Notícias Semanais Debian - 27 de Janeiro de 2004

Bem-vindo(a) à quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Ognyan Kulev corrigiu uma fraqueza muito antiga e lançou um patch não oficial para o Hurd que finalmente permite sistemas de arquivos ext2 com mais que 2 GB. Joe Barr esteve procruando por uma grande chave de escape para o cérebro, um gastador de tempo que realmente permite a você escapar um pouco. Ele então descobriu o frozen-bubble, mas conseguiu escrever seu artigo também. A edição de fevereiro da revista italiana Linux Pro contêm um "snapshot" do Debian sarge (testing) em um DVD ou em 4 CDs.

Novo Pacote Surdo do Portmap. Josselin Mouette anunciou um novo pacote do portmap que não ouve na rede por padrão. O pacote foi modificado deste modo por ser instalado em um grande número de desktops sem a necessidade de ouvir em toda a rede, introduzindo uma possível falha na segurança para usuários desktop.

FOSDEM: Pedido por Papeis. Wouter Verhelst pediu por papeis sobre assuntos para serem usados na sala compartilhada dos desenvolvedores na vindoura FOSDEM. Dado o contexto geral do evento, que tem como objetivo os desenvolvedores ao invés dos usuários, palestras devem ser mais ou menos técnicas, e devem ter a duração de cerca de uma hora.

Removendo a Dependência ao Exim. Marc Haber questionou o que deve ser feito com cerca de 50 pacotes do repositório que ainda declaram uma dependência ao exim ao invés do exim4. Já que o exim 3 não é mais suportado pelo autor, e o Exim 4 é o MTA padrão para o sarge, ele pretendia enviar bugs wishlist contra estes pacotes. No entanto, o Exim 4 não é um substituto completo ao Exim 3, uma vez que ele usa um formato de arquivo de configuração diferente que não pode ser convertido de modo fácil.

Removendo o Usuário "operator". Colin Watson quis saber qual diretório home deveria ser usado para o usuário "operator". Historicamente, este usuário existia somente para rodar dumps dos discos e fazer login remoto sem NIS, NFS e cia. No entanto, uma vez que ele não tem um diretório home real por padrão, a conta não provinha esta funcionalidade. A discussão convenceu Colin a remover este usuário de instalações novas.

Emendando o Processo de Lançamento Debian? Lucas Nussbaum propôs a desconsideração dos lançamentos estáveis e a atribuição de ramos de trabalho, para onde pacotes vão quando os mantenedores assim o pedem, como descrito por Raphaël Hertzog em sua plaatforma. Adrian Bunk objetou e explicou que muitos pacotes devem ir para a testing exatamente ao mesmo tempo para evitar pacotes não-instaláveis. Ele também levantou a questão do suporte de segurança para estes snapshots.

Comparando as Duas Resoluções Gerais Anthony DeRobertis comparou o rascunho de Raul Millerand e a resolução geral proposta por Andrew Suffield para emenda do contrato social. Ele comparou as duas propostas sentença por sentença. Isto deve ajudar a compreensão de todos sobre a diferença das duas intenções.

Computador Debian GNU/Hurd Público. Gürkan Sengün anunciou um computador público rodando o Debian GNU/Hurd que ele tornou disponível. Desenvolvedores interessados devem enviar-lhe uma mensagem e pedir por uma conta, se eles quiserem explorar o Debian GNU/Hurd, testar ou compilar seus pacotes.

Instalando o Debian em um Thunderbird mini-ITX. Henry Kingman explicou como instalar o Debian GNU/Linux em uma placa mãe Lippert Thunderbird mini-ITX baseada no processador Pentium-M. Este não é especificamente um projeto embutido, mas apresenta obstáculos similares em natureza aos encontrados pelos desenvolvedores Linux embutidos trabalhando em placas com chipsets relativamente novos. O artigo inclui descrições da inicialização com os boot-floppies bf24, configuraçãqo do X11 e som.

Linux no Mac Primer. David Mertz explicou que o Linux não é somente para computadores x86, mas roda igualmente bem em computadores PowerPC. Ele explicou as razões pelas quais usuários poderiam querer rodar Linux em um Mac e testou Debian, Knoppix, Yellow Dog e Mandrake no PowerPC. David sentiu que ele não poderia realmente recomendar o Debian, principalmente por causa das dificuldades que ele teve tentando fazer o X11 funcionar.

Suporte MD/RAID por Software no debian-installer. Paul Fleischer anunciou que ele esteve trabalhando em obter suporte a MD no debian-installer. Ele preparou um pacote mdadm-udeb e um pacote udeb mdcfg, que contêm os materiais debconf necessários para a configuração e o arquivo de bloco necessário para o partconf. Paul disponibilizou os pacotes fonte, embora o processo atualmente falhe quando tenta configurar um kernel para o sistema, obrigando o usuário a instalar o mdadm na partição alvo e repetir a operação.

Novo Contesto de Popularidade. Bill Allombert anunciou o popcon.debian.org, que contêm estatísticas do uso dos pacotes. Se você quer que a pesquise inclua informações sobre o software que você usa nos seus computadores, simplesmente instale o pacote popularity-contest. Entre outras coisas, os resultados são usados para decidir quais pacotes devem ir no CD do instalador ao invés dos discos suplementares.

Uso Correto dos Endereços @debian.org. Michael Banck liberou os resultados de sua pesquisa sobre o uso correto dos endereços @debian.org. Cerca de cem desenvolvedores responderam, o que é cerca de um nono dos desenvolvedores registrados. Usar os endereçoes @debian.org em relação com Software Livre ou em páginas pessoais foi claramente considerado correto, enquanto usos não conectados ao Software Livre ou como um endereço de e-mail de propósito geral foi claramente considerado errado.

Novo Navegador Web Padrão em Modo Texto. James Troup anunciou que ele reduziu a prioridade do navegador lynx de padrão para opcional. O novo navegador padrão agora é o w3m, que tem, por exemplo, suporte a tabelas. Houve alguma discussão se o links deveria ter sido promovido, mas até agora a decisão não foi revertida.

Inicializando de um Bastão USB. Rene Mayrhofer anunciou uma nova versão do mkinitrd-cd que suporta boot de drives de CD-ROM/DVD, bastões e discos USB. Assim, ele não é somente um pacote faz-tudo para a criação de CD-ROMs live, inicializáveis. Ele questionou se ele deveria renomear o pacote.

KDE 3.1 no Instável. Chris Cheney relatou que todos os componentes do KDE 3.1 foram colocados no repositório instável. No entanto, como a rede dos buildds não atualizou seu g++ devido à sua política de gastar a menor quantidade de tempo possível, a maioria dos pacotes ainda não foram compilados para outras arquiteturas além da IA-32.

Estatísticas dos Buildds. Ingo Jürgensmann anunciou informações adicionais sobre a rede de compilação do Debian. Ele lê a base de dados wanna-build e a exibe. Informações adicionais sobre os computadores foram adicionadas para todas as arquiteturas, incluindo o status, tipos e especificações de CPU e disco.

Documentação de Arquivos Fonte. Henning Makholm notou que o Debian não tem documentação suficiente sobre arquivos fonte pristine e outros e preparou um rascunho. Ele está esperando comentários sobre o rascunho e também gostaria de saber onde adicioná-lo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar os seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Arquivos Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Banck, Matt Black, Andre Lehovich, Tobias Toedter e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.