Notícias Semanais Debian - 4 de Março de 2003

Bem-vindo à nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A edição de hoje está um pouco menor, então a próxima provavelmente será um pouco maior. Marek Habersack informou-nos sobre um artigo sobre Segurança em Linux - uma sucessiva piada. Ele nos fez rir.

GNOME 2.2 para a Debian Woody. Jamie Strandboge anunciou em DesktopLinux.com que ele fez o transporte dos pacotes do GNOME da Debian instável, para rodarem na Debian estável. A lista de pacotes também inclui o Gnucash, Mozilla, Galeon e Evolution. Para usa-los você somente precisa adicionar uma linha em seu arquivo sources.list.

Novas listas de emails criadas. Anand Kumria anunciou várias novas listas para suportar trabalho em idiomas não-inglês. Além disso a lista deity foi aberta para o público e a lista debian-accessibility foi criada. Anteriormente ele anunciou que tinha instalado o razor e o crossassassin para reduzir o número de emails spam distribuídos através das listas do Debian.

Suporte Debian para arquiteturas RISC. Andrew Buckeridge apontou que a HP, SGI, Sun e IBM estão suportando suas próprias arquiteturas junto com seus sistemas operacionais proprietários. Todas as quatro, entretanto, também empurram a arquitetura x86 junto com o GNU/Linux. Ele pediu para que alguém interessado nessas portações contate seus vendedores de hardware para esclarecer o suporte a GNU/Linux, desde que o Debian suporte tudo neles.

Relatório de Novos Mantenedores. Martin Michlmayr recentemente anunciou 18 novos mantenedores que foram aceitados pelo Projeto Debian. Ele disse que como o Debian está crescendo tanto, é bom ter uma listagem de novos membros junto com um pequeno background deles.

Pacotes fora de sincronia na Testing? Jérôme Marant propôs deixar um pacote entrar na distribuição testing quando ele compilar em algumas arquiteturas sem a necessidade de compilar em todas. Ele acredita que um pacote deve entrar na testing o mais rápido possível para ele ser testado por usuários interessados. Anthony Towns disse que isso deve ser problemático pois existe somente um pacote fonte por suite. Colin Watson finalmente queria saber porque tantas pessoas estão mais concentradas em fazer malabarismos com os detalhes da infra-estrutura ao invés de corrigir os erros.

Mais propostas de lançamento. Jaldhar Vyas propôs uma atualização para a woody com vários pacotes portados, um repositório de fontes central e a permissão de todos os mantenedores para corrigir erros, e parar com o lançamento de todas as versões pois isso pode ser feito por terceiros. Jesus Climent adicionou que a HispaLinux iniciou a criação de versões do Debian personalizadas para um grupo de usuários alvo (tais como universidades, instituições educacionais, governo, etc.)

Cessando a documentação não-mantida. Adam Di Carlo propôs a remoção de manuais que estão obsoletos ou não mantidos. Ele gostaria de limpar alguns documentos não mantidos e focar nossos esforços em um único lugar. Ele pediu por opiniões sobre como consolidar os tutoriais, manuais do usuário, guias do Debian, guias de administração de sistemas e administração de rede com o bem mantido Debian reference.

Debian usado como Ferramenta de Segurança.O LinuxDevices relatou que aInnominate Tecnologias de Segurança irá desvelar o que ela chama de "menor dispositivo de segurança do mundo" no Fórum de Desenvolvedores da Intel. O Debian GNU/Linux é a primeira escolha com sistema operacional base para a Innominate quando desenvolver dispositivos de segurança padrões e customizados nos próximos anos. Os produtos atuais são baseados na versão 2.2 e 3.0. Enquanto usa código fonte aberto para o desenvolvimento de produtos, a Innominate com certeza está ansiosa para contribuir com seu próprio código.

Relatório do Hamburger Computer Tage. Jan Palic finalizou seu relatório sobre a presença do Debian no Hamburger Computer Tage no final de Janeiro. O Debian foi convidado a equipar um estande e dar duas palestras junto com várias outras cobrindo o GNU/Linux. O estande do Debian foi assunto de interesse de muitos visitantes durante toda a exposição.

Relatório do FOSDEM. Christoph Siess enviou seu relatóriosobre a presença do Debian no Encontro de Desenvolvedores de Software Livre e de Código Aberto (FOSDEM). O Projeto Debian manteve um estande que atraiu uma grande quantidade de desenvolvedores. Martin Michlmayr deu uma palestra sobre o Debian Embutido e Russell Coker falou sobre o SE Linux, o que atraiu uma grande quantidade de visitantes.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.