Notícias Semanais Debian - 11 de Julho de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Bruce Perens alertou sobre ações judiciais de donos de patentes contra desenvolvedores de Software Livre depois que uma ação foi feita contra a Red Hat. Steinar Gunderson notou que a rede de buildds está surpreendentemente rápida nestes dias, quando um pacote foi construído por oito arquiteturas em uma hora.

A lista de discussão debian-devel. Cesare Leonardi questionou quem deve participar em discussões na lista de discussão debian-devel, já que a atitude de algumas mensagens deu a impressão que aqueles que não estão contribuindo ativamente com código eram membros de segunda classe da lista. Matthew Garrett afirmou que isto significa apenas que aqueles que não estão participando do desenvolvimento não devem fazer demandas para o projeto.

Arquivos Ocultos em Pacotes Debian. Klaus Ethgen notou que vários pacotes colocam arquivos ocultos dentro de /usr. Linas Åvirblis adicionou que estes arquivos podem confundir scanners de segurança, e Henrique de Moraes Holschuh afirmou que ter arquivos ocultos em qualquer lugar fora do diretório home dos usuários é uma idéia ruim. Mike Hommey revelou que o arquivo mencionado ajuda o registro de componentes em atualizações e Joey Hess explicou que o mooix usa arquivos iniciados por ponto para marcar objetos.

Kernel Debian com Gráficos Bootsplash. Paul van der Vlis perguntou como configurar uma inicialização gráfica para o kernel Debian sem precisar compilar seu próprio kernel. Paul Wise relatou que o splashy, na experimental, é executado totalmente em espaço do usuário e não precisa de um patch no kernel para ter efeito.

Resolução de Dependências. Andreas Barth relatou sobre um encontro com pesquisadores do Rencontres Mondiales du Logiciel Libre (RMLL) no qual foram trocadas várias idéias sobre as dependências no Debian. A teia de dependências dos pacotes Debian foi convertida em um problema de satisfiabilidade booleano (SAT) para que um resolvedor normal pudesse encontrar uma solução. Isto produziu alguns resultados incríveis, como o clima Debian que representa o estado de instalabilidade de pacotes ou a temperatura SAT que denota a dificuldade de resolução de um conjunto de dependências.

Próxima Conferência Debian em Edinburgh. Neil McGovern anunciou após um longo encontro que a próxima Conferência Debian ocorrerá em Edinburgh, Reino Unido. Outro local em potencial para esta conferência era Sarajevo, na Bósnia. Ambos locais foram previamente visitados e houve muita conversa com ambas as equipes locais.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 321 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 86 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.