Notícias Semanais Debian - 6 de Maio de 2003

Bem-vindo a décima oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A universidade de Stanford está conduzindo a pesquisa FLOSS-US como um complemento à FLOSS. O Bruce Perens mencionou que ele gostaria de ver as forças tarefas baseadas no Debian (como Knoppix, Trusted Debian, Libranet e outras) trabalhando mais próximas do Projeto.

APT experimental com suporte a DDTP. A equipe do DDTP e o Projeto Debian-BR anunciaram a primeira versão pública do APT com suporte a tradução das descrições dos pacotes. Essa primeira versão experimental foi baseada na versão CVS do APT. Código fonte completo e correções também estão disponíveis.

União automática de arquivos de configuração. Jarno Elonen anunciou um suporte experimental para a união de arquivos de configuração no dpkg. Quando o arquivo de configuração instalado difere do arquivo no pacote o dpkg oferecerá uma opção de união. Isso deve ajudar quando o arquivo de configuração é atualizado e oferece mais opções.

O Debian não dará mais suporte a i386? Nathanael Nerode investigou o problema da i386 e descobriu que para manter a compatibilidade do binário com o os pacotes C++ de outras distribuições, o Debian precisa usar a versão i486 do atomicity.h fornecido pelo GCC. Dagfinn Ilmari Mannsåker escreveu um pequeno script que compara a performance do código OpenSSL i386 contra o i486 num Móvel P-III.

Tags de pacotes Debian. Enrico Zini anunciou as Tags de pacotes Debian que foram criadas em cooperação com Erich Schubert. As tags (também conhecidas como palavras-chave ou categorias) podem ser editadas online. As Tags podem ser imaginadas como a evolução das seções de pacotes históricamente usadas nos sistemas Debian. Enrico também enviou uma atualização .

Apt-get com suporte para Sugestões e Recomendações? Alexander Wirt anunciou uma cobertura para o apt-get que torna possível instalar todos os pacotes recomendados e ou sugeridos para um dado pacote. Graham Williams mencionou o wajig que fornece a mesma funcionalidade. Rene Engelhard adicionou que o aptitude também suporta essa interatividade e provavelmente também pode fornecer essa funcionalidade em linha de comando.

Debian-Lex em entrevista. O The Age, um jornal Australiano, publicou uma entrevista com Jeremy Malcolm, que iniciou o sub-projeto Debian-Lex. Colocando a parte a entrada de desenvolvedores nesse projeto, ele conta com três advogados qualificados, dando uma mistura de experiência legal e entradas de TI em seu desenvolvimento. Malcolm também falou sobre problemas de interoperabilidade com pacotes de vários softwares proprietários desenhados para uso em práticas legais.

Melhorando a Confiabilidade do Debian. Rémi Perrot iniciou uma discussão sobre melhorar a confiabilidade do Debian. Em sua opinião a política de melhoria da versão estável é muito restritiva e não oferece a oportunidade de melhorar a qualidade do Debian além das correções de segurança. Ele acredita que como o ciclo de versões é muito longo, nós temos que aceitar correções em todos os erros da versão estável.

HP i2000 para uso de Desenvolvedores. James Troup anunciou que agradece ao contínuo suporte da Hewlett-Packard, caballero.debian.org - o daemon de construção do Debian ia64 - foi recentemente atualizado para um rx2600. Como resultado o antigo caballero, um i2000, está procurando um novo lar. A máquina será emprestada para alguém que está ajudando com o instalador do debian, o conjunto de ferramentas (gcc, binutils, glibc, o kernel ou alguma outra causa digna. Desenvolvedores interessados devem morar no RU (ou possivelmente na Europa) e será necessário fornecer alguma prova de trabalhos anteriores ou de um genuíno potencial para trabalho futuro em uma causa digna.

Debate sobre créditos no software livre. A longa discussão na debian-devel, iniciada pelo Hans Reiser (e relatada pela DWN) foi movida para o Newsforge. A discussão dizia respeito a retirada de créditos de patrocínio incluídos nas ferramentas do ReiserFS. Subseqüentemente Hans Reiser postou um artigo sobre sua posição e porque ele acredita que os créditos no software livre devem ser melhor protegidos e reforçados pelos requerimentos da licença. As respostas a essa visão foram negativas em sua maioria.

Conferencia sobre Patentes de Software em Bruxelas. Jama Poulsen mencionou que a conferencia interdisciplinar nos dias 7 e 8 de Maio em Bruxelas, trará programadores, engenheiros, empresários, alunos de direito, economistas e políticos para explorarem os problemas que os regulamentos propostos da lei de patentes irão trazer em relação a política européia e seus objetivos.

Servidor Debian de Sub-versões. Wichert Akkerman introduziu o servidor de sub-versões do Debian no svn.debian.org. O acesso para commit é mantido através do Alioth. Se você quer manter um repositório de sub-versão, por favor registre um projeto para ele no Alioth. Assim que o projeto for aprovado envie um requisição de suporte pedindo para que um repositório seja criado. Adicionar alguém ao projeto Alioth dará automaticamente acesso de escrita ao repositório para o usuário adicionado.

Anunciada a terceira mini-conferência do Debian. A mini-conferência do Debian acontecendo junto com a Conferência do Linus na Austrália (LCA) está tornando-se uma tradição, e como o agendamento para a LCA2004 está agora sendo finalizado, Jonathan Oxer anunciou que a Terceira mini-Conferência do Debian acontecerá nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2004 em Adelaide, Australia. Ele também pediu para que os interessados em apresentar-se durante a mini-conferencia enviem suas propostas de palestras.

Sun Ultra 30 disponível para desenvolvedores. Nathan Norman anunciou que ele tornará sua atual máquina desktop, um Sun Ultra 30, disponível para o Projeto Debian se alguém puder utilizá-la. Martin Michlmayr adicionou que o Debian pagará o transporte se alguém nos Estados Unidos pudesse usar essa máquina para transportar o instalador do debian para a arquitetura sparc, coisa que Ben Collins já tinha feito.

Pacotes marcados para serem removidos. Petter Reinholdtsen ficou surpreso ao saber que alguns mantenedores não notaram que seus pacotes foram marcados para serem removidos. Michael Banck notou que o email de alerta é enviado para a lista debian-devel-announce, apesar de que essa lista é de leitura obrigatória para todos os desenvolvedores do Debian.

Procura-se um palestrante para a Conferência na Índia. Martin Michlmayr está procurando um palestrante para falar sobre o Debian numa conferência na Índia. Ela acontecerá em Mumbai nos dias 12 e 13 de Junho e o Debian foi convidado para palestrar. Qualquer pessoa interessada deve entrar em contato com Martin.

Debian em conferências na Itália e Áustria. O Projeto Debian anunciou que ele foi convidado a participar em duas conferências que serão realizadas durante os próximos dias. Na Webb.it em Padova, Itália, o Debian estará presente com um estande e vários desenvolvedores ajudarão os visitantes a instalarem software livre. Na IFIT em Innsbruck, Áustria, o Projeto estará presente com um estande e várias palestras.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 192 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar esse periódico! Várias pessoas já estão enviando artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Frank Lichtenheld, Jonathan Oxer, Thomas Bliesener e Martin 'Joey' Schulze.