Notícias Semanais Debian - 12 de Abril de 2005

Bem-vindo(a) a décima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidde Debian. Após a indisponibilidade não planejada de um host importante da rede Debian, este foi disponibilizado novamente, mas sofreu grande corrupção de arquivos.

Resultados das Eleições do Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava anunciou os resultados das eleições recentes para líder do projeto. Depois de se candidatar a líder do projeto desde 2001, Branden Robinson ganhou as eleições em 2005. Ele agradeceu aqueles que votaram para ele e espera ganhar a confiança daqueles que não o fizeram. 504 desenvolvedores votaram, representando 52.227 % do total de possívies votos.

Por que suportar PHP3? Marcelo Magallon questionou por quê o Debian ainda suporta PHP3 além do PHP4 na distribuição instável (e testing). Gunnar Wolf notou que os pacotes que dependem do PHP3 também estão disponíveis para PHP4 ou dependem de qualquer uma das duas versões. Andres Salomon adicionou que a licença foi alterada, o que fez algumas pessoas ficarem com o PHP3 ao invés de atualizarem.

Comitê de Licenças da Creative Commons. Evan Prodromou relatou ter sido contactado pela Creative Commons para trabalhar os problemas das licenças deles. O líder do projeto apontou-lhe como representante oficial nesta questão. Ele criou um grupo de trabalho de desenvolvedores Debian que irão participar nesta discussão.

Re-escrita do Firmware Acenic. Peter De Schrijver questionou se alguém gostaria de trabalhar em um firmware livre para o chip Tigon II. Olhando o datasheet, não parece ser muito complicado codificar para este chip. Ele estava pensando em alguém ler os fontes do firmware existente, escrever uma especificação e uma segunda pessoa ou grupo implementaria o novo firmware baseado nas especificações.

Testando Pacotes Debian Automaticamente. Mads Lindstrøm questionou se há algum teste que é ou poderia ser aplicado automaticamente em pacotes Debian. Petter Reinholdtsen mencionou um protótipo de script que executa um upgrade automático. Ola Lundqvist adicionou comentários sobre testes funcionais e testes de componentes, ambos específicos a algum pacote em particular.

Ajuda para o Openswan 2.3.1 necessária. Rene Mayrhofer pediu ajuda no empacotamento da versão 2.3.1 do openswan, que supostamente iria corrigir vários problemas da versão 2.3.0. Já que o sarge está próximo do lançamento, empacotar uma nova versão upstream pode não ser uma boa idéia, mesmo que esta corriga alguns bugs. Rene disponibilizou pacotes preliminares.

Pacotes para GNOME 2.10? Jordi Mallach explicou que a Equipe de Empacotamento do GNOME está tentando estabilizar a versão 2.8.3 atual do GNOME para a testing, ao invés de empacotar o novo lançamento. Se isto funcionar bem, eles irão começar a trabalhar na versão 2.10.

Integração do SELinux no Etch. Manoj Srivastava começou um mini projeto para trazer sincronia aos pacotes do Debian com patches SELinux com a última versão e os últimos patches SELinux, e deixar o acesso a patches SELinux mais fácil para desenvolvedores Debian. A integração adequada com a versão etch após o lançamento do sarge pode ser um objetivo de lançamento válido.

Debian como Plataforma para Servidores Web. Ladislav Bodnar discutiu vários sistemas operacionais para servidores web e comparou os recursos e aspectos de segurança do Debian GNU/Linux com os do FreeBSD. Devido ao ciclo de lançamento lento do Debian, a única forma de atualizar alguns pacotes foi obtê-los em backports.org. A possibilidade de atualizar o sistema operacional para uma nova versão facilmente é uma área na qual o Debian oferece uma vantagem considerável, segundo o autor.

Mantendo uma Organização Sem Fins Lucrativos sem Sede. John Goerzen Escreveu sobre a manutenção da Software in the Public Interest, Inc. (SPI), que não tem uma sede física. Manter discussões e até mesmo encontros de diretoria e encontros anuais online é um conceito confuso para muitas pessoas, mas faz todo o sentido para os desenvolvedores. Ele também perguntou como a SPI poderia atrair o envolvimento de mais pessoas.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 228 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.