Lançado o Debian 7.0 Wheezy

4 de Maio de 2013

Após muitos meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome Wheezy).
Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.

O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do Wheezy, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.

O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz.
Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits (amd64), embora não haja suporte para Secure Boot ainda.

Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:

Com essa ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de qualidade como testes de instalação automática e atualização para todos os pacotes nos repositórios Debian garantem que o Wheezy satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. Ele é sólido como uma rocha e rigorosamente testado.

Você pode instalar o Debian em computadores que vão desde sistemas portáteis até supercomputadores, e em quase tudo entres eles. Um total de nove arquiteturas são suportadas: PC de 32 bis / Intel IA-32 (i386), PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31 bits s390 e 64 bits s390x), e ARM EABI (armel para hardware mais antigo e armhf para hardware mais novo usando unidade de ponto flutuante).

Quer experimentá-lo?
Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live.

Se, ao invés disso, você quiser instalá-lo diretamente, você pode escolher entre vários meios de instalação, tais como mídias Blu-ray, DVDs, CDs, e dispositivos USB, ou via rede. Vários ambientes de área de trabalho — GNOME, área de trabalho KDE Plasma e aplicativos, Xfce, e LXDE — podem ser instalados por meio de imagens de CD; o que for desejado pode ser escolhido a partir dos menus dos CDs/DVDs. Além disso, CDs e DVDs de multiarquitetura estão disponíveis, os quais suportam instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou você sempre pode criar a mídia de instalação USB inicializável (veja o Guia de Instalação para mais detalhes).

As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via bittorrent (o método recomendado), jigdo, ou HTTP; veja Debian em CDs para mais informações. O Wheezy estará disponível em breve em mídias de DVD, CD-ROM e Blu-ray a partir de vários fornecedores, também.

Já é um usuário feliz do Debian e você quer apenas atualizar?
As atualizações para o Debian 7.0 a partir da versão anterior, Debian 6.0 (codinome Squeeze), são manipuladas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes apt-get para a maioria das configurações. Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados de forma indolor, no local, sem qualquer indisponibilidade forçada, mas é fortemente recomendado que você leia as notas de lançamento, assim como o guia de instalação para possíveis problemas, e para instruções detalhadas de como instalar e atualizar. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para outros idiomas nas semanas após o lançamento.

Sobre o Debian

O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de voluntários ao redor do mundo que colaboram através da Internet. O pontos chave do projeto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e o seu compromisso de fornecer o melhor sistema operacional possível. O Debian 7.0 é mais um passo importante nessa direção.

Informações de contato

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.