Notícias Semanais Debian - 30 de Dezembro de 2003

Bem-vindo(a) à quinquagésima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. LinuxCertified anunciou o Laptop LC2430, certificado para o Debian, e vendido com o Debian GNU/Linux pré-configurado. Feliz Natal: Nathanael Nerode notou que a lista de bugs críticos para o lançamento está abaixo de 600.

Linha do Tempo Debian 2003. Nós preparamos uma linha do tempo para o ano que está acabando como uma restrospectiva de um ano excitante e ativo. Ela lista (esperamos) todos os eventos mais importantes do ano de 2003 como eles foram mencionados nas últimas 51 edições da DWN. Eles foram compostos por um total de 36 escritores voluntários e traduzidos para uma dúzia de idiomas por muitos desenvolvedores. Um grande e caloroso obrigado pelo seu grande trabalho.

Testing Avança. Anthony Towns relatou que vários pacotes com bugs críticos ao lançamento que foram removidos da testing. Perl e zlib foram empurrados para moverem-se para a testing em breve. Ele também notou que qualquer um pode atualizar e rebaixar relatórios de bug caso seja apropriado. Não há necessidade de perguntar ao mantenedor ou gerenciador de lançamentos a não ser que você esteja preocupado com a cláusula "torna o pacote impróprio para lançamento, na opinião do mantenedor".

Remoção de Componentes não-livres. Andrew Suffield propôs uma resolução geral para excluir os softwares não-livres do próximo e todos os processos de lançamento futuros. Ele também propôs desabilitar a possibilidade de fazer upload de pacotes na seção não-livre e que o projeto Debian cesse o suporte ativo a ela. Anthony Towns afirmou que esta proposta viola o contrato social e portanto não pode ser passada.

Linha do Tempo GNU/Linux 2003. Nossos colegas da Linux Weekly News prepararam a sexta Linha do Tempo GNU/Linux anual. Um ano é muito tempo no mundo do Software Livre, e em 2003 houve processos judiciais, versões importantes e, como sempre, o código ficou melhor. Uns poucos eventos relacionados ao Debian foram mencionados, incluindo o drama do mICQ, a eleição do líder do projeto e o décimo aniversário do Debian. A linha do tempo está dividida por meses, como usual.

Relatórios Compreensivos do Instalador Debian. Rick Moen criou uma página na qual ele descreveu todos os métodos conhecidos para instalar o Debian. Ele desbancou alguns conceitos errados comuns sobre os instaladores Debian, como instaladores não-amigáveis ao usuário, falta de suporte fácil ao XFree86 4.3.0, falta de suporte a ReiserFS, falta de suporte a RAID por software, e assim por diante. Rick listou e descreveu instaladores amigáveis aos usuários novos, variantes que rodam do CD, imagens de instalador não-oficiais, o instalador oficial, variantes especializadas, instalação chroot, instalação PXE, instalação de um bastão de memória USB, e instaladores 'faça o seu próprio'.

Estado dos Portes do Instalador Debian. Joey Hess relatou sobre o estado dos portes do debian-installer. O porte i386 está na trilha para o beta 2 e parece estar funcionando bem. O porte powerpc está muito instável e precisa de um administrador Debian ou uma oferta amigável de alguém com um computador powerpc. IA64 provavelmente funciona, mas não há relatórios de instalação até agora. O porte mips pode estar no beta 2. Ele quase funciona, mas podem haver alguns problemas finais. O estado do porte arm é incerto. Parece haver algum progresso, mas aparentemente não há nenhum relatório de instalação. Finalmente, o estado do mipsel também não está claro, mas ele pode estar um pouco atrasado.

APT 0.6.x na Experimental. Matt Zimmerman anunciou que ele fez o upload do apt 0.6 na experimental. Esta ramificação do apt representa o primeiro passo em juntar o apt-secure no apt. Outros recursos novos estão planejados, mas este é o principal. Nenhum esforço extra deve ser necessário a não ser no caso do uso de fontes de pacotes não-Debian, que irá requerer um passo extra de confirmação no apt-get.

Geração Automática de Pacotes Perl para o Debian. Andreas Klein anunciou um programa que ele escreveu que transforma módulos Perl em pacotes Debian automaticamente. Esta ferramenta é bastante útil para usuários quando os módulos Perl respectivos não tiverem sido empacotados oficialmente. Ela é similar ao dh-make-perl.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar os seus sistemas caso tenha este pacote instalado.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.