Notícias Semanais Debian - 13 de Abril de 2004

Bem-vindo(a) a décima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Várias pessoas discutiram a presença de componentes não-livres no kernel Linux semana passada, o que já resultou em algumas remoções. Robert Millan requisitou que todos os pacotes que usam a libtool sejam atualizados para uma versão mais nova, uma vez que isto é necessário para suportar os esforços de porte baseados na Glibc com os kernels GNU/kFreeBSD e GNU/kNetBSD.

Gerenciador de Requisições para o Debian. Branden Robinson anunciou um gerenciador de requisições (request tracker) experimental para a infraestrutura do Debian. Ele é um recurso para a conveniência de quem o achar útil e não é para problemas técnicos, como bugs em pacotes. Estes pertencem a bugs.debian.org. No entanto, Joachim Breitner acredita que este software é muito complexo para o Debian e parece ter equipes de suporte de período integral como alvos, ao invés de desenvolvedores nas horas de folga.

Novo Líder do Projeto Debian Eleito. Manoj Srivastava anunciou os resultados da eleição do Líder do Projeto deste ano. O vencedor da eleição é Martin Michlmayr. Manoj agradeceu Branden Robinson e Gergely Nagy pelos seus serviços ao projeto, por concorrerem ao posto de líder do projeto, e por oferecem um grupo forte e viável de candidatos aos desenvolvedores.

Pesquisa de Segurança GNU/Linux. Em resposta a uma pesquisa de segurança, as equipes de segurança das distribuições Mandrake, Red Hat, SUSE e Debian publicaram uma declaração conjunta. Apesar da afirmação do relatório de incorporar uma verificação qualitativa das reações dos distribuidores a vulnerabilidades sérias, ele trata todas as vulnerabilidades como iguais, independente de seu risco aos usuários. Como resultado, as conclusões obtidas pela Forrester tem valor extremamente limitado no mundo real.

De volta a Base do GNU/Linux. Michael Hall compôs uma revisão sobre o Debian 3.0. Ele afirmou que o projeto Debian continua a fornecer uma distribuição GNU/Linux que oferece o tipo de infraestrutura pela qual o Linux era conhecido originalmente. Enquanto outras distribuições GNU/Linux tendem a completar a instalação assumindo alguns parâmetros básicos de configuração, o instalador do Debian requer que o usuário tome decisões sobre segurança e questões relacionadas a funcionalidade durante o processo.

Debian equipa Roteadores para Satélites. Rodney Gedda relatou cerca de 75 cidades em New South Wales (Austrália) que acessam a internet através de roteadores para satélites baseados em Debian a distâncias de 800,000 quilômetros quadrados. A desenvolvedora local de roteadores para satélite Ursys escolheu o Debian por causa de seu suporte a empacotamento, que facilita o envio de atualizações aos roteadores remotamente.

Pacote Debian do Dia. Andrew Sweger está publicando descrições diárias para introduzir pacotes legais da distribuição Debian testing, como proxycheck, pwgen e vtun, aos leitores. Até agora, mas de 25 pacotes foram descritos. Alimentações (feeds) sindicadas estão disponíveis nos formatos RSS e Atom.

Caso de Uso: The Register. Aaron Crane da GBdirect relatou que os servidores do The Register estão rodando Apache no Debian GNU/Linux, com MySQL para suporte a base de dados e um sistema de gerenciamento de conteúdo personalizado escrito em Perl. Os scripts, HTML e CSS foram criados e editados usando uma combinação de Vim, GNU Emacs, e a extensão EditCSS do Mozilla Firefox. A GBDirect escolheu o Debian pela sua estabilidade, confiabilidade, flexibilidade e especialmente por causa de seu suporte superlativo a gerenciamento e atualizações remotas de pacotes.

Livro Chinês sobre o Debian GNU/Linux. O primeiro livro Debian em chinês foi publicado recentemente por um membro muito ativo da comunidade Debian (somente chinês) de Taiwan. O livro foi intitulado "Debian GNU/Linux, O Livro Indolor" (Debian GNU/Linux 無痛起步) e escrito por Asho Yeh (葉信佑) e Moto Chen (陳漢儀), que também mantém a lista de erratas.

Dependências Refinadas. Kevin McCarty anunciou que ele está trabalhando em dependências dos pacotes libdevel que atualmente dependem de xlibs-dev. Branden Robinson adicionou que Moritz Muehlenhoff também têm trabalhado nisso.

Espaço de Nomes para os Pacotes Gnustep. William Ballard começou uma discussão sobre a nomenclatura dos pacotes GNUstep, uma vez que muitos deles usam nomes genéricos. Evan Prodromou, no entanto, discordou e deixou claro que ele irá esperar até que um padrão global de nomenclatura para os pacotes de aplicações GNUstep seja desenvolvido.

Distribuindo Firmware Periférico. J.D. Hood resumiu as opções de como o Debian pode lidar com os componentes somente binários de firmware para os quais não há software livre disponível. Herbert Xu adicionou suas opiniões sobre a questão e sua preferência é mover todos os pacotes do kernel para a não-livre uma vez que isto honra o nosso comprometimento com o Software Livre e as necessidade de nossos usuários.

Estado de Lançamento do PAM. Sam Hartman relatou sobre os problemas nos pacotes PAM atuais. Na atualização do woody o usuário é forçado a responder uma questão de arquivo de configuração do dpkg para a qual Branden Robinson forneceu uma solução. Como opções de configuração foram agragadas, instalações que terminam com uma senha root vazia impedem a entrada do root. Steve Langasek está discutindo uma alteração no pam_unix.so com o autor, para contornar isto para acesso ao console.

Debian equipa The Gathering 2004. Steinar Gunderson relatou que todos os servidores centrais na rede do The Gathering 2004 na Noruega estão rodando Debian e a carga em cada uma destas máquinas geralmente fica abaixo de 0.2. Como eles são patrocinados pela Sun, as máquinas centrais são Netra X1 da Sun (máquinas 400 MHz 1U baseadas em SPARC) que estão rodando woody.

Resolução Geral para o Contrato Social. Manoj Srivastava chamou para votos sobre a resolução geral para fazer alterações editoriais ao contrato social. Como isto modifica o contrato social, uma maioria da 3:1 é necessária para passar.

Componentes Binários de Firmware removidos. Depois que o mantenedor do pacote do kernel removeu os drivers de ethernet acenic e tg3 por quê eles contêm blobs de firmaware embutidos, Marco d'Itri investigou os pacotes do kernel Linux e do XFree86, procurando por outros drivers contendo um dump de firmware. Ele adicionou que se o Debian for continuar com esta política os drivers DRM MGA, Rage 128 e Radeon também terão que ser removidos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.