Notícias do Projeto Debian - 18 de Março de 2021

Bem-vindo(a) à first edição deste ano da DPN, o boletim informativo para a comunidade Debian.

Eleições para líder do Projeto Debian 2021

A convocatória para candidaturas foi anunciada para a eleição do(a) líder do Projeto Debian. O processo de eleição começa nas seis semanas anteriores à vacância do posto, com o mandato iniciando em 21/04/2021. O processo segue da seguinte forma: as candidaturas são aceitas de 7 a 13 de março, as campanhas acontecem de 14 de março (domingo) até 3 de abril, e a votação começa em 4 de abril e vai até 17 de abril.

Soft Freeze do Bullseye

A equipe de lançamento anunciou que o Bullseye alcançou a etapa de soft freeze (congelamento suave) em 12/02/2021. Este congelamento somente permite correções específicas e pequenas para a próxima versão. Novas transições ou versões de pacotes que podem ser disruptivas não são mais permitidas. Você pode seguir a programação de congelamento na página políticas e linha do tempo do congelamento do Bullseye.

Outros tópicos cobertos por esta edição incluem:

Alertas de segurança importantes do Debian

A equipe de segurança do Debian emite alertas diariamente (alertas de segurança 2021). Por favor, leia-os cuidadosamente e se inscreva na lista de discussão de segurança para manter seus sistemas atualizados contra quaisquer vulnerabilidades.

Alguns alertas recentemente lançados dizem respeito a esses pacotes: pygments, tiff, flatpack, grub2, thunderbird, docker.io, firefox, screen, chromium, webkit2gtk, openvswitch, firejail e connman.

O site web do Debian também arquiva os avisos de segurança comunicados pela equipe de suporte de longo prazo Debian (LTS) e enviados para a lista de discussão debian-lts-announce.

Assegurando o SecureBoot GRUB2 UEFI 2021

Desde o conjunto de bugs BootHole anunciados no GRUB2 em julho de 2020, pesquisadores(as) de segurança e desenvolvedores(as) no Debian e em outros lugares continuaram procurando por mais problemas que poderiam permitir a evasão do Boot Seguro UEFI. Muitos outros problemas fora encontrados. Veja o aviso de segurança Debian 4867-1 para mais detalhes completos. O Debian publicou uma declaração muito informativa buscando explicar as consequências dessas vulnerabilidades de segurança e os passos a serem tomados para corrigi-las.

Notícias do Debian bullseye

Homeworld, a arte e tema padrão para o bullseye

Congratulamos à Juliette Taka por sua submissão vencedora Homeworld, a qual será o tema e a arte padrão para o Debian 11 bullseye. Mais de 5.613 votos foram enviados entre as 18 submissões. Agradecemos a todos(as) que contribuíram e votaram em um processo que foi uma agradável recordação de como o Debian é uma verdadeira comunidade.

Relatório de bugs críticos ao lançamento para a semana 11

A interface web de bugs do Ultimate Debian Database apresenta, atualmente, os seguintes bugs críticos ao lançamento:

No total:1110
Afetando Bullseye:216
Apenas Bullseye:51
Restando a ser corrigido no Bullseye:165

Desses 165 bugs, as seguintes tags estão definidas:

Pendente no Bullseye:4
Corrigidos no Bullseye:23
Duplicados no Bullseye:10
Podem ser corrigidos por uma atualização de segurança:15
Contrib ou non-free no Bullseye:4
Reivindicados no Bullseye:0
Atrasados no Bullseye:1
De outra forma, corrigidos no Bullseye:8

Ignorando tudo acima (múltiplas tags possíveis) 111 bugs precisam ser corrigidos por contribuidores(as) Debian para se ter o Debian 11 Bullseye lançado.

Contudo, na visão da gerência de lançamento, 182 precisam de atenção para que o lançamento aconteça.

Por favor, veja Interpretando as estatísticas de bugs críticos ao lançamento para uma explicação dos diferentes números.

Novo design do site web

Estamos muito orgulhosos(as) de nossa equipe WWW e de seu trabalho na atualização do site web do Debian para uma aparência mais dinâmica e moderna. Dê uma olhada! Isto é só o início do processo, já que continuamos removendo informações obsoletas, atualizando o site com novas informações e melhorando a experiência geral dos(as) usuários(as) finais. Como sempre, mais mãos e olhos serão úteis, nos informe se desejar contribuir com este novo capítulo do nosso desenvolvimento.

apt-2.2

Julian Andres Klode compartilhou que o APT 2.2 foi lançado. Novos recursos incluem --error-on=any e rred independentes para combinar arquivos pdiff.

Novas chaves de assinatura do repositório

As novas chaves de assinatura do repositório para o Debian 11 foram geradas para uso futuro (em breve). As chaves serão incluídas no Debian 11, bullseye, e para futuras versões pontuais para o Debian 10, buster. As chaves entrarão em uso no lançamento do bullseye ou no vencimento das chaves antigas em 12/04/2027.

As novas chaves são:
pub rsa4096 2021-01-17 [SC] [expires: 2029-01-15]
1F89 983E 0081 FDE0 18F3 CC96 73A4 F27B 8DD4 7936
uid Debian Archive Automatic Signing Key (11/bullseye) <ftpmaster@debian.org>
sub rsa4096 2021-01-17 [S] [expires: 2029-01-15]
A723 6886 F3CC CAAD 148A 27F8 0E98 404D 386F A1D9
pub rsa4096 2021-01-17 [SC] [expires: 2029-01-15]
AC53 0D52 0F2F 3269 F5E9 8313 A484 4904 4AAD 5C5D
uid Debian Security Archive Automatic Signing Key (11/bullseye) <ftpmaster@debian.org>
sub rsa4096 2021-01-17 [S] [expires: 2029-01-15]
ED54 1312 A33F 1128 F10B 1C6C 5440 4762 BBB6 E853

Chaves:

https://ftp-master.debian.org/keys/archive-key-11.asc

https://ftp-master.debian.org/keys/archive-key-11-security.asc

Imagens pré-preparadas Debian Quick Image Baker estão disponíveis

DQIB (Debian Quick Image Baker) fornece imagens Debian sid QEMU, geradas semanalmente e para muitas arquiteturas. Cada download fornece um sistema de arquivos, kernel, initrd e uma amostra README de comandos QEMU que iniciarão a imagem com informações sobre como fazer login.

Outros itens de interesse

Debian rodando em coreutils do Rust

Sylvestre Ledru compartilhou detalhes do funcionamento do rust-coreutils no Debian. A implementação é capaz de suportar e iniciar com GNOME, instalar os 1.000 principais pacotes e construir o Firefox.

Novo serviço: debuginfod

Sergio Durigan Junior anunciou um serviço debuginfod no Debian. O debuginfod permite que desenvolvedores(as) não precisem instalar pacotes debuginfo para depurar software. Ele funciona como um cliente/servidor para fornecer ferramentas de depuração sobre HTTP.

Google e Debian colaboram para empacotar o sistema de construção Bazel no Debian

O desenvolvedor Debian Olek Wojnar e o engenheiro de software da Google Yun Peng trabalharam com a equipe Bazel para empacotar o Bazel no Debian com a intenção de auxiliar a comunidade médica nas pesquisas sobre COVID-19. Olek compartilhou alguns dos desafios técnicos e detalhes do projeto em uma palestra em vídeo.

Freexian provê financiamento para alguns projetos Debian

Raphael Hertzog compartilhou detalhes da intenção do LTS do Freexian para fornecer financiamentos para alguns projetos Debian com parte do dinheiro coletado de seus(suas) próprios(as) patrocinadores(as). Esta contribuição generosa permitirá que equipes solicitem financimento dentro de suas esferas de trabalho que, de modo geral, converterá para toda a comunidade.

BSPs, Eventos, MiniDebCamps e MiniDebConfs

Festas de caça aos bugs

Próximos eventos

Vai acontecer uma festa virtual de caça aos bugs em Salzburg/Áustria entre 24–25 de abril de 2021. Alguns detalhes ainda estão sendo planejados, por enquanto guardem esta data.

Eventos passados

A comunidade Debian Brasil organizou a MiniDebConf On-line Brasil 2020 entre 28–29 de novembro de 2020. Apresentações do evento em português estão disponíveis para visualização em .

A comunidade Debian Índia organizou a MiniDebConf On-line Índia 2021 entre 23–24 de janeiro de 2021. As apresentações ocorreram em mais de 6 idiomas, num total de 45 atividades desde palestras, até "desconferências" (BOFs) e oficinas. As palestras e os vídeos do evento estão disponíveis para visualização.

Relatórios

Relatórios mensais do Freexian LTS

Freexian lança relatórios mensais sobre o trabalho de contribuidores(as) pagos(as) para o Debian com suporte de longo prazo (Long Term Support - LTS).

Atualização do estado do Reproducible Builds

Siga o blog do Reproducible Buildspara obter relatórios mensais deste trabalho no ciclo buster.

Pacotes precisando de ajuda:

Atualmente 1204 pacotes estão órfãos e 209 pacotes estão para adoção: por favor, visite a lista completa de pacotes que necessitam de sua ajuda.

Bugs para novatos(as)

O Debian tem uma tag de bug newcomer (novato(a)), usada para indicar bugs que são adequados para novos(as) contribuidores(as) como ponto de entrada para trabalhar com pacotes específicos. Atualmente existem 189 bugs disponíveis e com tag newcomer.

Código, programadores(as) e contribuidores(as)

Novos(as) mantenedores(as) de pacotes desde 9 de setembro de 2020

Por favor, deem as boas-vindas a: Adrien Nayrat, Georgy Komarov, Alex Doyle, Johann Queuniet, Stephen Gildea, Christoph Groth, Jhon Alejandro Marin Rodriguez, Adrià García-Alzórriz, Romain Porte, Jakub Ružička, skyper, James Turton, Alois Schlögl, Judit Foglszinger, Aaron Boxer, Kevin Wu, Anthony Perkins, Felix Delattre, Ken Ibbotson, Andrei Rozanski, Nis Martensen, qinxialei, Laurin Hagemann, Jai Flack, Johann Elsass, Fred Le Meur, Vivek K J, Thiago da Silva Gracini, Jobin J, Selvamani Kannan, Calum McConnell, Dhyey Patel, Ed Neville, Leonidas S. Barbosa, Lucca Braga Godoy Mendonça, Chris Keller, Guinness, Sergio de Almeida Cipriano Junior, Sahil Dhiman, Michel Le Bihan, Fabio Fantoni, Mark Pearson, Matija Nalis, David Bannon, Federico Grau, Lisa Julia Nebel, Patrick Jaap, Francisco Emanoel Ferreira, Peymaneh Nejad, Daniel Milde, Stefan Kropp, Frédéric Pierret, Vipul Kumar, Jarrah Gosbell, John Zaitseff, Badreddin Aboubakr, Sam Reed, Scupake, Clay Stan, Klaumi Klingsporn, Vincent Smeets, Emerson dos Santos Queiroz, Alexander Sulfrian, bill-auger, Marcelo Henrique Cerri, Dan Streetman, Hu Feng, Andrea Righi, Matthias Klein, Eric Brown, Mayco Souza Berghetti, Robbi Nespu, Simon Tatham e Brian Potkin.

Novos(as) mantenedores(as) Debian

Por favor, deem as boas-vindas a: Ricardo Ribalda Delgado, Pierre Gruet, Henry-Nicolas Tourneur, Aloïs Micard, Jérôme Lebleu, Nis Martensen, Stephan Lachnit, Felix Salfelder, Aleksey Kravchenko, Étienne Mollier, Timo Röhling, Fabio Augusto De Muzio Tobich, Arun Kumar Pariyar, Francis Murtagh, William Desportes, Robin Gustafsson, Nicholas Guriev, Xiang Gao, Maarten L. Hekkelman, qinxialei, Boian Bonev, Filip Hroch e Antonio Valentino.

Novos(as) desenvolvedores(as) Debian

Por favor, deem as boas-vindas a: Benda XU, Joseph Nahmias, Marcos Fouces, Hayashi Kentaro, James Valleroy, Helge Deller, Nicholas D Steeves, Nilesh Patra, David Suárez Rodríguez e Pierre Gruet.

Contribuidores(as)

954 pessoas e 9 equipes estão atualmente listadas na página Contribuidores(as) Debian em 2021.

Estatísticas

buster

sid

Pacotes populares

Pacotes novos e de destaque

Aqui está uma pequena amostra dos muitos pacotes adicionados ao repositório Debian instável (unstable) nas últimas semanas:

Discussões

O desenvolvedor Debian Stephan Lachnit perguntou: É possível contribuir com o Debian sem usar o nome verdadeiro devido a preocupações com privacidade?".

William Torrez Corea perguntou: Como atualizar o SO para Debian buster? A discussão se relaciona à reinstalação vs. atualização vs. reconstrução, e uma síntese das versões Sid/estável (stable)/teste (testing).

Jerry Mellon perguntou: Como adicionar um disco rígido a um sistema existente? Fácil de ler, porém apresenta algumas armadilhas e alternativas para esta tarefa muito comum.

Dan Hitt perguntou: como instalar o Debian 10 sem acesso a CD ou USB, mas com uso de ethernet e disco rígido? A discussão cobre uma bios muito rápida, opções pxeboot, entradas grub menuentry, netboot e uma solução kernel hd-media.

John Berden perguntou: Como corrigir uma senha incorreta no Debian 10.8 após a instalação?. Esta discussão se refere à edição do grub na inicialização, persistência grub, um emacs em miniatura e uma lição de sintaxe do editor grub, e comportamento canônico do shell.

Dicas e truques

Era uma vez no Debian:

Quer continuar a ler o DPN?

Por favor, ajude-nos a criar esse boletim informativo. Ainda precisamos de mais escritores(as) voluntários(as) para observar a comunidade Debian e relatar sobre o que está acontecendo. Por favor, veja a página sobre contribuição para descobrir como ajudar. Estamos aguardando ansiosamente sua mensagem (em inglês) em debian-publicity@lists.debian.org.

Inscreva-se ou remova sua inscrição da lista de discussão das Notícias do Debian


Para receber este boletim em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias do Projeto Debian foi editada por The Publicity Team with contributions from Jean-Pierre Giraud, Justin B Rye, Thiago Pezzo, Paulo Henrique de Lima Santana (phls) e Donald Norwood.
Ela foi traduzida por Thiago Pezzo (tico) e Paulo Henrique de Lima Santana (phls).