Notícias Semanais Debian - 22 de Março de 2005

Bem-vindo(a) à décima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A proposta do encontro das equipes de lançamento e ftpmaster foi controversamente discutida na lista debian-devel por muitos desenvolvedores, com mais de 1000 mensagens. Muitos não gostariam de se livrar de várias arquiteturas, já que suportá-las é um dos grandes benefícios do sistema Debian.

Restringindo a Licença à GPLv2. Daniel Carrera ponderou sobre a restrição do kernel Linux à versão 2 da GNU General Public License. Tendo-se em conta o grande número de contribuidores, torna-se praticamente impossível migrar para a versão 3 quando ela for disponibilizada. Matthew Palmer teme um monte de ações desagradáveis de forking quando a nova licença não parecer o que os desenvolvedores esperam.

Debian-Installer Candidato a Lançamento 3. Joey Hess começou a trabalhar no próximo candidato a lançamento do debian-installer. A maioria dos testes funcionaram corretamente. Ele relatou que eles parecem estar no cronograma para o lançamento em 23 de março, 3 meses após o lançamento do rc3.

Licenças Creative Commons 2.0. Evan Prodromou trabalhou na revisão final do rascunho de sumário das licenças Creative Commons 2.0 (CC). Este documento dá um sumário da opinião dos membros da lista debian-legal sobre as seis liceças que formam o conjunto de licenças CC. Alegadamente, já há mais de 1 milhão de trabalhos lançados sob uma licença CC.

Ressureição de PCs com o Debian. Richard White relatou sobre seus esforços em fornecer computadores para pessoas com problemas econômicos. Depois de tentar vários live CDs, ele decidiu usar o Debian Sarge puro. Depois, ele atualizou o pacote Xfcs e usou o recurso de pinning do APT para manter os outros pacotes na versão do sarge.

Resultados da Pesquisa sobre o Uso do Debian. Enrico Zini anunciou os resultados de uma pesquisa sobre os propósitos pelos quais o Debian está sendo usado. Os resultados incluem casos de uso e uma lista de recursos que os usuários consideram úteis. Outra lista contêm os resultados que os usuários atingiram com suas instalações Debian.

300000o. Relatório de Bug Aberto. Alguns dias atrás o 300000o. bug foi aberto por Florian Zumbiehl no sistema de gerenciamento de bugs. Este número gigantesco pode ser visto como a dedicação de nossos usuários e desenvolvedores para melhorar seu sistema favorito. Desenvolvedores interessados em melhorar a qualidade do Debian deveriam dar uma olhada na lista de bugs antigos.

Período de Votação da Eleição do Líder do Projeto. Manoj Srivastava chamou para os votos das eleições deste ano do Líder do Projeto Debian. Os votos precisam ser recebidos até 23:59:59 UTC em 10 de abril de 2005. O voto precisa ser assinado com GPG (ou PGP), usando a mesma chave do keryring Debian. Ele também adicionou que os votos não devem ser criptorgrafados, já que o devotee ainda não lida com cédulas criptografadas, e elas seriam simplesmente ignoradas.

Uso do Autoconf. Martin Krafft quis ouvir razões para chamar os utilitários autoconf no momento da construção dos pacotes, mesmo a regra geral sendo que eles deveriam ser usados apenas pelo mantenedor, e portanto não no momento da construção. Chamá-los na construção poderia, por exemplo, reduzir o tamanho do pacote fonte, mas corre-se o risco de tornar o pacote não construível quando o autoconf for alterado.

Atualização Automática do OpenLDAP. Torsten Landschoff pediu comentários sobre a sua proposta de um método automático de atualização do OpenLDAP 2.0 para a versão 2.1. Quando o pacote Debian é atualizado e os dados devem ser disponibilizados posteriormente, vários passos devem ser tomados por precaução.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 18 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 235 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Frédéric Bothamy e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.