhando no porte ARM, provavelmente, é a falta de uma plataforma barata, o que foi resolvido agora.

Alterações no su e no sudo. Christian Perrier anunciou alterações no novo programa su. Argumentos para scripts executados devem ser colocados entre aspas junto com o nome do programa. Joey Schulze anunciou que novos pacotes sudo ainda irão corrigir as vulnerabilidades de segurança recentes, porém serão menos estritos em quais variáveis de ambiente são passadas para scripts executados.

Xen no Debian. Julien Danjou relatou o início do projeto de empacotamento do Xen no Alioth para ampliar a inclusão no Debian. Pacotes funcionais e separados do Xen 3 também estão disponíveis no repositório subversion.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 21 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 293 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino, Augusto Cezar Amaral e Felipe Augusto van de Wiel.