Notícias Semanais Debian - 8 de Junho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian.

Guia para Empacotamento Debian de Bibliotecas. Junichi Uekawa anunciou um guia para empacotamento Debian de bibliotecas atualizado. Ele adicionou um exemplo sobre símbolos versionados em bibliotecas compartilhadas. Esta atualização foi feita em resposta à apresentação de Steve Langasek na Conferência Debian. Stephen Frost forneceu informações adicionais.

Lista Canônica de Contribuidores. Scott Dier ponderou em como o Debian deveria creditar seus contribuidores, uma vez que isto foi discutido durante a Conferencia Debian. Ele sugeriu compilar uma lista de contribuidores, constituída por desenvolvedores Debian, pessoas que forneceram patches, idéias e traduções e pessoas e organizações que patrocinaram conferências ou hardware. Rob Taylor sugeriu uma política para mencionar aqueles que contribuírem patches em arquivos changelog.

Gerenciando Pacotes com GNU Arch. Jérôme Marant está interessado em gerenciar seus pacotes com GNU arch e como manter o repositório de pacotes. Pelo menos dois métodos e utilitários de manutenção existem para fazê-lo.

Nomeando a Arquitetura AMD64 no Debian. A arquitetura anteriormente conhecida como amd64 foi oficialmente nomeada x86-64 pelos desenvolvedores do dpkg. Scott James Remnant apontou que outros distribuidores não a nomeiam amd64 e que este também não é o nome oficial GNU para a arquitetura. No entanto, isto causa problemas para ambos os portes preliminares Debian. Steven Frost apontou que a decisão sobre os nomes das arquiteturas não faz parte da autoridade da equipe do dpkg e o patch foi removido por enquanto.

Portal Debianplaza Crescendo. Alguns usuários Debian da Europa começaram um portal para usuários Debian que usam nossa distribuição favorita como hobby. O Debianplaza é um site amigável da comunidade para iniciantes e usuários caseiros que gostariam de saber um pouco mais sobre o Debian. A lista crescente de membros indica que ainda há uma necessidade por informação em inglês. O site fornece um fórum, notícias e informações.

Java Livre em mais Plataformas. Um usuário perguntou por que os pacotes SableVM atuais na instável (1.1.5) não estão instaláveis. O mantenedor do SableVM, Grzegorz Prokopski, explicou que os debs das bibliotecas de classe desta versão ficaram presas por algum tempo na fila de novos pacotes e apontou um repositório temporário não-oficial. Ele também mencionou que esta versão pode rodar Ant 1.6.

Grupo de Mantenedores Debian do Firebird. Grzegorz Prokopski anunciou um esforço para construir um grupo de mantenedores para os pacotes Debian do Firebird. Ele afirmou que não pode continuar mantendo os pacotes, mas pode ajudar outros a mantê-lo.

Empacotando Binário e Biblioteca. Tommaso Moroni questionou qual o melhor jeito de empacotar o dact, já que ele fornece um programa executável e uma biblioteca. Andrew Suffield afirmou que qualquer coisa que vá diretamente em /usr/lib precisa estar em seu próprio pacote, uma vez que alterações do soname causariam quebras caso isto fosse feito de outra forma.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 166 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores ateriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mark van Deursen, Grzegorz Prokopski e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.