Notícias Semanais Debian - 12 de Outubro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Christian Perrier relatou que o novo debian-installer pode ser compreendido por dois terços da população mundial, já que ele está traduzido em 40 idiomas.

Relatório Anual de 2003 da SPI. David Graham anunciou o relatório anual da Software in the Public Interest, Inc. (SPI), a corporação sem fins lucrativos que gerencia as contas bancárias e outras questões legais do Debian. O relatório discute a constituição da SPI, afiliações de membros e finanças, além de doações de hardware, e relata que o wxWidget foi convidado para se tornar um projeto membro da SPI.

Temas Consistentes para o Debian. Jaap Haitsma notou que há muitos temas legais para grub, bootsplash, GDM, splash de desktop e papéis de parede, mas em geral é difícil encontrar uma combinação que se encaixe bem. Portanto, ele criou DebBlue, um conjunto de temas que pode ser usada para dar uma aparência bela e consistente para o Desktop Debian da inicialização ao desligamento.

Referência dos Desenvolvedores revisitada. Andreas Barth relatou que ele atualizou grandes partes da referência dos desenvolvedores, incluindo, entre outras, sincronização com os Pacotes Prospectivos e que Precisam de Trabalho (WNPP), informações atualizadas sobre as filas de upload, características do ftp-master e a distribuição testing. Um novo pacote está pendente e alguns bugs precisam de mais informações.

Tipos Diferentes de submetedores de Bug. Benjamin Drieu classificou submetedores de bugs baseado em sua experiência como desenvolvedor Debian e desenvolvedor original. Ele descreveu o entusiasta, o submetedor anônimo sem noção, o rigoroso, o submetedor talentoso (mas enganado), o combatente, o (irritante) insistente, o Taiwanês e finalmente o "patcher" que tem as habilidades para se unir ao desenvolvimento.

Novo Pacote SpamAssassin. Martin F. Krafft notou que o upload do SpamAssassin 3.x foi feito, mas este tem uma interface de programação (API) diferente daquela de seu predecessor. Ele propôs a remoção de todos estes pacotes que dependem do SpamAssassin no sarge mas não funcionam com a nova versão. Seu mantenedor, no entanto, quer manter a nova versão fora do sarge.

Configurando Bancos de Dados para Pacotes. Philipp Hahn perguntou sobre a melhor prática quando um pacote precisa de um banco de dados SQL e precisa criar seu próprio catálogo e/ou tabelas. Peter Eisentraut optou por criar as tabelas na primeira incialização do programa. Andrew Pollock mencionou o wwwconfig-common, que funciona bem mas não tem documentação suficiente. Oliver Elphick levantou outras preocupações.

Repositório para Pacotes voláteis. Andreas Barth discutiu a idéia de manter um repositório para pacotes voláteis como scanners de vírus e sistemas de detecção de intrusão. Estes pacotes precisam de atualizações periódicas que o repositório principal do Debian não pode forneceer. No entanto, empacotar novas versões deve ser evitado sempre que possível.

Produzindo CDs e DVDs para o Sarge. Steve McIntyre discutiu a geração de imagens de CD e DVD para o próximo lançamento. Criar as imagens irá levar algum tempo até mesmo usando o JTE. Ele levantou a questão de para quais arquiteturas um conjunto de DVDs deve ser criado e se DVDs fonte também devem ser criados. Criar um DVD de duas camadas também irá requerer a eiliminação de pacotes, já que o repositório Debian é maior do que a capacidade de tal DVD.

Objetivos para Desktop do Debian. Stefano Fabri começou uma discussão sobre objetivos comuns para desktop no Debian, UserLinux e Ubuntu, como um instalador gráfico, e listou muitas bugingangas de administração. Adrian von Bidder adicionou integração KDE-GNOME, suporte/gerenciamento de fontes e suporte multimídia. Cesar Martinez Izquierdo gostaria de ver mais internacionalização e localização.

Estado da LSB no Sarge. Roger So notou que a implementação de threads da glibc (NPTL) no sarge é muito antiga para passar nos testes da LSB 2.0. Jeff Licquia explicou que atualizar para a NPTL 0.61 é evidentemente difícil sem atualizar para a glibc mais recente. Jeff ofereceu-se para backportar a NPTL 0.61 para a glibc do Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 188 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.