Notícias Semanais Debian - 19 de Outubro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Raphaël Hertzog escreveu o primeiro livro francês sobre o Debian para honrar a crescente comunidade Debian de idioma francês com um capítulo de exemplo online. Joey Hess contatou os submetedores de relatórios de instalação antigos, pedindo que tentassem novamente, e recebeu várias respostas promissoras. Carla Schroder relatou sobre o uso do Knoppix para recuperação do sistema.

Sub-Projeto Debian GIS iniciado. Francesco Lovergine anunciou o lançamento do DebianGis como um novo sub-projeto Debian. O objetivo é criar uma distribuição Debian personalizada orientada para usuários e aplicações sérias relacionadas com Sistemas de Informações Geográficas (GIS, Geographical Information Systems). Atualmente, a coordenação ocorre no Alioth.

Licença Livre Acadêmica. Carlos Laviola notou que os desenvolvedores do FIGlet estão considerando alterar a licença de toda a distribuição da Licença Artística para a Licença Livre Acadêmica 2.1 e questionou se ela é livre segundo a DFSG. Andrew Suffield afirmou que ela é claramente não-livre, incluindo um número de cláusulas problemáticas. MJ Ray observou que uma cláusula requerendo um esforço razoável para obter a permissão expressa dos recipientes aos termos da licença poderia ser um problema prático para os espelhos do Debian, independentemente da DFSG.

Debian na Cidade de Nova York. Benjamin Mako Hill anunciou que ele criou uma nova lista de discussão para os desenvolvedores Debian da área de Nova York. A lista será usada para agendar reuniões sociais e festas de assinatura de chaves. Outras cidades com grupos similares estão listadas no wiki não oficial do Debian.

Projeto Debian em Conferências. O projeto Debian anunciou que irá participar em sete eventos em várias cidades da Europa. No fim de semana passado, houve uma mini conferência na Itália. Nesta semana, o Debian estará presente na exibição Systems, em Monique, Alemanha. No próximo fim de semana, o projeto participará da Berlinux em Berlin, Alemanha e na OS 04 em Graz, Áustria. Várias palestras e oficinas relacionadas ao Debian ocorrerão nestes eventos.

Modelo de Desenvolvimento Ubuntu. Michael Banck viu como o Ubuntu Linux funciona. Ele observou que eles conseguiram fazer com uma pequena força de trabalho o que o Debian não conseguiu com milhares de voluntários e listou áreas importantes do desenvolvimento. Michael ponderou se todo este trabalho irá voltar para o Debian, se eles irão ramificar novamente a distribuição instável e se seus empregados irão ter tempo para trabalhar em tarefas não relacionadas ao empacotamento para o Debian.

Mudança para um XTerm genérico? Martin Krafft se incomoda freqüentemente por causa de softwares que tem chamadas explícitas ao xterm e propôs mudar para uma abordagem baseada no sistema alternatives. No entanto, Peter Eisentraut relatou ter escrito scripts que chamam explicitamente o xterm porque outros emuladores de terminal no X não puderam lidar com certos programas. Frank Lichtenheld sugeriu o envio de relatórios de bugs nos pacotes que não usam x-terminal-emulator.

ppp/ip-up contra network/if-up. Surgiu uma discussão sobre o uso do ppp/ip-up contra network/if-up, já que ambos tem como objetivo rodar scripts sempre que uma interface é conectada. Marco d'Itri sugeriu razões históricas como motivo e falou sobre programas que podem ter interesse apenas em interfaces PPP. Thomas Hood relatou que o ifupdown da distribuição experimental atualmente não re-executa os scripts "up" se o pppd reconectar, o que significa que ele não pode substituir o mecanismo PPP.

Empacotamento de Driver sem Firmware. Aurelien Jarno questionou se um pacote de driver pode ficar na seção principal se o blob firmware binário não for incluído. Marco d'Itri explicou que se o driver puder ser compilado e executado com sucesso sem o firmware, ele deve ficar na seção principal por ser Software Livre. O dispositivo de hardware pode não funcionar de modo útil até que o firmware seja carregado, mas o Debian distribui o driver, não o dispositivo.

Lidando com Trademarks. Problemas com o Abiword e uma discussão com seus desenvolvedores inspiraram Branden Robinson a enviar um resumo sobre as preocupações do Debian com relação ao licenciamento de trademarks. Ele concluiu que a maior questão para o Debian é se as proteções padrão ligadas a trademarks, mesmo quando não registradas e não mencionadas, são um infringimento das liberdades que a DFSG defende.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.