Notícias Semanais Debian - 8 de Junho de 2005

Bem-vindo(a) à vigésima terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Agora que o Debian 3.1 foi lançado, todos estão ansiosos para comemorar. Pode haver uma festa na sua vizinhança também. Branden Robinson anunciou que a SPI, o guarda-chuva legal do Debian, agora pode receber doações por cheques do Canadá.

Debian Sarge lançado. O projeto Debian anunciou o lançamento do Debian GNU/Linux 3.1, codenome sarge. Após três anos de desenvolvimento, este lançamento marca mais um ponto na história do Debian. Com mais de 15000 pacotes binários, muitos softwares atualizados e o novo e brilhante instalador, este lançamento traz o Debian de volta ao presente.

Problemas coms os novos DVDs e CDs do Debian. Colin Watson relatou um problema com as novas imagens cd CD/DVD 3.1r0. Devido a arquivos Release incorretos nas imagens, o recurso apt para security.debian.org não está ativo. Como resultador, usuários que instalarem através deestas imagens não terão o benefício das atualizações de segurança automaticamente. Novas imagens 3.1r0a com este problema corrigido devem estar disponíveis quando esta edição for finalizada.

Debian na Code Fest Japan 2005. Na capital do Japão, Tóquio, ocorreu a Code Fest Japan 2005 Cerca de 40 hackers de todo o Japãose juntaram para uma sessão de hacking de resisitência de 24 horas. Um dúzia de desenvolvedores Debian do Japão e da China participaram desta sessão e trabalharam no Debian. Os trabalhos incluiram desenvolvimentos sobre Métodos de Entrada (im-switch), testar impressoras com o CUPS e portar o Debian para a arquitetura m32r. Os participantes deixaram notas sobre como eles suportaram as 24 horas.

Atrasando o Lançamento? Rickard Armiento levantou um problema com o KDE que várias pessoas consideraram crítico ao lançamento, embora outros acreditassem que era apenas um bug normal. A proteção de tela aleatória do KDE, que não é ativada por padrão, ignora as configurações do xscreensaver e randomiza entre todas as proteções de tela existentes. Isto inclui a proteção de tela WebCollage, que carrega imagens randômicas da rede, podendo incluir material ofensivo.

Objetivos de QA para o Etch. Logo após o lançamento do sarge, Frank Lichtenheld mencionou seus objetivos para os trabalhos dee controle de qualidade (QA - Quality Assurance) para o etch. Todos os pacotes devem ser instaláveis e removíveis em um alvo limpo, o número de arquivos repetidos precisa ser minimizado. Ele também gostaria de corrigir os últimos vinte pacotes que não podem ser instalados não-interativamente.

GNOME 2.10 na Instável. Josselin Mouette relatou que após o lançamento, a equipe do GNOME está no processo de migração dos pacotes do GNOME 2.10 do repositório experimental para o repositório instável. As bibliotecas centrais já foram instaladas, e o resto seguirá em uns poucos dias. Alguns pacotes precisaram de atualizações em seus arquivos .dedsktop para que apareçam corretamente nos menus.

Alterações de ABI de Bilbiotecas. Philipp Kern questionou o que fazer além ded atualizar o soname se um mantenedor notar que interface binária com aplicações (ABI - Application Binary Interface) de uma biblioteca foi alterada. Hamish Moffatt explicou que uma vantagem de manter bibliotecas antigas na seção oldlibs por um momemento e facilitar a vida de administradores locais com binários auto-compilados. Tollef Fog Heen adicionou que quando o nome de um pacote também é alterado, versões antigas permaneceram no sistema do administrador.

Assinatura de chaves sem encontros pessoais. Wesley Landake proôs linhas-guia para assinar as chaves de outra pessoa sem encontrá-la pessoalmente. Este método se mostrou fraco rapidamente, pois falsificar um gráfico não é um crime, já que uma notary não é tão confiável em todos os paíes e porquê a rede de confiança é inteiramente auto-sustentada, sem colocar nenhuma confiança em oficiais do governo ou oficiais estaduais. Resumindo, a Assinatura de Chaves precisa do encontro da pessoa pessoalmente por um motivo.

Debian Java no Sarge. Arnaud Vandyck deu uma visão geral sobre quais as alterações do Java no Debian entre woody e sarge. Mais notavelmente, o sarge contêm ambientes de execução em tempo real livres. Além disso, muitos softwares foram empacotados e migraram para a seção main. Pacotes Java também são mantidos por um group em Alioth.

Security Updates. You know the drill. Please make sure that you update your systems if you have any of these packages installed.

New or Noteworthy Packages. The following packages were added to the unstable Debian archive recently or contain important updates.

Removed Packages. 2 packages have been removed from the Debian archive during the past week:

Want to continue reading DWN? Please help us create this newsletter. We still need more volunteer writers who watch the Debian community and report about what is going on. Please see the contributing page to find out how to help. We're looking forward to receiving your mail at dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Junichi Uekawa (上川 純一), Josselin Mouette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.