Notícias Semanais Debian - 16 de Janeiro de 2002

Bem-vindo(a) à terceira edição da Debian Weekly News desse ano, a newsletter semanal da comunidade Debian. Esperamos que tenham gostado da semana que passou. Muitas coisas aconteceram. Essa semana nós incluímos com orgulho dois itens escritos por um novo voluntário: Yooseong Yang.

Precisa-se de Sponsors. Raphaël Hertzog lembrou-nos de que o Debian precisa de mais sponsors para cuidar dos pacotes de candidatos a futuros mantenedores. O sistema de sponsors funciona com desenvolvedores Debian oficiais ajudando futuros mantenedores checando seus pacotes, dando conselhos e fazendo upload de seus pacotes para o Debian antes de eles terem terminado o processo para se tornar um novo mantenedor. Atualmente, há por volta de 30 pessoas procurando um sponsor.

Problemas com a libpng 2/3 Resolvidos? Daniel Stone relatou que os problemas acontecidos com a libpng2/libpng3 devem ser resolvidos com os pacotes recentemente uploadeados do kdebase, kdegraphics e kdenetwork. Anteriormente ele explicou o problema: Ivan decidiu que a libpng3 devia ser o caminho para aqueles que usam libqt2, mas o Chris decidiu que a libqt2 devia ficar com a libpng2 e a libqt3 deveria usar libpng3.

Melhorando o QA. Adrian Bunk discutiu os detalhes da proposta que ele fez ano passado. Ele vai publicar a lista final de taregas logo, e está procurando por voluntários para se responsabilizar por tarefas em particular. Mais tarde, Edward Betts discutiu quando a tag `help' deve ser usada no Bug Tracking System (BTS). Torsten Landschoff rapidamente implementou um gateway LDAP modificado para a BTS para facilitar a extração de bugs com tags dele.

Problemas com o GNU Chess. Foi dito que compilar esse pacote pode demorar vários dias nas máquinas ARM e M68k. Isso é problemático já que ele bloqueia a máquina de construção por um tempo. Philip Blundell imaginou quão específicas de arquitetura eram os arquivos de dados do chess. Talvez o processo de construção possa ser modificado para que esses arquivos possam ir em um pacote independente de arquitetura e não terem de ser gerados todas as vezes.

Ambiente Chroot para o Debian NetBSD. Matthew Garrett anunciou a disponibilidade de um ambiente chroot para ajudar o desenvolvimento do Debian em um sistema NetBSD. Depois de instalá-lo e entrar nele com chroot, você poderá usar o poder dos dois sistemas e poderá começar a compilar pacotes preliminares. Matthew compilou uma página web que contém mais instruções e uma lista de afazeres.

Diário Público da QA? O Time de Controle de Qualidade (QA) está discutindo sobre um Diário público cobrindo o trabalho deles. Seria provavelmente uma boa idéia tornar o trabalho de QA mais visível e dar crédito às pessoas que estão realmente fazendo trabalho de QA. Talvez alguém que leia emails enviados para o BTS e listas da QA gostaria de compilar um relatório de progressos semanal ou mensal para a QA?

Formato de Documentação Debian. Recentemente, Cliff postou um artigo importante relacionado a escrever documentação. Ele mencionou vários tipos de documentação nesse artigo: aft, Docbook, LaTeX, e por aí vai. No entanto, ele preferiu um formato ASCII simples. Para o Debian, John R. Daily propôs usar DocBook/XML como formato de documentação ao invés do SGML (e páginas de manual). Devemos endereçar esse problema: que Definição de Tipo de Documentação (DTD) é útil tanto para desenvolvedores como para usuários?

OpenPKG versus APT. O OpenPKG 1.0 é uma ferramenta de empacotamento de software cross-plataforma para Unix baseado no RPM, que foi lançado recentemente. Algumas pessoas discutiram características dele e da ferramenta de empacotamento Debian. Jörg Wendland sugeriu várias novas funções embutidas no APT ou em um wrapper que funcione em volta dele, principalmente para fazer a manutençÃo de grandes pools de máquinas Debian similares mais fácil. Essas características incluem instalação remota, desinstalação e reconfiguração de software.

Renomeando ITPs parados para RFP. Bas Zoetekouw propôs renomear os bugs ITP (Intent to Package, ou Intenção de Empacotar) em RPFs (Request for Packaging, ou Pedido de Empacotamento) se o relatório de erro não tiver atividade nenhuma nos últimos 100 dias. Sua lista contém mais de 300 itens, o que significa que mais de 300 programas que as pessoas queriam queriam empacotar não foram uploadeados por um longo período. Thomas Bushnell propôs fechar o bug de uma vez se a última atividade do mesmo tiver sido uma mensagem de QA pedindo um relatório de estado.

Banindo o link simbólico /usr/doc. Julian Gilbey fez o upgrade e perdeu -- ou ganhou. Ele imaginou por que o link simbólico /usr/doc sumiu depois do upgrade. Santiago Vila explicou que tinha acabado de atualizar o último pacote que veio com um arquivo no diretório /usr/doc, como descrito no plano de transição de agosto de 1999.

A Quinta Revisão do Potato. Martin 'Joey' Schulze anunciou a quinta revisão do Debian 2.2 (nome código 'potato'). Ele é principalmente uma atualização de segurança, além de muitos bugs terem sido consertados também. Algumas atualizações de segurança importante são PHP4, INN2, Apache, OpenSSH, postfix, Mailman, GPM, mutt e Exim. Também, pacotes importantes como o modconf e o postgresql foram atualizados. O Joey tem uma lista completa, o changelog e ochangelog do non-US. Se você não faz isso há algum tempo, assegure-se de rodar apt-get update && apt-get upgrade. Um CD de atualização já deve estar disponível em cdimage.debian.org.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram atualizados ou adicionados ao repositório do Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume, assegure-se de atualizar seus sistemas se tem um desses pacotes instalado.

Pacotes Abandonados. Alguns pacotes foram abandonados essa semana. Eles totalizam um total de 102 pacotes órfãos. Veja as páginas WNPP para a lista completa.

Tem Notícias? Por favor nos informa sobre tudo que se passa na comunidade Debian. Estamos sempre procurando por mais histórias interessantes para adicionar, especialmente itens novos, escritos por voluntários.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.