Notícias Semanais Debian - 27 de Julho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Pablo Lorenzzoni relatou que a comunidade brasileira decidiu celebrar uma grande festa nacional em 21 de agosto para o décimo primeiro aniversário do Debian.

Novo Teste para Licenças. Branden Robinson e Matthew Palmer desenvolveram o Teste Ditador, que determina se uma licença não é compatível com a Definição Debian de Software Livre. Uma licença não é livre caso proíba ações que, na falta de aceitamento da licença, seriam permitidas pelas leis de copyright ou outras leis aplicáveis.

Informações sobre o Java na Seção Principal. Arnaud Vandyck relatou que o kaffe entrou na testing recentemente. Muitos esforços para mover o Java para a principal foram baseados na construção destes pacotes com o Kaffe. Outra boa notícia é que muitos destes pacotes agora podem ser construídos com SableVM, que também está na testing.

Resolução Geral Proposta: Forçar o AMD64 no Debian. Manoj Srivastava abriu o período de discussão da proposta e emendas para a resolução geral proposta por Josselin Mouette para forçar o porte AMD64 puro para sarge e sid. No entanto, como Chris Cheney rescindiu seu apoio, a proposta não possui padrinhos suficientes. O líder do projeto também notou que não há um consenso entre todos os envolvidos no porte amd64 sobre a inclusão no sarge.

Desktop GNU/Linux Leve. Knut Yrvin citou um artigo da eWeek no qual Steven J. Vaughan-Nichols relata sobre soluções leves para o desktop GNU/Linux, como a solução de "clientes magros" GNU/Linux com LTSP (Linux Terminal Server Project, aproximadamente Projeto de Servidor para Terminal Linux). Para implementar o LTSP corretamente sem conhecimentos na área pode-se usar o Skolelinux, que foi projetado para o uso escolar com a necessidade mínima de recursos em cada sentido da palavra.

Novo Projeto debtags criado no Alioth. Dado o aumento de interesse pelo debtags, Enrico Zini separou seu desenvolvimento do Deb-Usability para um projeto Alioth próprio. Com a separação, foi adicionada nova infraestrutura, incluindo uma lista de discussão para desenvolvedores interessados em contribuir ou integrar debtags em seus próprios projetos.

Esquema da Aparência do Estande Debian. Alexander Schmehl resumiu a presença na LinuxTag deste ano, que foi bem-sucedida. Ele descreveu várias questões que causaram problemas ou incomodaram e portanto deveriam ser feitas melhor no próximo ano. Esta discussão não está limitada à presença na LinuxTag, portanto todos estão convidados a juntarem-se a ela.

O Problema do Lançamento. Joey Hess reclamou que a equipe do debian-installer experimenta problemas que o Debian tem em seu gerenciamento de lançamento geral, em menor escala. Ele relatou sobre um congelamento de strings que transformou-se em uma cachoeira de strings novas que também quebraram todos os tipos de coisas. Este comportamento, no entanto, é natural.

Estado de Lançamento do Sarge. Steve Langasek anunciou que a equipe de lançamento tem trabalhado duro para finalizar um calendário de lançamento viável. Com o lançamento do segundo candidato a teste do debian-installer no começo de agosto, é necessário fornecer um alvo corrigido para eles. Portanto, começando em 31 de Julho, nenhuma alteração não-RC é permitida na testing para pacotes base ou para pacotes de prioridade padrão ou maior.

Nova Biblioteca Criptográfica para o Sarge? Matthias Urlichs quis atualizar os pacotes gcrypt e gnutls para a versão atual, especialmente já que os desenvolvedores originais o requisitaram. Isto iria, no entanto, alterar as dependências do debian-installer. Ray Dassen lembrou-lhe do fiasco conectado à última atualização, mas Andreas Metzler explicou porque esta atualização será mais tranqüila. No entanto, Steve Langasek afirmou que os pacotes precisam estar presentes na instável e Matthias finalmente encontrou o caminho a seguir.

Rascunho de Sumário das Licenças Creative Comons 2.0. Evan Prodromou enviou um rascunho de sumário com comentários sobre as várias licenças da creative commons. Comentários e críticas são bem vindos e devem ser enviados para a lista de discussão debian-legal.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 173 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Enrico Zini e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.