Distribuição Debian Multimídia é criada
1 de Agosto de 2001
O projeto Debian Multimedia Distribution (DeMuDi) é uma tentativa de se construir uma distribuição Linux com o propósito de trabalhos multimídia. O Debian GNU/Linux já contém os programas para se criar e manter tal distribuição, e servirá de base para ela. Distribuições de Linux atuais têm como alvo aplicações e serviços da web ou máquinas desktop. Multimídia e, mais especificamente, capacidade de produção multimídia só foram bem integrados ao kernel Linux recentemente.
Hoje em dia, as pessoas interessadas em usar o poder do Linux para trabalhos artísticos e multimídia precisam compilar programas por conta própria e se deparar com problemas como interfaces incompatíveis, disponibilidade de drivers de hardware e vários outros problemas relacionados, reduzindo consideravelmente sua capacidade de produção artística.
A Debian Multimedia Distribution tenta superar esses problemas provendo uma distribuição customizada especificamente para esse tipo de usuário. A lista de pacotes da distribuição contém programas pré-empacotados pelo DeMuDi, que o usuário pode instalar facilmente em seu sistema, de forma a ter uma área de trabalho multimídia totalmente funcional. Muitos pacotes destinados à integração com o DeMuDi já estão empacotados e fazem parte da distribuição Debian.
DeMuDi é apoiado pelas seguintes organizações: