Notícias Semanais Debian - 30 de Março de 2004

Bem-vindo(a) a décima terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a Comunidade Debian. A próxima atualização para o Debian GNU/Linux 3.0 está sendo preparada junto com uma discussão sobre a Linux Standard Base (Base Padrão Linux). Manoj Srivastava chamou para os votos sobre a eleição do líder do projeto pela segunda vez. Votos precisam ser recebidos até 23:59:59 UTC do dia 10 de abril. Dois estados dos EUA propuseram um repositório de código aberto que rodaria em um servidor Debian.

Emendas Editoriais ao Contrato Social. Manoj Srivastava anunciou o período formal de discussão sobre as emendas editoriais ao contrato social, dando as pessoas a chance de propor emendas e modificar a escrita, agora que a resolução geral da seção não livre passou. O período de votação deve ser de domingo, 11 de abril à domingo, 25 de abril.

GNOME 2.6 para o Sarge? Um usuário notou no Debian Planet que é bastante improvável que o sarge inclua o GNOME 2.6, que foi re-agendado para 31 de março. Isto seria ruim, especialmente com a entrada do KDE 3.2. Ray Dassen explicou que o upload do GNOME 2.6 está sendo feito na distribuição experimental para que o seu lançamento não atrase o lançamento do sarge.

Retratos dos Líderes do Projeto Debian. Bdale Garbee relatou que Elizabeth Gordon-Werner foi a primeira pessoa a pintá-lo durante uma de suas palestras. Ela pintou aquarelas de muitos palestrantes na Open Souce World Conference (Conferência Mundial do Código Aberto) de fevereiro passado em Málaga, incluindo retratos do ex-líder do projeto Bdale Garbee e do atual Martin Michlmayr.

UUCP e Sendmail. Peter Palfrader notou que o novo pacote do sendmail foi separado do rmail, que é necessário para processar mensagens via UUCP. Adrian Bunk requisitou que se alguma coisa (B) for tirada do pacote A, a nova versão de A deve depender do pacote B até a próxima versão estável, uma vez que esta é a única forma de evitar quebras nas atualizações.

Fonte do Kernel contêm Firmware não-livre? Adrian Bunk notou que o Linux 2.6.4 contêm firmware não livre que é enviado ao dispositivo pelo kernel. Herbert Xu explicou que na maioria dos casos o driver não pode se comunicar com o dispositivo de qualquer modo útil até que o firmware seja carregado.

Padrão da Hierarquia do Sistema de Arquivos Acessível ao Usuário. Gary Greene do Ark Linux propôs um padrão para melhorar a acessibilidade do sistema de arquivos para usuários finais. Nicolas Mailhot explicou por quê arquivos (e diretórios) ocultos são muito ruins do ponto de vista dos usuários. Henning Makholm adicionou que diretórios ocultos não são compatíveis com o modo pelo qual pode ser dito para o configure usar um prefixo diferente.

Debian-Installer em Hardware Mac Oldworld. Sven Luther relatou sobre seu trabalho em fazer o debian-installer funcionar em máquinas powermac oldworld. Isto requer não somente um compilador não-livre, mas também um setor de boot não-livre e somente binário. No entanto, miBoot e o bloco de boot citado estavam presentes no código fonte dos boot-floppies, sem qualquer licença ou código fonte, como Jeremie Koenig apontou.

Licença de Atribuição Creative Commons. Francesco Poli questionou se a Creative Commons Attribution License 1.0 (Licença de Atribuição Creative Commons 1.0) era considerada livre segundo a Definição Debian de Software Livre. Nathanael Nerodo inicialmente pensou que ela era livre, mas após reconsideração decidiu que ela não é. Jeremy Hankins notou que a Creative Commons não projetou a licença para ser livre; o fez para manter a atribuição certificando-se de que as pessoas que vejam a licença saibam sobre as pessoas que contribuíram com o trabalho.

Atualização do Estado do Lançamento. Colin Watson enviou um relatório atualizado do progresso do lançamento. Ele afirmou que o debian-installer está se segurando muito bem. O plano de agora em diante é lançar versões betas em intervalos aproximadamente mensais. Ele também relatou que ele quer congelar pela menor quantidade possível de tempo e assim que o plano do instalador para uma versão estável estiver absolutamente claro.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.