Notícias Semanais Debian - 26 de Outubro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Roger So chamou por artigos para a primeira Mini-Conf Debian na Ásia, que ocorrerá em Beijing, China nos próximos fevereiro e março. Suporte para a nova arquitetura de processadores m32r foi adicionado ao Linux 2.6.9 e o sistema de arquivos raíz é baseado no Debian.

Suporte para computadores i386 reais. Frank Lichtenheld agregou a opinião da equipe de lançamento e relatou que eles decidiram manter kernels -i386 que continuarão rodando em computadores 80386 reais. No entanto, diz-se que o patch usado contêm problemas de segurança, que existem apenas em computadores 80386 reais.

Versão Shareware Problemática do Xchat. Giacomo Catenazzi notou que o site do xchat oferece um binário shareware para um sistema operacional proprietário. Uma taxa precisa ser paga para destravar a versão shareware e o código fonte licenciado pela GPL não contêm este código de destravamento. Isto pode ou não trazer problemas para o Debian.

Projeto Debian em Conferências. O projeto Debian anunciou que irá participar de vários eventos em várias cidades da Europa. O Debian estará presente na LinuxWorld Conference & Expo em Frankfurt, na Linux-Info-Tag em Dresden e na Practical Linux em Gießen, todas na alemanha. Várias palestras e oficinas relacionadas ao Debian ocorrerão durante estes eventos.

Relatório da Mini-Conferência Italiana. Marco d'Itri resumiu a mini Conferência Debian em Milão, Itália. Eles tiveram palestras e discussões interessantes sobre o status da internacionalização no Debian e user mode Linux. no segundo dia eles tiveram palestras sobre como usar tla/arch para manter projetos grandes de Software Livre, e trabalharam em uma política modular para daemons postfix.

Mecanismo de Configuração Geral. Mark Roach quis saber a maneira correta de configurar vários pacotes com padrões sensíveis para um servidor de autenticação. Enrico Zini apontou que as tendências atuais estão centralizadas em pré-configuração (preseeding) debconf e na instalação de scripts cfengine. Ele também discutiu diversões para substituir arquivos de configuração de outros pacotes.

Multinacionalização e Métodos de Entrada. Osamu Aoki relatou sobre seu esforço bem sucedido para integrar vários locales UTF-8 e métodos de entrada ao mesmo tempo. Com os scripts que ele forneceu, tem-se acesso a todos os locales no sistema. Os scripts também tem uma inicialização personalizável do X com ganchos para rodar programas em ~/.xsession.d.

Política Comum de Bancos de Dados. Sean Finney anunciou um primeiro rascunho de política para aplicações baseadas em bancos de dados no Debian. A melhor solução encontrada até agora parece ser fornecer questões debconf em um único pacote do qual a aplicação depende através do método debconf REGISTER, embora esta solução não pareça ser a melhor disponível.

Incluindo arquivos objeto pré-compilados. Wesley W. Terpstra questionou se seria aceitável distribuir binários i386 pré-compilados que rodam duas vezes mais rápido comparados com executáveis compilados pelo GCC. Andreas Barth afirmou que todos os pacotes binários colocados no Debian deveriam ser iguais a se tivessem sido auto-construídos. Manoj Srivastava explicou que os usuários precisam estar aptos a depurar o pacote, e podem fazê-lo somente quando ele é compilado com o mesm compilador que eles têm, ou seja, GCC.

Relatório da OS 04 Austríaca. Gerfried Fuchs escreveu um relatório do evento no qual ele cuidou de um estande sozinho, ao mesmo tempo em que deu uma palestra e ouviu aos outros. A palestra foi sobre grml, uma versão reduzida do Knoppix para administradores de sistemas com zsh como shell padrão e algumas ferramentas geek adicionadas. Ele também oferece bons recursos de acessibilidade.

Debian Stable atualizado. Joey Schulze anunciou que o projeto Debian finalmente atualizou sua distribuição estável. Desde a última vez que o Debian estável foi atualizado em novembro de 2003 e muitas atualizações de segurança foram acumuladas. Como resultado de 11 meses de atualizações, nada menos que 212 atualizações de segurança estão incluídas nesta atualização.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 180 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.