Notícias Semanais Debian - 9 de Fevereiro de 2005

Bem-vindo(a) a sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Andreas Barth nos contou privadamente que a arquitetura mipsel está de volta à lista de arquiteturas suportadas na testing. Foi relatado que a filha mais nova de Bdale Garbee, Elizabeth, que é uma usuária do Debian desde os nove anos, irá dar uma palestra Estendendo o Tuxracer na próxima Linux conference Australia.

Encontro IRC dos Mantenedores do Kernel Debian. Maximilian Attems anunciou um encontro IRC dos mantenedores do kernel para decidir as versões do kernel para o lançamento do sarge. Dann Frazier adicionou uma tabela dos kernels disponíveis. Steve Langasek forneceu um log da discussão na qual os prós e contras das árvores 2.6.8 e 2.6.10 do kernel foram identificados. O 2.6.10 não está em condições lançáveis na arquitetura sparc atualmente. Portanto, o instalador irá permanecer com o 2.6.8 por enquanto.

Upload de Pacotes sem FTP. Desde o comprometimento dos servidores Debian em 2003, desenvolvedores normais não tem acesso SSH ao ftpmaster. Como resultado, Bartosz Fenski questionou se há algum modo de enviar pacotes sem usar FTP. Andreas Barth sugeriu usar a fila atrasada (delayed queue) no gluck, que encaminha os pacotes a cada 15 minutos.

Relatório da Solutions Linux. Julian Blache enviou um relatório sobre o estande do Debian na exibição Solutions Linux deste ano em Paris. Aparentemente, este foi o melhor estande que eles já conseguiram neste tipo de exibição. Muitos visitantes estavam interessados ns planos de lançamento do sarge e no Babelbox, um computador de demonstração que se reinstala automaticamente em um idioma diferente em cada iteração.

Debian no Mac Mini. William Sowerbutts relatou ter feito o Debian rodar em seu novo Mac Mini, um sistema PowerPC em um chassi pequeno, silencioso e atrativo. Ele escreveu algumas notas sobre o processo de instalação e explicou o particionamento. Basicamente, um CD-R de um instalador recente e uma limonada fraca são as únicas coisas necessárias.

Tornando-se um Deenvolvedor Debian. Bruce Byfield explicou como se tornar um desenvolvedor Debian (DD). O processo inclui concordar com o Contrato Social, uma verificação de identidade e provar que o candidato tem as perícias técnicas necessárias. Todos os candidatos precisam ser recomendados por um advogado que já é um DD. Nos últimos anos, a taxa de aprovação daqueles que completaram todos os passos foi de praticamente 100 %, embora a taxa de desistência também seja alta.

Distribuidores de Software Suportando o Debian. Christian Perrier relatou sobre um distribuidor de software que se aproximou do Debian durante a exibição Solutions Linux devido à demanda crescente por suporte ao Debian. Ele não sabia o melhor modo de suportar o Debian e seu kernel. Na França, alguns ministros estão requisitando que os contratados suportem o Debian. Joey Schulze explicou que provavelmente é uma boa idéia seguir o desenvolvimento do Debian usando um computador sid ocioso.

Uma Espiada na Fila NEW. Al Stone questionou como ver o que está na fila NEW do repositório Debian. Jeroen van Wolffelaar apontou o sumário da fila. Steve Langasek explicou que aumentar a taxa na qual pacotes novos fluem na instável não é algo que deveria ser uma prioridade enquanto o Debian está tentando corrigir bugs críticos ao lançamento em preparação de um novo lançamento.

Nomes de Usuários Válidos e Inválidos. Marc Haber procurou a opinião do público sobre nomes de usuários com pontos e dígitos no início. Alastair McKinstry adicionou que o POSIX já permite pontos em nomes de usuários e Michelle Konzack revelou que o chown do woody também já o suporta. Nomes de usuários iniciados por digitos são provavelmente pedir por problemas. Um novo pacote adduser foi enviado para a experimental para implementar isto.

Pacotes de Depuração no Repositório. Josselin Mouette notou um número crescente de pacotes -dbg que são úteis apenas para depuração no repositório. Joey Hess propôs introduzir uma seção separada no repositório ou um repositório separado dedicado a pacotes de depuração.

Nomeando Interfaces Wireless. Wichert Akkerman levantou uma discussão sobre a nomenclatura de interfaces wireless no Debian e no Linux, já que algumas são chamdas eth* e outras wlan*. Christoph Hellwig afirmou que todos os drivers no kernel padrão usam eth*. David Goodenough adicionou que alguns drivers usam outros nomes de interface e que wlan* está longe de ser o nome padrão.

Escolha de Via Jurídica (Venue). Glenn McGrath questionou por quê uma licença que declara a escolha de via jurídica é não-livre. Steve Langasek explicou que o problema com cláusulas de escolha de via jurídica é que qualquer um que aceite a licença também precisa aceitar o peso de se defender contra acusações de violação de licença em uma corte que provavelmente é implicitamente parcial a favor do dono dos direitos autorais.

Eleições do Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava anunciou a abertura do período de candidatura para as eleições do líder do projeto Debian neste ano. Matthew Garrett e Andreas Schuldei já se candidataram. Outras candidaturas serão aceitas até 28 de fevereiro, seguidas pelo período de campanha até 21 de março e pelo período de votação até 11 de abril.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 226 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.