Notícias Semanais Debian - 6 de Setembro de 2005

Bem-vindo(a) à trigésima sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Christoph Berg criou um quiz Debian, no qual você pode testar seus conhecimentos sobre a distribuição Debian, pessoas, listas de discussão, etc. Até agora, 1600 pessoas participaram. Depois de suas férias de verão, 16.000 alunos do norte da Itália (Tyrol do Sul) irão encontrar 2.460 computadores nas salas de aula migrados para um derivado personalizado, multi-idioma, do Debian GNU/Linux.

Status da transição do KDE. Adeodato Simó relatou que atualmente o repositório contêm versões de qt-x11-free, aRts e kdelibs que dependem da nova biblioteca C++ para todas as arquiteturas. Portanto, ele pediu aos desenvolvedores que atualizem seus pacotes que dependem de alguma dessas bibliotecas e adicionou uma lista de mantenedores e pacotes.

Licença para Conteúdo Wiki. Geert Stappers questionou que licença deve ser usada para o conteúdo de um sistema de Wiki, cujo objetivo é ser modificado e melhorado por terceiros. Nathanael Nerode explicou que o Debian está trabalhando com o pessoal da Creative Commons no rascunho de uma nova versão da licença deles que deve ser livre segunda a DFSG, já que a atual não é. Andrew Suffield propôs usar a licença MIT, a não ser que haja uma boa razão para não fazê-lo.

Usando a licença PHP para Pacotes. Charles Fry notou que a versão atual da Licença PHP (versão 3.0) contêm várias cláusulas que são específicas para a linguagem PHP, e não aplicáveis ou até mesmo problemáticas para aplicações escritas em PHP. Francesco Poli sugeriu usar a licença BSD de duas cláusulas e deixar a licença PHP apenas para o próprio PHP.

Curl reverte para OpenSSL. Domenico Andreoli anunciou ter pausado o plano de ligar a biblioteca curl contra a GNU TLS ao invés da OpenSSL, processo que ele considerou depois de preocupações com a licença. O desenvolvedor original não ficou feliz em restringir os pacotes binários para qualquer uma das bibliotecas, já que suas implementações possuem recursos parcialmente diferentes.

Eliminando Dados de Bancos de Dados? Philipp Kern questionou em quais circunstâncias dados supridos pelo usuário devem ser removidos durante a remoção do pacote. Joey Hess confirmou que usar o debconf no postrm durante o purge está certo desde que o script verifique se o debconf ainda está instalado e utilize um comportamento razoável caso ele não esteja.

Novo Design de Runlevel. Timo Aaltonen questionou se há planos para alterar o conceito de runlevel na direção da Linux Standard Base (Base Padrão do Linux). John Hasler afirmou que provavelmente não haverá uma mudança no suporte a vários runlevels multi-usuário. Hamish Moffatt explicou o modo de emergência, que é o que várias pessoas esperam como modo de usuário único.

Notificação na Alteração de APIs. Marc Brockschmidt pediu aos desenvolvedores que notifiquem quando a interface de programa da aplicação (API - application program interface) for alterada em uma versão nova. Ron Johnson apontou que apt-rdepends funciona bem para dependências inversas normais. Kurt Roeckx adicionou um modo de descobrir as dependências de construção inversas de um pacote.

Qualidade do Arquivo README. Wolfgang Borgert deu vários exemplos de arquivos README confusos, irrelevantes, redundantes ou inúteis distribuídos em pacotes Debian. Ele pediu aos mantenedores que não incluam o arquivo README dos desenvolvedores originais no pacote binário se ele não for realmente importante para o usuário e que, nesse caso, eles removam informações irrelevantes.

Consumo de Memória de Bibliotecas Diferente. Stephane Chauveau notou que uma biblioteca GTK compilada por ela consome menos memória (140 kB) para os dados não-estáticos que a fornecida pelo Debian. Thiemo Seufer explicou que isto não importa devido à cópia-na-escrita feita pelo kernel. O motivo da diferença ainda é desconhecido.

Encontro Debian QA. Martin Zobel-Helas relatou sobre o encontro do Debian QA, que ocorrerá na Universidade Técnica de Darmstadt de 9 a 11 de Setembro. Os participantes farão palestras sobre vários tópicos, como problemas de portabilidades, o instalador, lintian, autotools, novos mantenedores, manutenção colaborativa e outros.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 203 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 8 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Christoph Berg e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Paulo Marcondes.