Notícias Semanais Debian - 26 de Setembro de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jeroen van Wolffelaar anunciou uma festa de caça aos bugs que ocorrerá em Utrecht, Holanda, de 29 de setembro a 1o. de outubro. Manoj Srivastava anunciou que a resolução geral sobre gerenciamento de ativos passou. Com os experimentos do Debian com pagamentos, o principal autor da DWN irá experimentar dedicar menos tempo ao Debian. Portanto, podem não haver mais edições da DWN em sua forma atual, ou ela pode ser editada com freqüência menor.

Distribuindo o DVD CSS em ftp.skolelinux.org? Petter Reinholdtsen questionou se o libdvdcss2 poderia ser distribuído em ftp.skolelinux.org, já que não há uma lei DMCA na Noruega. Holger Levsen afirmou que usuários em outros países poderiam ter problemas legais se isto for feito, e pediu conselhos legais. Alexander Schmehl apontou-o para Gregory Pomerantz, o conselheiro legal da SPI.

Obstruindo Resoluções Gerais. Manoj Srivastava relatou que, devido a uma falha na constituição, qualquer grupo de 6 desenvolvedores Debian pode obstruir indefinidamente qualquer resolução geral propondo emendas. Devido a acusações passadas, ele decidiu que evitá-lo poderia ser visto como um abuso de sua posição como secretário e pediu para o projeto determinar como lidar com o problema.

Cidade de Monique migra para o Debian. A cidade de Monique anunciou (apenas Alemão) o início da migração de seus desktops para uma plataforma de computação baseada no Debian. Como parte do projeto, chamado LiMux, cerca de 14.000 computadores executarão uma distribuição baseada no sarge, acompanhada por versões mais recentes de ferramentas como KDE, OpenOffice.org e outros.

Experimentos Debian com Pagamentos. Howard Dahdah relatou que o Debian experimentará pagar os gerentes de lançamento para lançar o etch em tempo, como foi anunciado previamente. Embora não seja tecnicamente um projeto do Debian, ele foi recebido publicamente como tal. Vários desenvolvedores não estão felizes com o Dunc-Tank, e já haviam levantado suas preocupações antes de sua publicação.

Cancelando o Mandato do Líder do Projeto? Denis Barbier propôs uma resolução geral para cancelar o mandato do líder do projeto, de forma a eliminar qualquer confusão sobre o envolvimento do líder do projeto Debian no Dunc-Tank. O artigo da Computerworld relatou que o Debian está experimentando, enquanto o Dunc-Tank está oficialmente fora do Debian. Portanto, já houve uma falha em vê-los como entidades separadas.

Regras de Procedimentos para Resoluções Gerais. Manoj Srivastava anunciou regras para o procedimento de propor e apoiar resoluções gerais devido ao alto número de resoluções e emendas. Cada proposta deve indicar claramente os limites da proposta e cada mensagem de proposta ou apoio deve ser assinada com a chave criptográfica presente nos chaveiros do Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 306 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin Zobel-Helas, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.