Notícias Semanais Debian - 21 de Janeiro de 2003

Bem-vindo(a) a terceira edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. A Fundação da Fronteira Eletrônica está aceitando indicações para a sua premiação Pioneer anual, honrando aqueles que estenderam a inovação e liberdade na tecnologia da informação. As indicações devem ser feitas até o dia primeiro de Fevereiro de 2003.

Recuperando o /var. Nicholas Petreley do LinuxWorld.com de alguma forma conseguiu fazer o backup de uma partição errada e viu a si mesmo com um sistema Debian sem o diretório /var. Todos as informações importantes de pacotes ficam em /var/lib/dpkg, em particular o arquivo /var/lib/dpkg/status. Nicholas descreve as trêslições que ele aprendeu recuperando o diretório /var/lib/dpkg que foi apagado acidentalmente.

O Debian mais velho do que a Humanidade? Tomas Pospisek relatou que a Espiral do Debian pode ser claramente vista em uma das imagens tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA que está em órbita. Por exemplo cheque o canto inferior direito dessa imagem. Talvez essa seja a prova de que as sementes do Debian foram semeadas a muito tempo, antes do nascimento da humanidade.

Apresentações do Debian. Wolfgang Borgert estava procurando por um conjunto de slides no dpkg, apt-get e debconf. Javier Fernández-Sanguino Peña pretende fornecer uma seção de 'apresentações' no Projeto de Documentação do Debian (DDP) e já criou um repositório de slides. Enquanto o web site do Debian não linca as palestras dadas pelos desenvolvedores e alguns slides de exemplo, fica difícil reunir essas informações e publica-las de uma forma homogênea. As palestras devem ser relatadas para events@debian.org e encaminhadas para ele.

Tornando o Debconf Obrigatório para Questionar os Usuários? Adrian Bunk sugeriu mudar a política do Debian para exigir que todas as chamadas para o usuário nos scripts dos mantenedores sejam realizadas pelo debconf. Isso iria facilitar enormemente coisas como a atualização automatizada de múltiplos computadores. Petter Reinholdtsen forneceu uma lista de pacotes que ele teve problemas devido a não utilizarem o debconf. E como bônus, os templates do debconf podem ser fácilmente traduzidos.

MingW32 para todas as Arquiteturas? Atualmente, o pacote MingW32 somente está disponível para a arquitetura IA-32 sem nenhuma razão técnica. Entretanto, Steven G. Johnson relatou que ele modificou o processo de construção e fez o pacote na plataforma PowerPC. Ele enfatizou que o único código que atualmente é compilado para máquinas não-x86 pertence ao gcc e binutils. Então, o pacote deve funcionar em todas as arquiteturas, a não ser que exista um bug no GCC. Ron Lee indicou que novos pacotes serão atualizados e devem rodar em todas as arquiteturas.

Suavização com o GNOME. Bill Moseley descobriu fontes suavizadas, entretanto queria desabilitá-las, e Michael Sullivan também noticiou uma atualização importante com respeito a suavizamento de fontes. As fontes devem parecer suaves mas algumas pessoas acham que elas ficam embaçadas, que elas ficam mais difíceis de serem lidas, e também irritam os olhos. O GTK 2.2 fornece suporte para elas mas essa característica pode ser facilmente desabilitada com uma variável de ambiente.

Documentando Configurações de Pacotes. Andreas Tille notou que existem vária situações onde pacotes tem que ser configurados para trabalharem juntos sob certas circunstâncias de operações ou tecnologia de hardware. Isso pode ser díficil. Ele veio com uma idéia de coletar alguns tipos de conhecimentos para esses casos. Esses provavelmente seriam escritos pela comunidade e poderiam ser mantidos como um Wiki, documento DDP ou base de dados.

Dividir em Pacotes de Documentação. Adam Heath quase ficou sem espaço e noticiou que seu diretório /usr/share/doc contêm 380 MB de documentação. Adrian von Bidder concluiu que documentações que usam uma quantidade significante de espaço devem ser colocadas em um pacote de documentação e nenhum deles devem depender um do outro. Por fim Jochen Voss finalmente propôs uma política de recomendação para que tal divisão seja feita.

Problema de Licença com o Glibc. Johan Walles relatou sobre o bug #171659 que revela que a glibc contêm código fonte da Sun Microsystems, SA. Brian Carlson disse que ela coloca restrições na distribuição como um trabalho independente, falhando com o parágrafo 1 da DFSG. Ela também falha com o parágrafo 3 da DFSG porque ela proibe a distribuição de modificações do trabalho original como modificações. Jeff Bailey estátrabalhando com o autor original para iniciarem uma reimplementação.

KDE 3.1 e Ägypten para Woody. Ralf Nolden anunciou que ele atualizou os pacotes Debian para o KDE 3.1 na woody e i386 para o servidor KTown. Enquanto estava nele ele adicionou um conjunto completo de pacotes da woody para o Ägypten. Isso inclui pacotes necessários que foram portados da instável onde estavam disponíveis.

Conferências em Janeiro. O projeto Debian anunciou que estará presente em três conferências neste mês. A primeira delas refere-se a mini-conf do Debian antes da Conferência do Linux na Austrália onde vários desenvolvedores do Debian participarão e darão palestras em vários tópicos. De 22 a 24 de Janeiro o Debian irá manter um estande na Exposição e Conferência Mundial do Linux em Nova York e de 23 a 26 de Janeiro o projeto irá manter um estande na Hamburger Computer Tage em Hamburg, Alemanha

O Debian na Exposição do CeBIT? O Projeto Debian ofereceu-se para participar da exposição da CeBIT que ocorrerá na Alemanha. Isso deve incluir instalações nos notebooks dos clientes, um estande, apresentações e palestras. Mesmo embora os estandes não tenham que estar presente em todos os dias, ele será fácil de ser mantido se pelo menos uma pessoa puder ficar nele durante todos os dias do evento. Michael Meskes ofereceu-se para dar algumas palestras e Roland Bauerschmidt voluntariou-se para o estande. O tempo para organizar as coisas é muito curto, então pessoas ativas são necessárias.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 165 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.