Notícias Semanais Debian - 24 de Abril de 2007

Bem-vindo(a) à quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Roland Mas anunciou que usuários do Alioth podem usar Mercurial para controle de versão. Robert Millan anunciou a versão 0.4.0 do carregador Debian para sistemas operacionais Windows, incluindo o Vista. Joey Schulze relatou que as atualizações de segurança estão disponíveis em IPv6 nos servidores oficiais. A nova versão do Debian GNU/Linux, 4.0, foi celebrada ao redor do mundo.

Economizando dinheiro com o Debian GNU/Linux. O líder do departamento de TI do Federal Foreign Office da Alemanha, Rolf Schuster, relatou que eles reduziram muito suas despesas com TI como conseqüência do uso do Software Livre. Motivados pela necessidade de economizar dinheiro com os custos de licenciamento e para escapar dos ciclos de atualização, o escritório começou a migração em 2002 e já conectou 230 embaixadas com os gateways da intranet segura. Mais de 300 laptops de diplomatas também utilizam uma distribuição especializada baseada no Debian GNU/Linux.

Debian participa do Summer of Code do Google. Steve McIntyre anunciou que o projeto Debian foi aceito para o Summer of Code do Google deste ano. O Google patrocina a criação e futuro desenvolvimento de Software Livre durante este período. Uma página Wiki foi criada para coordenar a participação e coletar idéias e propostas de possíveis projetos. A lista dos estudantes aceitos foi publicada em 9 de Abril.

Nova imagem de CD GNU/kFreeBSD. Aurelien Jarno anunciou que uma nova imagem de CD de instalação está disponível para o Debian GNU/kFreeBSD. Este porte é baseado na biblioteca C GNU e no kernel FreeBSD. A imagem de CD usa a versão 6.2 do kernel, que suporta hardware mais recente que as versões anteriores e está disponível para as plataformas i386 e amd64.

Sam Hocevar eleito Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava anunciou Sam Hocevar como ganhador das eleições para líder do projeto deste ano, cujo mandato começa em 17 de abril. Um total de 482 desenvolvedores votaram. O projeto Debian deseja a Sam sucesso em suas futuras tarefas e decisões. Nós também gostaríamos de agradecer Anthony Towns por seu mandato como líder do projeto Debian.

Debian GNU/Linux 3.1 atualizado. Alexander Schmehl anunciou que o sarge, a distribuição estável anterior, foi atualizado pela sexta vez para incorporar atualizações de segurança e pequenas correções. Com o lançamento do etch como nova distribuição estável, o sarge foi movido para oldstable. Usuários que quiserem permanecer com o sarge devem tomar cuidado ao atualizar para o 3.1r6.

Debian GNU/Linux 4.0 lançado. O projeto Debian anunciou o lançamento do Debian GNU/Linux 4.0, codinome etch. Este inclui um novo instalador textual e gráfico que suporta 58 idiomas e partições criptografadas, verificação de pacotes e repositórios, e vários pacotes de software novos e atualizados. É extremamente recomendado ler as notas de lançamento antes de atualizar. Após quase dois anos de desenvolvimento, este lançamento é mais um marco na história do Debian.

Entrevista com Ian Murdock. O fundador do Debian Ian Murdock foi entrevistado pela LinuxFormat. Ele disse que está contente com o desenvolvimento do Debian, mas que é uma pena que o projeto tenha falhado em lançar o etch no tempo planejado e na forma como isto aconteceu. Ian opõe-se às estruturas democráticas do Debian porque nenhum líder sente ter o poder para tomar decisões a não ser que todos concordem com ele e mencionou o Ubuntu como um exemplo melhor. A respeito deste, ele expôs suas preocupações em relação à compatibilidade com o Debian.

Reconfirmação para a Conferência Debian. Jörg Jaspert pediu a todos os participantes em potencial da conferência Debian deste ano para reconfirmarem sua participação até 3 de maio. Apenas participantes confirmados são considerados para acomodações e comida patrocinados, caso as peçam. Convidados dispostos a pagar suas despesas por conta própria também são bem vindos.

Do teTeX ao TeX Live. Frank Küster anunciou que o teTeX será substituído pelo TeX Live. Este é o sucessor do teTeX e usa a maior parte dos scripts desenvolvidos para o teTeX. Os pacotes anteriores do teTeX irão desaparecer e continuarão a existir apenas como pacotes transicionais para dar aos usuários uma escolha sensível de software TeX.

Usos dos CDs do Debian 4.0. Joey Hess explicou que o etch consiste, no total, em 331 imagens de CD e DVD, porém 324 delas raramente são necessárias. Das 7 imagens restantes, a mais importante é a do DVD multi-arquitetura que inicializa sistemas x86 de 32 e 64 bits e powerpcs. Ele detecta a arquitetura e inicializa a correta automaticamente. Está incluso software suficiente para instalar um bom desktop mesmo sem acesso à rede.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 42 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 403 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 1 pacote foi removido do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Sebastian Feltel, Johannes Wiedersich, Luca Bruno e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Herbert P. F. Neto e Augusto Cezar Amaral.