Notícias Semanais Debian - 14 de Janeiro de 2003

Bem-vindo(a) a segunda edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Parece que a transição do GCC relatada na edição da semanada passada está funcionado corretamente. Um novo verbo foi acidentalmente criado durante a discussão sobre o KDE 3 e o Debian. Foi dito que o KDE 3 será "sidado" logo. Uma contribuição para um dialeto elitista do Debian.

Progresso da SPI. Nils Lohner foi resignado como presidente da Software in the Public Interest (SPI) e Ean Schuessler foi apontado como novo vice-presidente. A SPI fornece apoio legal e financeiro para vários projetos de Software Livre, incluindo o Debian. No mais recente encontro da comissão de diretores, uma carta de direitos foi . John Goerzen irá presidir o comitê que irá revisar as regras da SPI. Três voluntários são necessários para ocupar os lugares abertos. Adicionalmente, nomeações para preencher as cadeiras abertas no quadro da SPI são aceitas e os membros irão votar nas mesmas. Como sempre, a SPI está convidando pessoas interessadas em se tornar novos membros.

Entrevista: Sustentando o nome Linux. Sam Varghese do The Age apresentou uma entrevista com um membro do Time de Imprensa do Debian esta semana. Sam quis saber a diferença do Debian com relação a outras distribuições, qual a motivação dos desenvolvedores Debian, uma vez que eles não são pagos, se o ciclo de lançamento é forte ou fraco e qual o futuro do projeto Debian.

Screen Shots do Processo de Instalação. O Time de Imprensa do Debian recentemente recebeu uma solicitação da Personal Computer World, uma revista especializadas em PC, do Reino Unido, por screen shots do processo de instalação da Woody. Thorsten Sauter gentilmente produziu um grupo de imagens PNG, que mostra todos os passos importantes da instalação do sistema woody.

Disponivel o CD de Atualização da 3.0r1.Significantesproblemas de hardware durante o periodo de festas causaram algum atraso, mas Steve McIntyre finalmente gerou imagens de CD com a atualização do Debian 3.0 para o 3.0r1. Usando o jigdo e os arquivos modelos os CDs de atualização estão agora disponíveis.

Porte Potencial do Debian para o x86-64. Bart Trojanowski expressou seu interesse em começar a trabalhar no porte do Debian para a próxima arquitetura x86-64 da AMD. A arquitetura x86-64 irá ter os novos processadores de 64 bits da AMD, que são esperados para habilitar computação simultânea de 32 e 64 bits. Michael Banck discutiu a possibilidade de obter acesso ao hardware x86-64 com o representante de Código Fonte Aberto da AMD, mas esse hardware inclui um mal NDA e dessa forma não é possivel para o Debian no momento.

Sistema de Gerenciamento de Pacotes Itsy. Josh Narins esteva curioso sobre hardwares antigos que ainda rodam Debian. Depois de algumas pessoas descrevem que máquinas antigas, como 486 e 386 ainda vivem com o Debian, a discussão voltou-se para a baixa performance do dpkg nestes ambientes limitados. Josh então encontrou o Sistema de Gerenciamento de Pacotes Itsy (iPKG). O iPKG foi desenhado para ser muito parecido com o sistema de gerenciamento de pacotes do Debian e suporta o formato de pacotes .deb. No entanto, o iPKG é muito leve e parece ser ideal para instalações do GNU/Linux com sérias limitações de armazenamento como em handhelds.

Licenças de Software Livres Podem Ser Anuladas? Mensagens recentes no Advogato discutem se é legal que os desenvolvedores retrospectivamente anulem licenças como a GNU GPL. Está em debate também a regra de contratos de lei na aplicação ou regulamentação de licenças de copyright e se licenças de software livre são garantidas perpetuamente ou não. Há, atualmente, algumas ambiguidades nesta área, embora pareça que os resultados irão variar, dependendo de qual jurisdição um desenvolvedor se encontra. Uma chamada foi feita para atualizar a GPL e ficar mais clara com relação a essas questões de endereço.

Problemas com o Encode das Páginas Web. Tomohiro Kubota (久保田智広) descobriu um problema sério com caracteres não-ASCII na páginas web multilinguais geradas automaticamente quando encode multibyte é usado (como ISO-2022-JP para o japonês ou EUC-KR para o koreano). Ele nota que o ISO-8859-1 é um encode de caracteres local como KOI8-R e EUC-JP (eles conflitam entre si), e então, não deve ser usado quando um encode diferente é especificado nas páginas web. Em vez disso, caracteres não-ASCII devem ser tratados como entities HTML.

Kernel sem Suporte a Ext2? Marcel Kolaja noticiou que a configuração do kernel otimizada para i386 e i686 difere com relação ao ext2. A última é compilada como um módulo. Josselin Mouette e Daniel Jacobowitz explicaram que isto é uma característica e não uma falha. O kernel carrega um ramdisk com o módulo no mesmo. No Linux 2.6, initrd será substituído pela initramfs.

Alterando o Número dos Lançamentos Debian. Scott James Remnant propôs a alteração do esquema de númeração das releases uma vez que ele acredita que o próximo lançamento do Debian será um número maior e, então, deverá ser chamada de Debian 4 (sarge) ao invés de Debian 4.0 (sarge). Martin Michlmayr adicionou que uma das coisas mais importantes a se manter em mente ao se propor uma mudança que é exposta para todo usuário é que ela deverá ser conservadora.

Novo Pacote Virtual para Servidores de Nomes? Toni Mueller sugeriu a criação de um ou dois novos pacotes virtuais para servidores de nomes. Ele nota que o Debian leva vários e eles conflitam apenas parcialmente entre si. Michael Poole quis saber porque os pacotes precisam conflitar, uma vez que eles podem estar instalados ao mesmo tempo na máquina e precisam apenas ser configurados diferentemente.

Instalando Woody em um Laptop Vaio. Roger Lipscombe fez algumas anotações, documentando como ele instalou o Debian 3.0 (Woody) em seu laptop Vaio SRX87. Como o laptop vem com um firewire basedo no drive de DVD-ROM que atualmente não é suportado pelo processo de instalação, ele teve que fazer uma instalação via rede, usando PXE para inicializar via rede.

Criando um .deb de Arquivos .deb. Steve Traugott quis saber se há alguma ferramenta que empacote um pacote Debian, suas dependências e suas db do debconf, em um único arquivo. Ele tentou implementar técnicas descritas neste tutorial de administração. A ferramenta existente, apt-zip não é suficiente.

A História do radiusd-freeradius. Chad Miller explicou que o atual estatus do radiusd-freeradius. Uma falha falsa foi colocada contra o pacote para mantê-lo fora da woody, mas infelizmente o relatório não foi removido após o lançamento e quando o mantenedor não prestou atenção, o pacote foi removido da testing e da unstable durante o anúncio de remoção. O pacote não pode ser adicionado novamente uma vez que ele indiretamente é ligado a libssl mas é licenciado sob a GNU GPL. No entanto, algumas pessoas mantém pacotes privados do radiusd-freeradius.

CUPS e SSL. Jeff Licquia contactou os desenvolvedores do GNU TLS para discutir se a biblioteca OpenSSL compatível pode ser relicenciada usando a GNU Licença Pública Geral Menor (LGPL). Nikos Mavroyanopoulos do GNU TLS reenviou isso para seu autor, é claro, e Jeff adicionou que seu propósito é escrever suporte nativo a GNU TLS para o CUPS.

Solicitações Aleatórios por Remoção de Pacotes. James Troup contactou o time de QA pois os ftpmasters estão recebendo uma quantidade crescente de relatórios de falhas, solicitando a remoação de pacotes. No entanto, estas solicitações não veem de seus mantenedores ou do time de QA mas de pessoas aleatórias, que freqüentemente não são desenvolvedores. Ele não se sente confortável com os ftpmasters decidindo quando remover um pacote, então, futuras solicitações serão discutidas pelo time de QA.

Portando o OSCAR para o Debian? Benoit des Ligneris quis saber se o Debian estaria interessado em portar o OSCAR, uma coleção de programas para fazer cluster. Atualmente, as ferramentas são feitas, principalmente, com o propósito de serem utilizadas por cientistas da computação. Benoit adicionou uma lista de problemas que precisam ser resolvidos. Pessoas interessadas podem facilmente juntar-se a ele e trabalhar nisso.

Contruindo Aplicações GTK para Windows no Debian. James Michael DuPont enviou uma solicitação de ajuda e suporte para a comunidade Debian. O objetivo é construir o aplicativo dia para a plataforma W32 usando Debian e o compilador MingW32. Ele também sugeriu o uso do porte GTK para W32 para construir um instalador gráfico baseado no GTK e no debian-installer.

Debian no X-box. Se você está procurando por um gravador de vídeo digital legal e uma plataforma de divertimento caseiro, o projeto Dreamix talvez seja interessante para você. Seu objetivo é fazer com que o X-box possa realizar gravação de vídeo pessoal, vídeo e audio e visualização de imagens através de código livre. O Dreamix também é baseado no Debian X-box-Linux, e todas as bibliotecas necessárias serão incluídas na distribuição da imagem de CD e será auto-executável depois que o CD for inserido no drive de DVD do X-box.

Atualização: Notícias Privadas para o Debian. Nós falamos sobre notícias privadas para o Debian em nossa última edição. Foi apontado que uma página de notificação já existe para as listas de discussão Debian, e que esta poderia ser usada como modelo para notificações mais gerais ou notícias privadas e para muitas outras coisas no Debian, como o PTS (sistema de acompanhamento de pacotes), BTS (sistema de acompanhamento de falhas) e outras. Qualquer contribuição para este esforço será bem-vinda, como por exemplo, na seguinte thread. Uma proposta foi feita e deve ser revisada.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 167 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black, Andrew Shugg e Martin 'Joey' Schulze.