Notícias Semanais Debian - 6 de Março de 2002

Bem-vindo(a) à décima edição desse ano da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Nós estamos muito excitados ao reportar o jeito mais estranho de criar aplicações GUI: usando PHP. Veja abaixo. Nossos leitores dinamarqueses pode estar interessados nesse guia Debian, que é um suplemento que vai bem mais fundo para o manual de instalação.

DebConf 2 em Toronto. Finalmente, Joe Drew anunciou que a segunda Conferência Debian acontecerá de sexta, 5 de julho, até domingo, 7 de julho, em Toronto, Ontario, Canadá. Esse é o final de semana depois do Ottawa Linux Symposium então as pessoas podem participar de ambos os eventos. Aqueles que querem fazer apresentações ou palestras contacte Joe Drew o mais rápido possível.

Período de Campanhas para a Eleição de Líder. Manoj Srivastava, com o Chapéu de Secretário Honorário do Projeto, relatou o fim do período de nomeação com três candidatos a serem contados: Bdale Garbee, Raphaël Hertzog e Branden Robinson. As plataformas desses candidatos estão online agora. O período de três semanas de campanha está começando. Observe a lista debian-vote. Muitas perguntas e declarações dos candidatos são postadas lá. Digna de nota está a seguinte lista de perguntas para os candidatos feita por Anthony Towns que, como efeito colateral, demonstra os limites de ser um Líder do Projeto Debian.

Escrevendo Aplicações GUI com PHP. Com muita frequência, o PHP é lembrado como apenas uma linguagem de script embutida em HTML. No entanto, é também uma linguagem completa de propósito geral que pode ser usada para muito mais. Um dos objetivos por trás do projeto PHP-GTK foi provar que o PHP pode ser usado para escrever aplicações GUI para ser rodado nos clientes. Esse projeto não permite a você criar aplicações web com GTK mas aplicações GUI e iniciá-las com php4 -q hello.php como se você estivesse usando Perl/Gtk, Python/Gtk ou similares.

Estado do Lançamento do Woody. Anthony Towns lançou outro relatório de estado sobre o lançamento do Woody. A lista de bugs críticos para o lançamento (RC) está abaixo de 200 e outro conjunto de pacotes foram removidos do Woody. Para aqueles que querem ajudar com bugs RC, há duas listas de bugs RC diferentes: a tradicional e a que dá uma indicação de quão bugadas as versões dos pacotes na testing estão. Aqueles que estão interessados em se assegurar de que os pacotes por que se interessam não sejam jogados fora são encorajados a usar ambas se tiverem tempo sobrando.

Análise de Navegadores Web para GNU/Linux. Recentemente, Rob Valliere analisou navegadores web disponíveis nas distribuições GNU/Linux, incluindo a Debian GNU/Linux. Esforços de desenvolvimento significantes foram feitos no Galeon, Mozilla e Konqueror nos últimos meses. Os navegadores que mais o impressionaram são Galeon 1.0.3, Mozilla 0.9.8 e Opera 6.0 TP3 (que não está disponível no Debian GNU/Linux por ser non-free).

Gnome-Print Causou Problemas na Sid. Os pacotes do Gnome não funcionaram tão bem quanto deveriam recentemente, por causa de problemas com os pacotes do core do Gnome. Por causa de um proclema de dependências que afetou os pacotes libgnomeprint*, a maior parte dos pacotes do core do Gnome foram removidos. Parece que havia dependências circulares no gnome-print que foram resolvidas mais tarde.

Notas de Lançamento do Woody. Robert Bradford está trabalhando nas novas notas de lançamento para o lançamento do Woody. Ele busca ajuda das pessoas sobre os detalhes no que diz respeito a portar o Debian para plataformas não-ia32, divisão e renomeação de pacotes e problemas e consertos em geral. Como um exemplo, aqui estão as notas de lançamento sobre o XFree86 para o Woody. Se você puder ajudar o Robert, por favor envie uma mensagem para rob@debianplanet.org.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 108 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.