Notícias Semanais Debian - 16 de Julho de 2003

Bem-vindo à vigésima oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Esta edição está um pouco menos (em texto) do que normalmente porque Joey organizou a LinuxTag e então não teve tempo para produzir a DWN durante o evento. De acordo com o Heise (Somente em Alemão) o sistema de gerenciamento de salários para o governo Japonês será redesenhado com o GNU/Linux.

Palestras durante a conferência do Debian. Andreas Schuldei anunciou a programação para as palestras deste ano na DebConf. Junto com outras palestras Öberg irá falar sobre aspectos legais do Software Livre, Javier Fernández-Sanguino Peña falará sobre forças tarefas de segurança e internacionalização e Branden Robinson irá demonstrar como gerenciar pacotes usando Subversion.

Salvando um antigo laptop com o Knoppix. Peter Johansson escreveu na Newsforge que ele teve que reinstalar seu laptop devido a um colapso do sistema de arquivos. Ele decidiu copiar o CD-ROM do Knoppix com seu sistema de arquivos compactados para o disco rígido. Os arquivos kernel e initrd tiveram que ser copiados do arquivo boot.img mais tarde para serem usados com o lilo ou grub. Dessa forma, mesmo máquinas com um pequeno espaço em disco podem usar sistemas totalmente prontos.

O Modelo Organizacional para o Código Aberto. A professora Siobhán O'Mahony da escola de Comércio de Harvard discutiu sua pesquisa em fundamentos formados em torno dos projetos: Debian, GNOME e Apache. Ela diz que hackers que contribuem para a comunidade do código fonte aberto em sua maioria são intrinsecamente motivados. Entretanto, é importante compreender que eles são um grupo variado. Não é seguro generalizar sobre todos os valores que eles compartilham, mas tendem a concordar em pelo menos uma coisa: Respeito deve ser adquirido e não derivado de sua posição.

Relatório da Linuxwochen Viena. Gerfried Fuchs submeteu o relatório sobre a presença do Debian no evento deste ano em Viena. O primeiro dia foi usado para instalação de um estande enquanto eram ministradas palestras dirigidas a pessoas de negócios em sua maioria. Ele também foi entrevistado pela Radio Orange onde pode falar sobre a Linuxwochen e o Debian.

BSD Glibc no Alioth. Robert Millan anunciou o início do projeto glibc-bsd para manutenção dos transportes do Debian baseados na Glibc. Existe uma lista para discussão geral sobre o transporte, e para discutir a manutenção dos pacotes de componentes básicos do FreeBSD.

Decisão sobre a Patente de Software na Europa. O Parlamento Europeu postergou o voto na diretiva da patente de software novamente para primeiro de Setembro. Membros do Parlamento de todos os partidos queixaram-se que foi impossível reagir adequadamente dentro de um período de 10 dias. Vários profissionais de software contataram seus membros do Parlamento recentemente e falaram sobre como as patentes de software podem prejudicá-los.

Debian nas linhas guias da TI do governo Alemão. O KBSt, uma agência de consultoria para TI dentro do governo Alemão inclui o Debian em sua pequena distribuição GNU/Linux em sua recente publicada linhas guias para migração (arquivo PDF grande em Alemão). Não mencionando que o Debian é um esforço voluntário, elas listam a liberdade do Debian, o registro e correção dos erros, a alta qualidade, o grande ciclo de versões e o sistema de pacotes. Elas dizem: "O Debian é uma das distribuições mais estáveis e livre de erros. Ciclos longos de versão são característicos do Debian, o que confere a alta qualidade da distribuição".

Situação da Transição do G++ 3.2. Matthew Wilcox relatou sobre a situação da transição do G++ 3.2 . Ele pensa que tecnicamente esses problemas devem ser considerados como críticos para lançamento. Uma lista de pacotes necessários para serem recompilados com o GCC 3.3.

Instalador do EICAR para Debian. Marc Haber relatou que o pacote instalador para o arquivo de teste de anti-virus do Instituto Europeu para Pesquisa de Anti-virus de Computador (EICAR) foi rejeitado. Um pacote nativo não é possível devido a falta de licença, e um pacote instalador somente para poucos kilobytes não ser apreciado.

Fazendo o log das instalações de pacotes. Joey Hess postou uma idéia de fazer log das instalações de pacotes para que as mensagens mostradas não se percam no vazio. Então, a idéia básica é ao invés de usar o echo para essas mensagens, ele usasse alguma interface para elas. Ao invés de adicionar suporte de log ao dpkg ele optou por algo mais flexível como um programa dpkg-log.

Pacotes ainda usando o dh_undocumented. Goswin Brederlow relatou que 469 pacotes ainda estão usando o dh_undocumented e pediu para que os mantenedores verifiquem seus pacotes. Joey Hess explicou que espera que essa lista diminua para 50 em um ano, após esse prazo serão protocolados erros contra os que estiverem na lista.

Gerenciando o arquivo resolv.conf. Thomas Hood anunciou o resolvconf, um sistema padrão proposto para atualizar a informação do sistema sobre os servidores de nomes atualmente disponíveis. Principalmente ele manuseia o /etc/resolv.conf, mas faz um pouco mais do que isso.

Usando o apt-get com o rsync. Egmont Koblinger relatou sobre seu sucesso em usar o apt-get junto com o rsync. Ele usou uma correção para o apt-get feita pelo Sviatoslav Sviridoff. Goswin Brederlow adicionou que o rsync usa muitos recursos no lado do servidor e um uso em larga escala do rsync para apt-get pode sufocar os espelhos de rsync e causar mais mal do que bem.

Festa de correção de erros na Debcamp. David Martinez Moreno anunciou que existe uma festa de correção de erros acontecendo durante a debcamp em Oslo. As pessoas presentes estão tentando corrigir a maior quantidade de erros que puderem. A coordenação está sendo feita pelo canal #debcamp na freenode.

MTA padrão para a Sarge? Joey Hess iniciou uma discussão sobre qual agente de transporte de email (MTA) deveria ser o padrão para a próxima versão do Debian. Em sua opinião deveria-se substituir o exim pelo exim4 e não instalar um MTA por padrão. Sean Perry adicionou que vários sistemas GNU/Linux assumem que um MTA está presente, portanto não instalar um seria errado.

Sumário dos problemas com RFC. Martin Quinson tentou resumir a flamewar que ele participou sobre a licença RFC. O caso é que a licença RFC é claramente não livre. Para algumas pessoas, essa razão já é suficiente para tirá-la da main, para algumas outras, as RFCs podem continuar nela por diversas razões.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 47 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 227 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Viehmann e Martin 'Joey' Schulze.