Notícias Semanais Debian - 4 de Fevereiro de 2003

Bem-vindo à quinta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Martin Michlmayr foi entrevistado (Somente em Alemão) sobre o projeto Debian. Jonathan Oxer nos disse que a Mini Conferência do Debian realizada na última semana foi um sucesso! Estavam presentes 117 pessoas. A Internet2 relatou que eles melhoraram seu último recorde de velocidade e transferiram dois filmes em DVD com uma média de mais de 923 megabits por segundo.

O Sistema do Debian de Scripts de Inicialização. Alexander Wirt queria saber porque o Debian não faz um uso diferente dos níveis de execução 3 e 5 e sugeriu um esquema incluindo todos o sete níveis. Matthew P. McGuire mencionou o LSB, que especifica como esses níveis devem ser utilizados. Henrique de Moraes Holschuh não concorda que seja simples mudar o sistema de scripts de inicialização e apontou seu estudo no qual descreve em detalhes o atual sistema e suas propostas de mudanças.

Nova Chave de Repositório do Debian. Anthony Towns anunciou a chave de repositório para 2003, que será usada para assinar o arquivo de Liberação para os repositórios principal, não-US e de segurança. Essa chave pode ser usada com o apt-check-sigs para proteger seu uso do apt-get de espelhos mal intencionados ou explorados. Existem outras ferramentas baseadas nessa que podem ser interessantes, veja no Google ou nos arquivos da lista de emails debian-security. O Colin Walters e outros estão trabalhando para integrar apropriadamente essa ferramenta no apt.

Melhorando Jogos no Debian. Hwei Sheng Teoh ofereceu-se para ajudar qualquer desenvolvedor do Debian que dê atenção aos jogos para corrigirem problemas comuns com relação ao servidor de som. Por exemplo, o pobre gerenciamento de som de vários jogos pode permitir que o processo do servidor de som demore a ser fechado, consumindo infinitamente o poder da CPU. Steve Kemp também noticiou um problema recorrente com jogos que não manuseiam apropriadamente variáveis de ambiente.

Participação de Usuários nas Eleições para Líder de Projeto. Manoj Srivastava, o secretário do Projeto Debian, anunciou que o debate desse ano com os candidatos a Líder de Projeto no IRC terá a participação de usuários. Uma discussão teve início no Debian Planet onde as pessoas foram convidadas a postar questões e ou oferecer opiniões. O gerenciador do debate irá selecionar algumas dessas questões para perguntar aos candidatos no debate.

Logos do Debian em Consoles Virtuais. Dan McCombs escreveu um howto no qual ele descreve como usar o logo do linux em todos os consoles virtuais ao invés do logo do Debian. O Mini-Howto foi escrito por mera diversão e seu único propósito é servir para deixar a aparência do seu computador mais legal.

OpenOffice.org 1.0.2 para a Woody. Adrian Bunk anunciou que ele fez o backport(transporte) do OpenOffice.org 1.0.2 para a woody (estável) usando um GCC 3.2.1 transportado. Entretanto, ele avisa que os pacotes foram pouco testados e que qualquer comentário é bem-vindo. A versão 1.0.2 está oficialmente disponível para a plataforma i386, powerpc e s390 na versão instável do Debian.

Voto dos novos Membros para o Quadro do SPI. Wichert Akkerman pediu votos aos novos membros para o quadro de diretores do Software no Interesse Público, SA. Durante o período de 25 de Janeiro a 7 de Fevereiro (UTC) membros contribuintes podem computar seu voto online. Pessoas que vierem a tornar-se membros contribuintes durante esse período estão também convocadas a votar e todos os novos desenvolvedores do Debian tornarão-se membros contribuintes automaticamente.

Uso do Debian na Nicarágua. Georg Lehner relatou que o Debian está sendo difundido na América Central. Três universidades usam o Debian como roteadores e em servidores. Uma Oficina do Debian para administradores de sistemas da grande universidade, Nacional Autônoma de Nicarágua-Managua, foi realizada. A universidade nacional de engenharia UNI mantem um espelho do Debian (i386) e aderiu recentemente ao projeto LinEX.

Exim 4.12 para o Debian. Sander Smeenk anunciou que ele criou pacotes para o Exim-TLS 4.12. Ele hesitou em atualiza-los para o Debian devido a problemas que podem acontecer quando alguém com uma configuração de exim-tls 3.xx fora do normal tentar o upgrade. Sander pede ao pessoal para testarem os pacotes e relatarem problemas específicos e ou sucessos.

Removendo a página de manual nãodocumentada.7. Bas Zoetekouw planeja protocolar relatórios de erro contra todos os pacotes que aindacontem ligações simbólicas para páginas nãodocumentada.7. Existem atualmente 693 pacotes binários na sid que ainda as usam. Essa página de manual é obsoleta de acordo com a atual política.

Candidatos a Líder de Projeto. Depois de Manoj Srivastava anunciar o início dos procedimentos para eleição do líder de projeto, dois desenvolvedores do Debian candidataram-se até agora. O primeiro deles é o Moshe Zadka, seguido por Bdale Garbee. Branden Robinson ainda não decidiu se ele vai se candidatar novamente e está solicitando uma resposta específica por meio do longo questionário que ele anexou.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 161 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.