Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 26 de Abril de 2005

Bem vindo a décima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. De acordo com o IDC, O Software Livre está ganhando terreno na Europa, já que um terço das companhias de porte médio e grande relatam uso significativo de Softwares Livres como sistemas de gerenciamento de bancos de dados. A equipe de liderança teve seu primeiro encontro enquanto esta edição estava sendo preparada.

GNOME 2.10 disponibilizado na Experimental. Jordi Mallach relatou que a maioria das peças do quebra-cabeças 2.10 já foi colocada na distribuição experimental e muitas pessoas já estão usando-o. Como versões mais novas de algumas bibliotecas são necessárias, elas foram empacotadas temporariamente pela equipe do GNOME e colocadas em seus próprios repositórios até que as novas versões entrem no Debian.

GFDL e Debian. Matthew Garrett explicou em uma discussão sobre a GNU Free Documentation License (Licença de Documentação Livre GNU) que o Debian quer a liberdade para todos. Matthew Wilcox rascunhou a Definição Debian de Documentação Livre que define objetivos ou liberdades um pouco diferentes do que os para software.

Pesquisa para Usuários: Remover documentação não livre? Brian Nelson conduziu uma pesquisa sobre se toda a documentação licenciada pela GNU FDL deve ser removida. ele publicou os resultados e enfatizou algumas respostas textuais que vários usuários deram. No entanto, poucas pessoas participaram desta pesquisa. A maioria deles não que que estes documentos sejam inteiramente removidos, mas para muitos movê-los para a seção não-livre está ok.

Chamado para Trabalhos para o Debian Day. Alexander Schmehl pediu o envio de palestras para o Debian day, uma conferência de e para desenvolovedores Debian e afiliados com um dia de duração, deste ano. Ela ocorrerá quinta-feira, 23 de junho, durante a conferência e exibição LinuxTag em Karlsruhe, Alemanha. Espera-se que a audiência do Debian Day seja constituida por desenvolvedores e usuários experientes. Palestrantes interessados deve enviar-lhe uma nota.

Debian e mplayer FAQ. MJ Ray anunciou um rascunho de FAQ sobre a situação do mplayer na distribuição Debian. O documento sumariza as discussões anteriores na lista debian-legal sobre este assunto. Ele também explicou que uma nova versão foi enviada e está aguardando a aprovação do ftpmaster e que todo o código questioável foi removido.

Encontro Debian AMD64. Um encontro IRC dos desenvolvedores do porte AMD64 do Debian ocorreu em 23 de abril, e o principal tópico discutido foi o lançamento não oficial do porte AMD64 para o sarge e a migração do Alioth para um computador novo com mais espaço em disco. Várias pessoas tiveram tarefas designadas para o lançamento. O computador será hospedado na Universidade de Darmstadt. Um sumário e o log IRC estão disponíveis.

Nova Política para Consultores Debian. A equipe de consultores Debian publicou a nova política para adições à página de consultores. Um endereço de e-mail agora é necessário para todos os consultores e aqueles que não forneceram um devem contatar a equipe e atualizar sua entrada.

Relatório do Líder do Projeto Debian. Branden Robinson enviou seu primeiro relatório no qual ele fala sobre questões do lançamento do sarge, os buildds ARM, posses do Debian ao redor do mundo, entrevistas que ele deu, e mais. Outras questões eram um site de backup para os snapshots e uma estratégia de backup mais compreensiva para os computadores críticos à infraestrutura Debian.

Um Ano de Emprego Relacionado ao Debian. Joey Hess enviou um sumário sobre o último ano no qual ele esteve empregado nos laboratórios Debian da SLX para trabalhar no debian-edu. Ele comparou os itens na sua lista para-fazer com o trabalho que foi feito, que resume-se a muito trabalho na direção do lançamento do sarge. Além disso, ele acabou de mudar seu laboratório de testes do instalador para um rack remoto.

Importância do Serviço Snapshot. Adrian van Bidder questionou se o serviço snapshot não deveria ser promovido a serviço debian.org oficial em reconhecimento ao seu valor para o projeto. Martin Schulze explicou que ele foi muito útil para o trabalho de segurança quando versões mais antigas de pacotes tiveram que ser revisadas.

Estado do Porte AMD64. Andreas Jochens tentou construir a distribuição testing atual para a arquitetura AMD64 do zero, o que levou apenas cerca de uma semana em um computador EM64T-P4 padrão uniprocessado. Isto foi muito promissor, já que quase todos os pacotes foram construídos sem problemas usando as fontes puras do Debian sarge.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 228 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin Zobel-Helas, Tobias Toedter e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.